Logo Passei Direto
Buscar

Fisioterapia

Colégio Objetivo
Uma mãe preocupada com o diagnóstico clínico do seu filho, um bebê de 7 meses, leva-o para avaliação e intervenção fisioterapêutica. Na avaliação, foi detectada hipotonia generalizada, dificuldade no controle da postura, dificuldade de sustentar a cabeça e dificuldade em manipular objetos menores. A criança não apresenta nenhum histórico de complicações respiratórias. Com base no caso clínico apresentado, qual das seguintes condições é mais provável de ser a causa da hipotonia muscular observada nesse bebê?

(A) Síndrome de West.
(B) Paralisia cerebral espástica.
(C) Atrofia muscular espinhal do tipo 1.
(D) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
(E) Síndrome de Down.
User badge image
estudandofisioterapia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao caso clínico do bebê de 7 meses com hipotonia generalizada e dificuldades motoras. (A) Síndrome de West - É uma forma de epilepsia que geralmente se manifesta com crises e não é caracterizada principalmente por hipotonia. (B) Paralisia cerebral espástica - Essa condição pode causar hipotonia, mas é mais associada a um aumento do tônus muscular e não à hipotonia generalizada. (C) Atrofia muscular espinhal do tipo 1 - Essa condição é caracterizada por hipotonia muscular grave, fraqueza e dificuldades motoras, sendo uma das causas mais prováveis para a situação descrita. (D) Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - Este transtorno não está relacionado à hipotonia muscular. (E) Síndrome de Down - Embora a síndrome de Down possa causar hipotonia, a descrição dos sintomas e a gravidade da hipotonia sugerem uma condição mais específica. Diante da análise, a alternativa que mais se alinha com os sintomas apresentados (hipotonia generalizada, dificuldade no controle da postura e manipulação de objetos) é: (C) Atrofia muscular espinhal do tipo 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações apresentadas no caso clínico, onde o bebê de 7 meses apresenta hipotonia generalizada, dificuldade no controle da postura, dificuldade de sustentar a cabeça e dificuldade em manipular objetos menores, sem histórico de complicações respiratórias, podemos descartar algumas das opções apresentadas. - Síndrome de West: caracterizada por espasmos infantis, não condiz com os sintomas descritos. - Paralisia cerebral espástica: pode apresentar hipotonia, mas geralmente está associada a outros sintomas como espasticidade, não sendo a causa mais provável com base no caso. - Atrofia muscular espinhal do tipo 1: é uma doença genética que causa fraqueza muscular progressiva, mas geralmente se manifesta de forma mais precoce e com outros sintomas além da hipotonia. - Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: não é uma condição que cause hipotonia muscular. - Síndrome de Down: embora possa apresentar hipotonia, geralmente não é a única característica observada e não é a causa mais provável com base nos sintomas descritos. Assim, considerando os sintomas apresentados no caso clínico, a condição mais provável de ser a causa da hipotonia muscular observada nesse bebê é a opção (C) Atrofia muscular espinhal do tipo 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina