Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento abaixo, retirado da apostila da unidade:
“De acordo com Paim (2015), mesmo após décadas da implementação do direito à saúde através do SUS, “ainda é difícil indicar, em termos absolutos, princípios e diretrizes efetivamente cumpridos”. Isso se dá porque, ao mesmo tempo, em que grandes passos foram dados nas questões da universalização e participação popular, a integralidade e equidade evoluíram de forma tímida. “
Sobre os princípios fundamentais do SUS é correto afirmar que:

a. A participação popular é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo.
b. Universalização, diz respeito a saúde ser um direito da cidadania e um dever do Estado, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais, ou pessoais.
c. O princípio de integralidade pressupõe que a saúde assegura uma atuação que tenha repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
d. Equidade é o entendimento de que as pessoas são iguais e, por isso, têm direito ao cumprimento de suas necessidades.
e. Descentralizar é colocar o poder e responsabilidade entre os usuários.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas sobre os princípios fundamentais do SUS apresentadas nas opções: a) A participação popular é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo - A participação popular no SUS refere-se à participação da sociedade na gestão do sistema de saúde, não necessariamente entre os três níveis de governo. Portanto, essa afirmativa está incorreta. b) Universalização, diz respeito a saúde ser um direito da cidadania e um dever do Estado, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais, ou pessoais - A universalização no SUS significa que a saúde é um direito de todos os cidadãos e um dever do Estado, sem discriminação. Essa afirmativa está correta. c) O princípio de integralidade pressupõe que a saúde assegura uma atuação que tenha repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos - A integralidade no SUS refere-se à garantia de que o indivíduo receba assistência de forma completa e integrada, considerando suas necessidades de saúde. Portanto, essa afirmativa está correta. d) Equidade é o entendimento de que as pessoas são iguais e, por isso, têm direito ao cumprimento de suas necessidades - Equidade no SUS significa garantir que as pessoas recebam o que precisam de acordo com suas necessidades, buscando reduzir desigualdades. Essa afirmativa está correta. e) Descentralizar é colocar o poder e responsabilidade entre os usuários - A descentralização no SUS refere-se à distribuição de poder e responsabilidade entre os entes federativos (União, Estados e Municípios), não entre os usuários. Portanto, essa afirmativa está incorreta. Assim, as afirmativas corretas sobre os princípios fundamentais do SUS são: b) Universalização, diz respeito a saúde ser um direito da cidadania e um dever do Estado, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais, ou pessoais; c) O princípio de integralidade pressupõe que a saúde assegura uma atuação que tenha repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos; e d) Equidade é o entendimento de que as pessoas são iguais e, por isso, têm direito ao cumprimento de suas necessidades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina