Logo Passei Direto
Buscar
4  Código: 29483 - Enunciado: A inteligência artificial não é um tema tão novo quanto possa parecer. Um dos pais da ciência da computação já se preocupava com esse tema no início da década de 1950. Para saber se uma inteligência artificial seria capaz de enganar um humano, esse cientista e matemático elaborou a seguinte pergunta: “As máquinas podem pensar?”. A resposta para essa pergunta foi proposta por meio de um tipo de teste que ele publicou em 1950 no artigo Computing machinery and intelligence. Nesse artigo, é proposto um jogo chamado “jogo da imitação”. Diante disso, pode-se afirmar que o tipo de teste citado no artigo ficou conhecido como:

a) Teste de Pascal.
b) Teste de von Neumann.
c) Teste de Atanaso�.
d) Teste de Turing.
e) Teste de Babbage.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O teste mencionado no enunciado é conhecido como Teste de Turing, proposto por Alan Turing no artigo "Computing machinery and intelligence" em 1950. O objetivo desse teste era verificar se uma máquina poderia exibir comportamento inteligente equivalente ou indistinguível do de um ser humano. Portanto, a alternativa correta é: d) Teste de Turing.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

6  Código: 28408 - Enunciado: “O ENIAC (acredite se quiser — Integrador e Computador Numérico Eletrônico) geralmente é considerado o primeiro computador digital totalmente eletrônico. [...] O ENIAC possuía uma capacidade de armazenamento muito limitada, com apenas 20 posições cada, capazes de guardar um número decimal de 10 dígitos. Cem números adicionais podiam ser armazenados em memória somente para leitura. Os cálculos eram efetuados utilizando-se aritmética decimal. Dez chaves binárias à válvula eletrônica eram utilizadas para cada dígito, com somente uma chave na posição 'ON' para representar o valor do dígito. A entrada e a saída utilizavam cartões perfurados. O sistema também podia gerar saída impressa. [...] Em 1945, John von Neumann, um consultor do projeto ENIAC, propôs um computador que incorporava diversas melhorias significativas ao design do ENIAC.” (ENGLANDER, I. A arquitetura de hardware computacional, so�ware de sistema e comunicação em rede: uma abordagem da tecnologia da informação. 4. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN; LTC, 2011. cap. 1.6, Um breve histórico arquitetural do computador, p. 21. Minha Biblioteca.) Considerando as melhorias significativas ao design do Eniac referenciadas na citação, considera-se correto:

a) A utilização do processamento utilizando a base octal para o processamento dos dados. O processamento na base octal também reconhecia a relação natural entre a natureza ON/OFF (ligado/desligado) das chaves utilizadas no Eniac.
b) Uma programação feita por meio de “painéis de conexão” e chaves seletoras externos. Assim, a alteração de programas iria consumir menos horas. Como ganhos secundários, também haveria a redução do número de válvulas e um menor consumo de energia elétrica.
c) Uma memória que guardasse tanto programas quanto dados, o assim chamado conceito de programa armazenado. Isso resolvia o difícil problema da reconexão dos painéis de controle para alteração de programas no Eniac.
d) Uma memória que fosse capaz de guardar apenas os programas e desconsiderasse os dados, o assim chamado conceito de programa armazenado. Isso resolvia o difícil problema da reconexão dos painéis de controle para alteração de programas no Eniac.
e) A utilização da álgebra booleana para simplificar os circuitos. Para que essa proposta de von Neumann pudesse ter efeitos significativos, era necessário que os cálculos passassem a ser efetuados na aritmética octal.

Mais conteúdos dessa disciplina