Logo Passei Direto
Buscar
A Revolução Francesa provocou mudanças não somente em escala local, como também difundiu ideais de liberdade e igualdade pelo mundo. Internamente, muitas estruturas foram rompidas e novas foram sendo sobrepostas. No que diz respeito às consequências desse evento, qual alternativa assinala corretamente essa questão?

a) A Revolução Francesa inspirou muitos movimentos de independência, sobretudo na América Inglesa, uma vez que trouxe à tona questionamentos acerca do autoritarismo das monarquias.
b) Como reflexo direto, a Revolução Francesa efetivou o fim dos privilégios da burguesia na França, permitindo, ainda que discretamente, uma maior participação popular nas decisões políticas que foram mantidas por dois séculos.
c) Ao final da revolução, houve uma melhoria, de modo geral, no padrão de vida da população francesa em geral, sobretudo com a expansão de uma nova política capitalista favorável à burguesia liberal.
d) Os eventos ocorridos na Revolução Francesa foram de pouco impacto na vida dos camponeses, uma vez que foi um acontecimento essencialmente urbano, centralizado na classe burguesa.
e) O fim dos privilégios da aristocracia foi de fato a consequência mais significativa da Revolução Francesa, promovendo a ruptura de uma estrutura social histórica, mas mantendo a inalterada a influência do clero.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: a) A Revolução Francesa inspirou muitos movimentos de independência, sobretudo na América Inglesa, uma vez que trouxe à tona questionamentos acerca do autoritarismo das monarquias. - Esta alternativa não reflete diretamente as consequências internas da Revolução Francesa. b) Como reflexo direto, a Revolução Francesa efetivou o fim dos privilégios da burguesia na França, permitindo, ainda que discretamente, uma maior participação popular nas decisões políticas que foram mantidas por dois séculos. - Esta alternativa não condiz com as mudanças ocorridas após a Revolução Francesa. c) Ao final da revolução, houve uma melhoria, de modo geral, no padrão de vida da população francesa em geral, sobretudo com a expansão de uma nova política capitalista favorável à burguesia liberal. - Esta alternativa não reflete corretamente as consequências da Revolução Francesa. d) Os eventos ocorridos na Revolução Francesa foram de pouco impacto na vida dos camponeses, uma vez que foi um acontecimento essencialmente urbano, centralizado na classe burguesa. - Esta alternativa não reflete a amplitude das mudanças sociais ocorridas. e) O fim dos privilégios da aristocracia foi de fato a consequência mais significativa da Revolução Francesa, promovendo a ruptura de uma estrutura social histórica, mas mantendo inalterada a influência do clero. - Esta alternativa reflete corretamente uma das principais consequências internas da Revolução Francesa, que foi o fim dos privilégios da aristocracia. Portanto, a alternativa correta é: e) O fim dos privilégios da aristocracia foi de fato a consequência mais significativa da Revolução Francesa, promovendo a ruptura de uma estrutura social histórica, mas mantendo inalterada a influência do clero.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos pressupostos descritos acima, qual alternativa a seguir define corretamente esse governo?

a) O ano II da República Francesa foi marcado por uma intensa perseguição aos inimigos do governo; foi nesse período que ocorreu o chamado terror branco, onde monarquistas e burgueses foram perseguidos e violentamente massacrados pelos camponeses, cujo símbolo foi a região da Vendeia.
b) Após a abdicação do Rei Luís XVI, evento ocorrido após os debates políticos dentro da Assembleia Nacional Constituinte, a alta burguesia assume o poder na França, fazendo valer seus direitos, como o liberalismo e a busca pela igualdade entre os cidadãos, sem distinção de sexo ou origem social.
c) Durante o governo republicano do ano II, os jacobinos realizaram reformas como decretar o fim da escravidão nas colônias, o estabelecimento do sufrágio masculino, a criação de escolas públicas e a distribuição de terras e sementes para a população, favorecendo os grupos sociais mais vulneráveis da França.
d) Após a traição de Luís XVI, o povo francês julga o antigo rei por traição e conspiração com potências estrangeiras absolutistas. Proclamada a república, é criado o Comitê de Salvação Pública, que buscou resolver os problemas da ameaça estrangeira com o envio de emissários para a Áustria e a Prússia.
e) Liderados pelo seu principal representante, Danton, os jacobinos chegam ao poder na França em 1793, ano II da república. Nesse período, realizaram transformações sociais, como a criação da Constituição do ano II, que estabeleceu o sufrágio universal e encerrou privilégios da nobreza e clero.

Em 1815, Napoleão estava exilado e foi resgatado por oficiais partidários do antigo imperador, retomando o governo na França e iniciando um período conhecido como Governo dos Cem Dias.

a) Após ser exilado na Ilha de Santa Helena, Napoleão Bonaparte foge em 14 de julho de 1815, resgatado por oficiais partidários do seu governo. Quando chega na França, percebe que seu prestígio ainda é alto e reúne um exército, tomando o poder do Rei Luís XVI ao iniciar o Governo dos Cem Dias. Sua derrota final ocorre na Batalha de Trafalgar, na Bélgica.
b) O Governo dos Cem Dias corresponde ao período anterior à coroação de Napoleão Bonaparte como Imperador, realizada na Catedral de Notre-Dame, em cerimônia realizada pelo Papa Pio VIII. Esse nome se dá devido ao processo organizado pela Igreja Católica, quando os imperadores passam por um período de análise, que corresponde ao prazo de cem dias.
c) Após o fracasso na Campanha da Rússia de 1812, Napoleão Bonaparte é preso e exilado na Ilha de Santa Helena, onde fica até a sua morte, em 1815. Abandonado pelos seus antigos aliados, viu a família Bourbon voltar ao poder com a coroação de Luís XVIII, primo do rei guilhotinado no processo revolucionário inciado em 1789.
d) Após fugir da Ilha de Elba, em 26 de fevereiro de 1815, Napoleão Bonaparte viaja inicialmente para a Itália, procurando auxílio dos seus antepassados para tentar tomar o poder na França. Com a ajuda dos Reinos das Duas Sicílias, Napoleão monta um exército e derrota em batalha as tropas do Rei Luís XVIII, iniciando o Governo dos Cem Dias.
e) Após ser exilado na Ilha de Elba, Napoleão Bonaparte foge em 26 de fevereiro de 1815, resgatado por oficiais partidários do seu governo. Quando chega na França, percebe que seu prestígio ainda é alto e reúne um exército, tomando o poder do Rei Luís XVIII ao iniciar o Governo dos Cem Dias. Sua derrota final ocorre na Batalha de Waterloo, na Bélgica.

Mais conteúdos dessa disciplina