Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Mônica dos Santos é uma das moradoras de Bento Rodrigues, que perdeu tudo o que tinha para a lama da Samarco. 'Minha mãe e eu escapamos com vida, porque saímos às 6h para trabalhar, mas não ficamos nem com a roupa do corpo. Na arena que nos recebeu a noite, fomos orientadas a tirar e aceitar roupas de doação', conta. Isso foi há 'três anos e quatro meses'. Até hoje, ela e sua família não receberam nem a indenização, nem a nova casa prometida. 'Sei que ninguém vai ser preso. Nem se fala mais nisso. A justiça do nosso país é muito morosa e funciona para quem tem dinheiro e poder. Se os culpados tivessem sido presos, não teria acontecido o desastre em Brumadinho. As empresas não aprendem com os próprios erros. Tem que ter punição severa', afirma.
a) Uma empresa que não se enquadra na realidade apontada acima é a Vale, que, contando com acionistas globais seriamente comprometidos com as questões humanas e ambientais, não tem histórico de desastres no Brasil.
b) Em janeiro de 2019, em Brumadinho/MG, o rompimento de uma barragem de rejeitos da empresa estatal Petrobras, uma das maiores do mundo, vitimou pessoas e impactou o rio Negro, que corta o estado.
c) O episódio de Brumadinho repetiu a tragédia ocorrida em Mariana/MG, onde a lama de uma barragem da estatal Petrobras causou em novembro de 2015 similar desrespeito a vidas e ao meio ambiente.
d) Punir empresas é um desafio no Brasil e no mundo, pois os tratados sobre direitos humanos foram feitos após a Segunda Guerra Mundial, quando o poder de corporações transnacionais ainda não era tão grande.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações em relação ao contexto apresentado: a) Uma empresa que não se enquadra na realidade apontada acima é a Vale, que, contando com acionistas globais seriamente comprometidos com as questões humanas e ambientais, não tem histórico de desastres no Brasil. - Esta afirmação está incorreta, pois a Vale está diretamente relacionada aos desastres de Mariana e Brumadinho, sendo responsável por ambos. b) Em janeiro de 2019, em Brumadinho/MG, o rompimento de uma barragem de rejeitos da empresa estatal Petrobras, uma das maiores do mundo, vitimou pessoas e impactou o rio Negro, que corta o estado. - Esta afirmação está incorreta, pois a empresa responsável pelo desastre em Brumadinho foi a Vale, não a Petrobras. c) O episódio de Brumadinho repetiu a tragédia ocorrida em Mariana/MG, onde a lama de uma barragem da estatal Petrobras causou em novembro de 2015 similar desrespeito a vidas e ao meio ambiente. - Esta afirmação está correta, pois faz referência ao desastre de Mariana causado pela Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton. d) Punir empresas é um desafio no Brasil e no mundo, pois os tratados sobre direitos humanos foram feitos após a Segunda Guerra Mundial, quando o poder de corporações transnacionais ainda não era tão grande. - Esta afirmação traz uma reflexão sobre a dificuldade de punir empresas devido ao poder que possuem, sendo uma afirmação válida. Portanto, a alternativa correta é: c) O episódio de Brumadinho repetiu a tragédia ocorrida em Mariana/MG, onde a lama de uma barragem da estatal Petrobras causou em novembro de 2015 similar desrespeito a vidas e ao meio ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina