Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre os inibidores de corrosão:
A Os inibidores anódicos, em geral, apresentam resultados piores quando comparados aos inibidores catódicos, portanto, são pouco utilizados.
B Os inibidores catódicos têm a capacidade de formar camadas sobre as áreas anódicas e catódicas, dificultando o desenvolvimento do processo de corrosão.
C Os inibidores anódicos agem de maneira a favorecer as reações anódicas, protegendo o cátodo da corrosão. São extremamente eficazes, mesmo em baixas concentrações.
D Os inibidores podem ser pulverizados ou pintados sobre a peça, formando uma camada protetiva fina. No entanto, a adição de inibidores nos banhos das etapas de pré-tratamento não é recomendada.
E Os inibidores anódicos são os produtos que influenciam as reações da oxidação dos metais. Estes produtos favorecem a formação de uma camada passiva sobre o metal.
A) A
B) B
C) C
D) D
E) E
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as informações fornecidas sobre os inibidores de corrosão, podemos identificar que: - Os inibidores catódicos têm a capacidade de formar camadas sobre as áreas anódicas e catódicas, dificultando o desenvolvimento do processo de corrosão. Isso os torna eficazes na proteção contra a corrosão. Portanto, a alternativa correta é: B) B

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atente para a citação:

“[...] sempre que um eletrodo estiver imerso em uma solução de eletrólito, já podemos pensar na organização da região de interface como duas camadas adjacentes de cargas opostas que, justamente por isso, desenvolverão uma diferença de potencial entre elas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, A. L. L. Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia. Curitiba: InterSaberes, 2020, p 228.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia sobre o modelo de Stern assinale a alternativa correta:

A Na camada de Stern, a concentração dos íons diminuiu à medida que se afasta da interface eletrodo-solução.
B Na camada difusa a concentração de íons é menor que na camada de Stern, porém mantém-se constante.
C A principal característica da primeira camada, a mais próxima do eletrodo, é a maior dispersão entre os íons devido à perda das suas camadas de solvatação.
D A camada de Stern é formada por íons com a mesma carga do eletrodo.
E Na camada difusa o valor da concentração diminui continuamente da camada interna para o seio da solução, assim caracteriza-se por uma maior dispersão entre os íons.

Leia o texto a seguir:

“Entre os métodos de combate à corrosão, a proteção catódica merece um destaque especial. Muito antes da ciência eletroquímica ter sido desenvolvida, ela já era empregada por Humphrey Davy na proteção de navios da marinha britânica em 1824”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto completo, ele está disponível em LATTMANN, Bruno Henrique, Corrosão: princípios, análises e soluções. Curitiba: Intersaberes, 2020, p.169.
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Corrosão: princípios, análises e soluções, assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de instalações onde a proteção catódica tem sido empregada para combater a corrosão.

A Instalações poliméricas
B Instalações em altitudes elevadas
C Instalações pirotécnicas
D Instalações enterradas ou submersas
E Instalações rurais exclusivamente

Leia o trecho de texto:

“A tecnologia das células a combustível é bastante ampla e diversificada, com diferentes composições de eletrodos, eletrólitos e faixas de temperatura. Um ponto relevante é a possibilidade de substituir o H2 por outro combustível mais acessível [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, A. L. L. Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia. Curitiba: InterSaberes, 2020, p 205-206.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia sobre as células a combustível classificadas como alta temperatura, assinale a alternativa correta:

A As células a combustível de óxidos sólidos utilizam óxidos metálicos sólidos como eletrólito no qual são transportados íons O2- do ânodo para o cátodo.
B As células a combustível de carbonatos fundidos utilizam eletrodos de níquel e hidróxido de níquel, materiais mais caros que a platina.
C as células a combustível de óxidos sólidos utilizam eletrodos metálicos.
D Uma das vantagens da célula a combustível de óxidos sólidos é a sua capacidade de reformar combustíveis internamente, ampliando as possibilidades de combustíveis.
E As células a combustível de carbonatos fundidos, ao contrário das células de óxidos sólidos, não realizam a reforma de combustíveis dentro da própria célula.

Leia a passagem de texto:

“A polarografia foi a técnica precursora das diversas outras desenvolvidas ao longo dos anos na eletroquímica e pode ser considerada como um método voltamétrico. O diferencial da polarografia está em seu eletrodo de trabalho [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, A. L. L. Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia. Curitiba: InterSaberes, 2020, p 251.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a técnica da polarografia:

A O resultado é dado por um polarograma, que é um gráfico de corrente elétrica em função do tempo.
B A principal desvantagem desta técnica é a pequena faixa de potenciais de funcionamento na região catódica (potenciais negativos).
C É uma técnica voltamétrica utilizada quando o analito a ser determinado apresenta tendência a envenenar os eletrodos, pois, a cada nova gota de mercúrio, a superfície se renova.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia com relação às pilhas de lítio, é correto afirmar que:
A os resíduos de lítio metálico presentes nas pilhas de lítio usadas quando em contato com a umidade geram gás hidrogênio, que é um gás inerte.
B utilizam uma solução de eletrólito de sal de lítio inorgânico dissolvido em solvente orgânico que não apresenta riscos ao meio ambiente.
C apesar das desvantagens do ponto de vista ambiental associadas ao descarte, o processo de reciclagem destas pilhas possui um baixo custo.
D estas pilhas podem durar cerca de 10 anos, o que minimiza o impacto ambiental. São bastante utilizadas em marca-passos e equipamentos de comunicação.
E como não possuem metais pesados em sua composição, seu descarte não apresenta riscos ao meio ambiente.
A) A
B) B
C) C
D) D
E) E

Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Corrosão: princípios, análises e soluções, marque a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de metal que passiva.

A) Cobre
B) Ferro
C) Zinco
D) Alumínio
E) Urânio

Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Corrosão: princípios, análises e soluções, relacione corretamente os meios de remoção mais frequentemente utilizados às suas respectivas ações:
Limpeza com solventes: Pode ser feita por decapagem ácida ou por decapagem alcalina
Ação química: Objetiva remover filmes e agregados de impurezas aderidos à superfície, sem reagir com ela
Remove principalmente óleos e sais
A) 2-2-1
B) 2-1-2
C) 1-2-2
D) 1-2-1
E) 2-1-1

Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia sobre potenciometria, assinale a alternativa correta:
A Os eletrodos indicadores metálicos do primeiro tipo consistem em eletrodos metálicos em equilíbrio com seu próprio cátion em solução, configuração que os tornam altamente seletivos.
B Os equipamentos potenciométricos, como é o caso do pHmetro, operam com três eletrodos: o eletrodo de referência, eletrodo auxiliar e o eletrodo indicador.
C Os métodos potenciométricos baseiam-se na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente elétrica, logo o equipamento utilizado não possui eletrodo auxiliar.
A) A
B) B
C) C

Leia o texto abaixo: “Uma vez caracterizadas as impurezas da superfície metálica, os meios de remoção mais frequentemente utilizados são a limpeza com solventes, com ação química e com ação mecânica” Após esta avaliação, caso queira ler o texto completo, ele está disponível em LATTMANN, Bruno Henrique, Corrosão: princípios, análises e soluções. Curitiba: Intersaberes, 2020, p.141. Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Corrosão: princípios, análises e soluções, relacione corretamente os meios de remoção mais frequentemente utilizados às suas respectivas ações: 1. Limpeza com solventes 2. Ação química ( ) Pode ser feita por decapagem ácida ou por decapagem alcalina ( ) Objetiva remover filmes e agregados de impurezas aderidos à superfície, sem reagir com ela ( ) Remove principalmente óleos e sais Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

A 2-2-1
B 2-1-2
C 1-2-2
D 1-2-1
E 2-1-1

Leia o fragmento de texto: “Apesar de não haver metais pesados na composição da pilha de lítio, existem algumas desvantagens do ponto de vista ambiental no momento de seu descarte [...]”. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia com relação às pilhas de lítio, é correto afirmar que:

A os resíduos de lítio metálico presentes nas pilhas de lítio usadas quando em contato com a umidade geram gás hidrogênio, que é um gás inerte.
B utilizam uma solução de eletrólito de sal de lítio inorgânico dissolvido em solvente orgânico que não apresenta riscos ao meio ambiente.
C apesar das desvantagens do ponto de vista ambiental associadas ao descarte, o processo de reciclagem destas pilhas possui um baixo custo.
D estas pilhas podem durar cerca de 10 anos, o que minimiza o impacto ambiental. São bastante utilizadas em marca-passos e equipamentos de comunicação.
E como não possuem metais pesados em sua composição, seu descarte não apresenta riscos ao meio ambiente.

Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Corrosão: princípios, análises e soluções, marque a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de metal que passiva.

A Cobre
B Ferro
C Zinco
D Alumínio
E Urânio

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia sobre eletrodeposição, assinale a alternativa correta:

A O processo de deposição é realizado em uma célula eletrolítica, em que a peça a ser revestida é o ânodo, conectado ao polo negativo, e o cátodo é ligado à extremidade positiva, ambos imersos na solução eletrolítica.
B A densidade de corrente (corrente/área do eletrodo) na eletrodeposição influencia na taxa de deposição, mas não tem relação com a aparência e aderência do depósito.
C Quanto maior a densidade de corrente aplicada, maior é o fluxo de elétrons e, consequentemente, maior é a velocidade de formação do depósito. Sendo assim, baixas densidades de corrente tendem a produzir revestimentos de baixa qualidade.
D O processo de eletrodeposição recebe o nome de galvanização quando o metal utilizado é o estanho.
E A concentração de íons na solução eletrolítica precisa ser mantida constante. Para tanto, ou utiliza-se um ânodo da mesma composição do metal a ser formado ou faz-se o reabastecimento contínuo da solução de eletrólito.

Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Corrosão: princípios, análises e soluções, marque a alternativa que apresenta corretamente o sentido em que ocorre o fluxo elétrico citado.

A Da área anódica para a área catódica
B Da área catódica para a área anódica
C Da área catódica para o eletrólito
D Da área catódica para a área neutra
E Dentro da área anódica, sem necessitar da área catódica

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Estudos de eletroquímica: reações químicas e energia com relação às pilhas de lítio, é correto afirmar que:

A os resíduos de lítio metálico presentes nas pilhas de lítio usadas quando em contato com a umidade geram gás hidrogênio, que é um gás inerte.
B utilizam uma solução de eletrólito de sal de lítio inorgânico dissolvido em solvente orgânico que não apresenta riscos ao meio ambiente.
C apesar das desvantagens do ponto de vista ambiental associadas ao descarte, o processo de reciclagem destas pilhas possui um baixo custo.
D estas pilhas podem durar cerca de 10 anos, o que minimiza o impacto ambiental. São bastante utilizadas em marca-passos e equipamentos de comunicação.
E como não possuem metais pesados em sua composição, seu descarte não apresenta riscos ao meio ambiente.

Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Corrosão: princípios, análises e soluções, assinale a alternativa que apresenta corretamente as maneiras como pode ocorrer o processo de cladização ou chapeamento:

A Através de solidificação de mercúrio sobre a peça
B Através de resfriamento abrupto, após aquecimento até a peça ficar incandescente
C Através de solda ou explosão
D Através de extrusão do núcleo
E Através de injeção de hidrocarbonetos cladizantes

Mais conteúdos dessa disciplina