Logo Passei Direto
Buscar
À luz da sistemática estabelecida na Lei nº 8.429/1992, que busca coibir os atos de improbidade administrativa, é correto afirmar que o desvio dos recursos públicos

A não configura improbidade administrativa, pois não há um agente público envolvido.
B não configura improbidade administrativa, pois o desvio de recursos públicos configura o crime de peculato.
C configura improbidade administrativa, devendo a organização social Alfa figurar como sujeito ativo do ato.
D somente irá configurar improbidade administrativa se restar demonstrando o conluio da organização Alfa com algum agente público.
E configura improbidade administrativa, devendo os gestores da organização social Alfa figurar como sujeitos ativos do ato, não a referida organização.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: A) Não configura improbidade administrativa, pois não há um agente público envolvido - O desvio de recursos públicos pode configurar improbidade administrativa mesmo sem a participação direta de um agente público. B) Não configura improbidade administrativa, pois o desvio de recursos públicos configura o crime de peculato - O desvio de recursos públicos pode configurar tanto o crime de peculato quanto ato de improbidade administrativa. C) Configura improbidade administrativa, devendo a organização social Alfa figurar como sujeito ativo do ato - A organização social Alfa pode ser responsabilizada, mas não necessariamente como sujeito ativo. D) Somente irá configurar improbidade administrativa se restar demonstrando o conluio da organização Alfa com algum agente público - O conluio com agente público não é requisito para configurar improbidade administrativa. E) Configura improbidade administrativa, devendo os gestores da organização social Alfa figurar como sujeitos ativos do ato, não a referida organização - Os gestores da organização social Alfa podem ser responsabilizados, mas a organização em si também pode responder. Portanto, a alternativa correta é: E) configura improbidade administrativa, devendo os gestores da organização social Alfa figurar como sujeitos ativos do ato, não a referida organização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei de Improbidade Administrativa estabelece que a posse e o exercício de agente público cam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. Nesse contexto, de acordo com a atual redação da Lei nº 8.429/92, a citada declaração de bens
Não será, em regra, atualizada periodicamente, salvo determinação discricionária da autoridade competente.
Não será, em regra, atualizada periodicamente, salvo se o agente público vier a responder a processo administrativo disciplinar.
Será atualizada a cada cinco anos e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.
Será atualizada anualmente, sem necessidade de atualização na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.
Será atualizada anualmente e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.
A não será, em regra, atualizada periodicamente, salvo determinação discricionária da autoridade competente.
B não será, em regra, atualizada periodicamente, salvo se o agente público vier a responder a processo administrativo disciplinar.
C será atualizada a cada cinco anos e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.
D será atualizada anualmente, sem necessidade de atualização na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.
E será atualizada anualmente e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.

Mais conteúdos dessa disciplina