Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Considere as progressões aritméticas: P: (237, 231, 225, 219, ...) e Q: (4, 9, 14, 19, ...). O menor valor de n para o qual o elemento da sequência Q localizado na posição n é maior do que o elemento da sequência P também localizado na posição n é igual a
(A) 26.
(B) 25.
(C) 24.
(D) 23.
(E) 22.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para encontrar o menor valor de \( n \) para o qual o elemento da sequência Q é maior do que o elemento da sequência P na mesma posição, precisamos analisar a diferença entre os termos das progressões aritméticas. A progressão aritmética P tem uma razão de -6 (cada termo é subtraído por 6 para obter o próximo termo). A progressão aritmética Q tem uma razão de 5 (cada termo é somado por 5 para obter o próximo termo). Para encontrar o valor de \( n \), precisamos igualar os termos das duas progressões na posição \( n \): \( 237 + (-6) \cdot (n-1) = 4 + 5 \cdot (n-1) \) Resolvendo a equação acima, encontramos: \( 237 - 6n + 6 = 4 + 5n - 5 \) \( 233 - 6n = -1 + 5n \) \( 234 = 11n \) \( n = 234 / 11 \) \( n = 21,27 \) Portanto, o menor valor de \( n \) para o qual o elemento da sequência Q é maior do que o elemento da sequência P na mesma posição é 22. Assim, a alternativa correta é (E) 22.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As ideias mais importantes contidas no 2o parágrafo constam, com lógica e correção, de:

(A) A facilidade de crédito e a isenção de impostos são alguns elementos que tem colaborado para a realização do sonho de ter um carro nas cidades menores, e os brasileiros desses municípios passaram a utilizar seus carros para percorrer curtas distâncias, além dos congestionamentos e dos alertas das autoridades sobre os danos provocados ao meio ambiente pelo aumento da frota.
(B) Cidades menores tiveram suas frotas aumentadas em progressão geométrica nos últimos anos em razão da facilidade de crédito e da isenção de impostos, elementos que têm colaborado para a aquisição de carros que passaram a ser utilizados até mesmo para percorrer curtas distâncias, apesar dos congestionamentos e dos alertas das autoridades sobre os danos provocados ao meio ambiente.
(C) O menor custo de vida em cidades menores, com baixo índice de desemprego e poder aquisitivo mais alto, aumentaram suas frotas em progressão geométrica nos últimos anos, com a facilidade de crédito e a isenção de impostos, que são alguns dos elementos que têm colaborado para a realização do sonho dos brasileiros de ter um carro.
(D) É nas cidades menores, com custo de vida menos elevado que o das capitais, baixo índice de desemprego e poder aquisitivo mais alto, que tiveram suas frotas aumentadas em progressão geométrica nos últimos anos pela facilidade de crédito e a isenção de impostos são alguns dos elementos que tem colaborado para a realização do sonho de ter um carro.
(E) Os brasileiros de cidades menores passaram até a percorrer curtas distâncias com seus carros, pela facilidade de crédito e a isenção de impostos, que são elementos que têm colaborado para a realização do sonho de tê-los, e com custo de vida menos elevado que o das capitais, baixo índice de desemprego e poder aquisitivo mais alto, tiveram suas frotas aumentadas em progressão geométrica nos últimos anos.

Mais conteúdos dessa disciplina