Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Na tabela periódica atual, temos a indicação de elementos com até, no máximo, 118 prótons (número atômico) nos núcleos. São considerados radioativos todos aqueles que apresentam número atômico igual ou superior a 84. Observe as reações radioativas a seguir e analise as afirmativas.

Equação 1) 92U238 → 2α4 + 90Th234 → ɤ + 90Th234

Equação 2) 90Th234 → -1β0 + 91Pa234

Equação 3) 94Pu241 → 2α4 + 92U237

I. Na equação 1, o átomo de urânio 238, ao emitir uma partícula alfa (α), se transforma em um átomo de tório.

II. Na emissão de uma radiação gama (ɤ), o átomo radioativo não modifica sua composição da massa.

III. Na equação 2, o tório, ao emitir uma partícula beta (β = um próton), se transforma em um átomo de Praseodímio.

IV. Na equação 3, o átomo radioativo de plutônio emite duas partículas alfa (α) e se transforma no átomo de urânio 237, não radioativo.

V. Para que um átomo de polônio 210 se transforme em um átomo de chumbo 206, ele deve emitir uma partícula alfa (α) e uma partícula beta (β).

É incorreto apenas o que se afirma em:

A) I, II e V.

B) II e IV.

A) I, II e V.
B) II e IV.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Na equação 1, o átomo de urânio 238, ao emitir uma partícula alfa (α), se transforma em um átomo de tório. Verdadeiro, a emissão de uma partícula alfa resulta na perda de 2 prótons e 2 nêutrons, transformando o urânio em tório. II. Na emissão de uma radiação gama (ɤ), o átomo radioativo não modifica sua composição da massa. Verdadeiro, a radiação gama é uma forma de energia eletromagnética, não afetando a composição do núcleo atômico. III. Na equação 2, o tório, ao emitir uma partícula beta (β = um próton), se transforma em um átomo de Praseodímio. Falso, a emissão de uma partícula beta resulta na transformação de um nêutron em um próton, não alterando o elemento químico. Portanto, o tório se transformaria em Protactínio, não Praseodímio. IV. Na equação 3, o átomo radioativo de plutônio emite duas partículas alfa (α) e se transforma no átomo de urânio 237, não radioativo. Falso, a emissão de duas partículas alfa resultaria na perda de 4 prótons e 4 nêutrons, transformando o plutônio em urânio 236, não urânio 237. V. Para que um átomo de polônio 210 se transforme em um átomo de chumbo 206, ele deve emitir uma partícula alfa (α) e uma partícula beta (β). Falso, a emissão de uma partícula alfa transformaria o polônio em chumbo 206, não sendo necessária a emissão de uma partícula beta. Com base nas análises, a afirmativa correta é: A) I, II e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Julgue os itens abaixo em verdadeiros (V) ou falsos (F): I. ( ) O modelo que explica a condutividade elétrica da grafite é ela apresentar dois tipos de ligações covalentes. Formando os planos de átomos, temos uma ligação semelhante à encontrada no diamante e em outros sólidos covalentes. Entre os planos, temos outro tipo de ligação covalente, mais fraca, cujos elétrons têm liberdade para se movimentar por toda a estrutura. II. ( ) Existem as ligações de hidrogênio intermoleculares, mas também as ligações de hidrogênio intramoleculares. Estas últimas conferem, por exemplo, estruturas tridimensionais muito precisas às moléculas dos ácidos nucleicos e proteínas. III. ( ) Se compararmos hidrocarbonetos de mesma massa molar, os compostos de cadeia linear têm temperaturas de fusão e de ebulição menores que os de cadeia ramificada. IV. ( ) Toda vez que se forma uma ligação química, a energia do sistema diminui. Essa diminuição corresponde a uma liberação de energia do sistema para a vizinhança. A quantidade de energia liberada é conhecida como energia de ligação. V. ( ) Numa reação endotérmica, a energia necessária para quebrar as ligações existentes nas espécies reagentes é maior que a energia liberada na formação das ligações dos produtos. Assinale a alternativa que representa a ordem correta de cima para baixo:
I. ( ) O modelo que explica a condutividade elétrica da grafite é ela apresentar dois tipos de ligações covalentes. Formando os planos de átomos, temos uma ligação semelhante à encontrada no diamante e em outros sólidos covalentes. Entre os planos, temos outro tipo de ligação covalente, mais fraca, cujos elétrons têm liberdade para se movimentar por toda a estrutura.
II. ( ) Existem as ligações de hidrogênio intermoleculares, mas também as ligações de hidrogênio intramoleculares. Estas últimas conferem, por exemplo, estruturas tridimensionais muito precisas às moléculas dos ácidos nucleicos e proteínas.
III. ( ) Se compararmos hidrocarbonetos de mesma massa molar, os compostos de cadeia linear têm temperaturas de fusão e de ebulição menores que os de cadeia ramificada.
IV. ( ) Toda vez que se forma uma ligação química, a energia do sistema diminui. Essa diminuição corresponde a uma liberação de energia do sistema para a vizinhança. A quantidade de energia liberada é conhecida como energia de ligação.
V. ( ) Numa reação endotérmica, a energia necessária para quebrar as ligações existentes nas espécies reagentes é maior que a energia liberada na formação das ligações dos produtos.
A) V, F, F, F, V
B) V, V, F, V, V
C) F, V, V, V, F
D) V, F, F, V, V
E) F, F, F, V, V

Moléculas como a água (H2O) e a amônia (NH3) apresentam polaridade acentuada, no entanto moléculas como (BeCl2) e (BCl3) são apolares. A explicação para esse comportamento se encontra centrada na forma como ocorre a disposição dos átomos ligantes em torno do átomo central, sendo que a forma geométrica da molécula irá depender da configuração eletrônica do átomo central. Dados: Be [He] 2s2 B [He] 2s2 2p1 N [He] 2s2 2p3 O [He] 2s2 2p4 Com relação às moléculas citadas, assinale a alternativa correta.

A) A molécula de água apresenta geometria linear com o átomo de oxigênio no centro e formando um ângulo de 180° com os dois átomos de hidrogênio, ao passo que a amônia apresenta geometria trigonal com ângulo de 104°5’ entre os átomos de hidrogênio, nitrogênio e hidrogênio.
B) A molécula de amônia apresenta geometria trigonal com o átomo de nitrogênio no centro e formando ângulos de 120° com os átomos de hidrogênio, ao passo que a molécula de água apresenta geometria linear com ângulo de 180° entre os átomos de hidrogênio, oxigênio e hidrogênio.
C) A molécula de amônia apresenta geometria piramidal com o átomo de nitrogênio no centro e formando ângulos de 107° com os átomos de hidrogênio, ao passo que a molécula de água apresenta geometria angular com ângulo de 104°5’ entre os átomos de hidrogênio, oxigênio e hidrogênio.
D) A molécula de amônia apresenta geometria piramidal com o átomo de nitrogênio no centro e formando ângulos de 109°28’ com os átomos de hidrogênio, ao passo que a molécula de água apresenta geometria linear com ângulo de 104°5’ entre os átomos de hidrogênio, oxigênio e hidrogênio.
E) A molécula de água apresenta geometria angular com o átomo de oxigênio formando um ângulo de 104°5’ com os dois átomos de hidrogênio, ao passo que a molécula de amônia apresenta geometria trigonal com ângulo de 120° entre os átomos de hidrogênio, nitrogênio e hidrogênio.

Mais conteúdos dessa disciplina