Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
4. O eritrograma é a parte do hemograma que indica a quantidade das células sanguíneas e a qualidade das hemácias (tamanho adequado ou quantidades recomendadas de hemoglobina no seu interior), o que ajuda a esclarecer causas de anemia. Analise o eritrograma abaixo e marque a alternativa que representa o provável diagnóstico: A. Anemia megaloblástica B. Anemia falciforme C. Anemia ferropriva D. Anemia hemolítica

A. Anemia megaloblástica
B. Anemia falciforme
C. Anemia ferropriva
D. Anemia hemolítica
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas em relação ao eritrograma, podemos identificar que a anemia megaloblástica é caracterizada por apresentar hemácias maiores que o normal, enquanto a anemia falciforme é marcada pela presença de hemácias em formato de foice. Já a anemia ferropriva é caracterizada pela diminuição da quantidade de hemoglobina nas hemácias, e a anemia hemolítica ocorre devido à destruição acelerada das hemácias. Considerando as características descritas no eritrograma, onde não há menção ao tamanho aumentado das hemácias nem à presença de hemácias em formato de foice, e sim uma possível redução na quantidade de hemoglobina, o provável diagnóstico seria: C. Anemia ferropriva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. As pericardites podem ser classificadas em cinco grupos: aguda, crônica, tamponamento, constritiva e recorrente. Marque a alternativa correta sobre as manifestações clínicas. A. Aguda - apresenta dispneia, tosse, fadiga, ascite, edema em MMII, derrame pleural, não costuma causar dor; B. Crônica - apresenta febre, acometimento de vias aéreas superiores, dor torácica e atrito pericárdico; C. Tamponamento - apresenta FC > 100, alta pressão venosa e pulso arterial paradoxal (baixa inspiratória da PAS > 15 mmHg). Tríade de Beck: hipofonese de bulhas, hipotensão e estase jugular; D. Recorrente - apresenta dispneia de esforço e/ou fadiga associada a disfunção diastólica e presença de ascite desproporcional ao edema de MMII. Pulso venoso jugular colapso "y" proeminente e sinal de Kussmaul. Pulso arterial: pulso paradoxal.

A. Aguda - apresenta dispneia, tosse, fadiga, ascite, edema em MMII, derrame pleural, não costuma causar dor;
B. Crônica - apresenta febre, acometimento de vias aéreas superiores, dor torácica e atrito pericárdico;
C. Tamponamento - apresenta FC > 100, alta pressão venosa e pulso arterial paradoxal (baixa inspiratória da PAS > 15 mmHg). Tríade de Beck: hipofonese de bulhas, hipotensão e estase jugular;
D. Recorrente - apresenta dispneia de esforço e/ou fadiga associada a disfunção diastólica e presença de ascite desproporcional ao edema de MMII. Pulso venoso jugular colapso "y" proeminente e sinal de Kussmaul. Pulso arterial: pulso paradoxal.

4. Sobre a Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), assinale a afirmativa considerada CORRETA: A. A DAOP é um importante marcador da aterosclerose sistêmica e do risco de complicações cardiovasculares e cerebrovasculares, como o Infarto Agudo Do Miocárdio (IAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), em especial nos pacientes diabéticos. B. A Aterosclerose é a maior causa de morte e invalidez em diabéticos, especialmente do tipo 1 sendo que a Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) caracteriza-se pela obstrução aterosclerótica progressiva das artérias dos membros inferiores, afetando a qualidade de vida desses pacientes. C. A DAOP é um importante marcador da aterosclerose sistêmica e do risco de complicações apenas cerebrovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). D. A DAOP ocasiona o aumento do transporte de nutrientes, oxigênio e metabólitos e a desativação dos mecanismos de compensação coo vasodilatação, circulação colateral e metabolismo anaeróbico.

A. A DAOP é um importante marcador da aterosclerose sistêmica e do risco de complicações cardiovasculares e cerebrovasculares, como o Infarto Agudo Do Miocárdio (IAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), em especial nos pacientes diabéticos.
B. A Aterosclerose é a maior causa de morte e invalidez em diabéticos, especialmente do tipo 1 sendo que a Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) caracteriza-se pela obstrução aterosclerótica progressiva das artérias dos membros inferiores, afetando a qualidade de vida desses pacientes.
C. A DAOP é um importante marcador da aterosclerose sistêmica e do risco de complicações apenas cerebrovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
D. A DAOP ocasiona o aumento do transporte de nutrientes, oxigênio e metabólitos e a desativação dos mecanismos de compensação coo vasodilatação, circulação colateral e metabolismo anaeróbico.

6. Sobre a Tuberculose, assinale a afirmativa CORRETA: A. É uma doença infecciosa que afeta exclusivamente o sistema respiratório; provocando sintomas como emagrecimento, tosse produtiva e, eventualmente, hemoptise devido a lesões pulmonares. B. A Tuberculose primária, aquela que ocorre logo após a infecção, é comum em crianças e em pacientes com condições imunossupressoras. Habitualmente, é uma forma grave e com alto poder de transmissibilidade. C. Os bacilos podem permanecer latentes (infecção latente pelo M. tuberculosis - ILTB) por muitos anos até que ocorra a reativação, produzindo a chamada Tuberculose primária, forma mais comum. D. O M. tuberculosis é transmitido por via aérea de uma pessoa com Tuberculose pulmonar ou laríngea (que elimina bacilos no ambiente - caso fonte) para outra pessoa (por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro).

A. É uma doença infecciosa que afeta exclusivamente o sistema respiratório; provocando sintomas como emagrecimento, tosse produtiva e, eventualmente, hemoptise devido a lesões pulmonares.
B. A Tuberculose primária, aquela que ocorre logo após a infecção, é comum em crianças e em pacientes com condições imunossupressoras. Habitualmente, é uma forma grave e com alto poder de transmissibilidade.
C. Os bacilos podem permanecer latentes (infecção latente pelo M. tuberculosis - ILTB) por muitos anos até que ocorra a reativação, produzindo a chamada Tuberculose primária, forma mais comum.
D. O M. tuberculosis é transmitido por via aérea de uma pessoa com Tuberculose pulmonar ou laríngea (que elimina bacilos no ambiente - caso fonte) para outra pessoa (por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro).

Mais conteúdos dessa disciplina