Logo Passei Direto
Buscar
No planejamento da pesquisa, uma das etapas mais importantes sobre a ideia brilhante se refere à formulação do problema da pesquisa. O problema da pesquisa deve ser compreendido como:

a. A resposta provisória que pretende servir de indicador para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados.
b. Os objetivos que se pretende alcançar com o estudo, devendo ser restabelecidos o objetivo geral e os objetivos específicos.
c. A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, a qual se recomenda que seja elaborada na forma de pergunta, para assim melhor orientar o processo de organização do estudo.
d. O tipo de pesquisa que será desenvolvido. Recomenda-se optar sempre pelas abordagens que permitam atender às necessidades do estudo.
User badge image
Perguntas sobre Metodologia Científica

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a. A resposta provisória que pretende servir de indicador para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados - Esta definição não corresponde ao problema da pesquisa, que é a questão a ser respondida pela investigação. b. Os objetivos que se pretende alcançar com o estudo, devendo ser restabelecidos o objetivo geral e os objetivos específicos - Os objetivos são diferentes do problema da pesquisa, que se trata da questão a ser respondida. c. A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, a qual se recomenda que seja elaborada na forma de pergunta, para assim melhor orientar o processo de organização do estudo - Esta definição está correta. O problema da pesquisa é a questão que norteia o estudo e deve ser formulado de forma clara e objetiva. d. O tipo de pesquisa que será desenvolvido. Recomenda-se optar sempre pelas abordagens que permitam atender às necessidades do estudo - Esta opção se refere ao tipo de pesquisa e não ao problema da pesquisa. Portanto, a alternativa correta é: c. A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, a qual se recomenda que seja elaborada na forma de pergunta, para assim melhor orientar o processo de organização do estudo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conhecimento científico distingue-se do senso comum por ser:

a. Subjetivo, heterogêneo, generalizador.
b. Objetivo, homogêneo, individualizador
c. Relativo, casual, regular
d. Objetivo, homogêneo, generalizador

Pesquisa quantitativa é a pesquisa científica na qual os resultados podem ser quantificados, diferindo da pesquisa qualitativa. A pesquisa quantitativa recorre a linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, relações entre variáveis, entre outras aplicações. Sobre a pesquisa quantitativa, é correto afirmar que:

a. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas e, por isto, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos acontecimentos. Caracteriza-se pela utilização do método experimental (nas ciências físicas ou naturais) e observacional (nas ciências sociais). Geralmente, utiliza as formas de Pesquisa Experimental e Ex-Post-facto. Método adequado para pesquisas que procuram estudar a influência de determinados fatores na determinação de ocorrência de fatos ou situações.
b. Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre alguma coisa, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.
c. Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações variáveis. A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário ou observação sistemática, que oferece uma descrição da situação no momento da pesquisa. Metodologia indicada para orientar a forma de coleta de dados quando se pretende descrever determinados acontecimentos. É direcionada a pesquisadores que têm conhecimento aprofundado a respeito de fenômenos e problemas.
d. Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de técnicas estatísticas e de recursos (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, e outros). Assim, é focada na mensuração de fenômenos, envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos.

Mais conteúdos dessa disciplina