Logo Passei Direto
Buscar
A teoria do conflito teve origem na obra do pensador social alemão Karl Marx. Membro da geração imediatamente anterior à de Émile Durkheim, Karl Marx observou a pobreza e o descontentamento produzidos pela Revolução Industrial e desenvolveu um argumento generalizado acerca da maneira como as sociedades se desenvolvem. Que argumento foi esse?
a. O cerne de suas perspectivas é a luta de classes, isto é, os conflitos antagônicos insuperáveis entre os interesses das duas principais classes sociais no capitalismo.
b. Uma das maiores contribuições de Marx foi a de enfatizar como as várias instituições sociais devem operar a fim de assegurar o funcionamento regular da sociedade.
c. Em vez de enfatizar a importância do conflito, o cerne de suas ideias é o equilíbrio social, isto é, o equilíbrio entre as classes no sentido de admitir que são diferentes por natureza.
d. Marx enfatizou a importância de se compreender os motivos e significados que as pessoas atribuem às coisas para entender mais claramente o significado de suas ações.
e. Marx enfatizou que os americanos foram culturalmente educados a acreditarem que o talento e a iniciativa individual tornavam possível que as pessoas conseguissem praticamente qualquer coisa naquela terra de oportunidades.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A teoria do conflito de Karl Marx se baseia no conceito de luta de classes, ou seja, nos conflitos antagônicos entre os interesses das principais classes sociais no capitalismo. Portanto, o argumento desenvolvido por Marx é que o cerne de suas perspectivas é a luta de classes, como forma de compreender a dinâmica social e os conflitos inerentes ao sistema capitalista. Assim, a alternativa correta é: a) O cerne de suas perspectivas é a luta de classes, isto é, os conflitos antagônicos insuperáveis entre os interesses das duas principais classes sociais no capitalismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1895, Émile Durkheim lançou o livro As regras do método sociológico, indicando como deveria ser a abordagem dos problemas sociais e estabelecendo regras de análise dos fenômenos. Dois anos mais tarde, Durkheim publicou O Suicídio, fruto de uma pesquisa sobre as reais causas dos suicídios. Sobre tal pesquisa, pode-se afirmar que:
a. Foi provado que o suicídio do tipo altruísta ocorre quando existe um grau muito baixo de integração social, de forma que as ações individuais não dizem respeito aos interesses do grupo e sim apenas aos interesses pessoais.
b. Foi constatado que o suicídio é mais do que um simples ato individual de desespero, e é fortemente influenciado por fatores sociais, demonstrando a influência de fatores sociais na vida dos indivíduos e a importância de estudá-los para compreender a dinâmica da vida social.
c. Foi classificado pelo autor em quatro tipos: anômico, fatalista, individualista e altruísta.
d. Durkheim constatou que o suicídio é um ato inteiramente individual, fruto de situações isoladas e desespero, portanto sem a influência de fatores sociais.
e. O suicídio do tipo egoísta ocorre em cenários onde as relações entre os indivíduos e a sociedade se afrouxam fazendo com que o indivíduo não veja mais sentido na vida. Utilizando fatos da história recente, tal suicídio pode ser exemplificado através da ação dos terroristas muçulmanos que sequestraram e colidiram um avião com o World Trade Center em Nova Iorque, em 2001.

Mais conteúdos dessa disciplina