Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Fisioterapia

Colégio Objetivo
O texto apresentado aborda a questão da grilagem de terras no Brasil, destacando suas origens no período colonial e suas consequências atuais. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir:
I. A divisão do território em sesmarias durante o período colonial contribuiu para a questão fundiária atual no Brasil.
II. A Lei de Terras de 1850 estabeleceu que o acesso à terra não mais se daria pela mera ocupação, mas sim por meio da sua compra.
III. A grilagem de terras se consolidou como uma prática lucrativa de controle da terra, especialmente nas áreas de fronteira agrícola.
IV. A grilagem de terras é uma prática legal e regulamentada pelo Estado brasileiro.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) II, III e IV estão corretas.
User badge image
estudandofisioterapia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A divisão do território em sesmarias durante o período colonial contribuiu para a questão fundiária atual no Brasil. Verdadeiro, pois a distribuição de terras em sesmarias durante o período colonial gerou concentração de terras e desigualdades que ainda impactam a questão fundiária no país. II. A Lei de Terras de 1850 estabeleceu que o acesso à terra não mais se daria pela mera ocupação, mas sim por meio da sua compra. Verdadeiro, pois a Lei de Terras de 1850 introduziu a obrigatoriedade de compra de terras, o que dificultou o acesso à terra para muitos. III. A grilagem de terras se consolidou como uma prática lucrativa de controle da terra, especialmente nas áreas de fronteira agrícola. Verdadeiro, a grilagem de terras é uma prática ilegal de falsificação de documentos para apropriação de terras, sendo comum em áreas de fronteira agrícola. IV. A grilagem de terras é uma prática legal e regulamentada pelo Estado brasileiro. Falso, a grilagem de terras é uma prática ilegal e não é regulamentada pelo Estado. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: c) I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as regiões de saúde, de que trata a seção I do decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, julgue as assertivas a seguir com V para verdadeira e F para falsa e assinale a alternativa CORRETA. Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial; atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e vigilância em saúde. As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Ministério da Saúde, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT a que se refere o inciso I do art. 30. Os entes federativos deverão definir os limites geográficos; a população usuária; o rol de ações e serviços que serão ofertados; e respectivas responsabilidades, critérios de acessibilidade e escala para conformação dos serviços das Regiões de Saúde. As Regiões de Saúde interestaduais deverão ser compostas por Municípios limítrofes, por ato conjunto dos respectivos Estados em articulação com os Municípios.
Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial; atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e vigilância em saúde.
As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Ministério da Saúde, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT a que se refere o inciso I do art. 30.
Os entes federativos deverão definir os limites geográficos; a população usuária; o rol de ações e serviços que serão ofertados; e respectivas responsabilidades, critérios de acessibilidade e escala para conformação dos serviços das Regiões de Saúde.
As Regiões de Saúde interestaduais deverão ser compostas por Municípios limítrofes, por ato conjunto dos respectivos Estados em articulação com os Municípios.
a) V-F-F-V.
b) V-F-V-V.
c) F-F-V-F.
d) F-V-V-F.
e) V-F-V-F.

Mais conteúdos dessa disciplina