Logo Passei Direto
Buscar
EM RELAÇÃO AO PROCESSO HISTÓRICO REFERENTE A VACINAÇÃO NO BRASIL. ASSINALE O ITEM QUE CORREPONDE AO ANO 1832: A ) Invenção da Junta Vacínica da Corte. B ) Epidemia de varíola no Rio de Janeiro. C ) Primeira normatização legal que torna obrigatória a vacina no Brasil D ) nenhuma das aternativas E ) Início da vacina no Brasil.
User badge image
Joao Martins Gomides Gomides

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas em relação ao ano de 1832 e ao processo histórico de vacinação no Brasil: A) Invenção da Junta Vacínica da Corte - A Junta Vacínica foi criada em 1804, portanto, não corresponde a 1832. B) Epidemia de varíola no Rio de Janeiro - Em 1832, houve uma epidemia de varíola no Brasil, o que é um evento relevante para a história da vacinação. C) Primeira normatização legal que torna obrigatória a vacina no Brasil - A primeira lei que tornou a vacinação obrigatória foi promulgada em 1904, não em 1832. D) Nenhuma das alternativas - Essa opção só seria correta se nenhuma das anteriores estivesse correta. E) Início da vacina no Brasil - A vacinação no Brasil começou antes de 1832, com a introdução da vacina contra a varíola em 1804. Diante da análise, a alternativa correta que corresponde ao ano de 1832 é: B) Epidemia de varíola no Rio de Janeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A vacinação no Brasil teve um processo histórico importante, e em 1832 ocorreu um marco relevante nesse contexto. Vamos analisar as opções: A) Invenção da Junta Vacínica da Corte - Não corresponde ao ano de 1832. B) Epidemia de varíola no Rio de Janeiro - Não corresponde ao ano de 1832. C) Primeira normatização legal que torna obrigatória a vacina no Brasil - Corresponde ao ano de 1832, sendo um marco importante na história da vacinação no país. D) Nenhuma das alternativas - Não corresponde ao ano de 1832. E) Início da vacina no Brasil - Não corresponde ao ano de 1832. Portanto, a alternativa correta é: C) Primeira normatização legal que torna obrigatória a vacina no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As políticas sociais surgem num contexto de expansão do modelo liberal. Nesse modelo, o objetivo é reduzir a intervenção do Estado na vida das pessoas, inclusive no que diz respeito à questão social, pois a crença está na capacidade do mercado se autorregular e dar conta dos problemas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A ) A participação tende a ser compulsória.
B ) O seguro social trata de uma política que traz questões como a saúde e justiça salarial.
C ) As políticas sociais que tiveram origem nesse contexto são conhecidas sob a designação de Assistência Social.
D ) O Seguro Social tem como característica destinar-se à cobertura da população de alta classe social.

O primeiro documento legislativo de grande importância na Inglaterra, no que diz respeito à Previdência Social, regulamentou a instituição de auxílios e socorros públicos aos necessitados. Tal documento criou uma contribuição obrigatória arrecadada da sociedade para o Estado. Acerca do documento ao qual o texto se refere, assinale a alternativa CORRETA:
A Poor Relief Act, de 1601.
B Lei. Speenhamland – 1795.
C Old Age Pensions Ac.
D National Insurance Act.

Bravo (2006) indica uma série de eventos afetos ao desenvolvimento histórico e social da Saúde no Brasil. Dentre esses eventos, a autora cita as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs).
Considerando as colocações da autora sobre as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), analise os itens a seguir: I- O presidente era nomeado pelo presidente das empresas e os patrões e empregados participavam paritariamente da administração. II- As CAPs eram financiadas pela União, pelas empresas empregadoras e pelos empregados. III- A criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) aconteceu em 1923 por meio da Lei Elói Chaves. IV- As CAPs eram organizadas pelo Estado, de modo que só os grandes estabelecimentos tinham condições de mantê-las. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Analisando o desenvolvimento histórico das políticas sociais no Brasil Behring e Boschetti (2011) nos dizem que o ano de 1923 foi extremamente relevante, posto que foi nele que tivemos a promulgação da lei Eloy Chaves. Considerando as colocações das autoras sobre a referida legislação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A lei Eloy Chaves instituiu a obrigatoriedade da criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs).
II- A lei Eloy Chaves entendeu o direito previdenciário para os trabalhadores rurais e para os empregados domésticos.
III- As categorias de trabalhadores que tiveram direito a organização das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) eram as que estavam inseridas diretamente no processo de produção e circulação de mercadorias.
IV- Conforme a lei Eloy Chaves somente tinham direito de organizar as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) somente os trabalhadores da burocracia pública.
A ) As sentenças I e III estão corretas.
B ) Somente a sentença II está correta.
C ) As sentenças I e II estão corretas.
D ) Somente a sentença IV está correta.

A mãe de um recém-nascido fez contato com o (a) assistente social de um hospital público, a fim de queixar-se da falta de condições para oferecer o tratamento neonatal de que sua filha precisava. Conforme o documento do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) – Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde, existem diferentes demandas apresentadas ao(à) assistente social no campo da saúde, que encontram suas determinações socialmente e institucionalmente.
Com base nessas informações, acerca do caso hipotético apresentado, assinale a alternativa CORRETA que indica uma ação possível de ser realizada pelo(a) assistente social:
A ) O (a) assistente social poderia investigar a demanda e produzir um parecer social voltado para criticar as falhas dos outros profissionais no processo.
B ) O (a) assistente social nada poderia fazer nessa situação.
C ) O (a) assistente social deveria ouvir a queixa da mãe e tentar providenciar algum tipo de ajuda terapêutica, incluindo terapias alternativas.
D ) O (a) assistente social poderia realizar a notificação do caso, tendo em vista a negligência institucional de violação de direitos, conforme definido no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como verificar as providências cabíveis.

Homem com câncer apresenta-se angustiado com as situações que a doença provoca nele, pois, além de incapacitá-lo para o trabalho, a doença gera desgaste em seus familiares. O câncer é uma doença que debilita a vida física, emocional e social do doente, debilita, também, os familiares, que modificam suas rotinas em função dos cuidados com ele. Isso ocorre principalmente porque esse homem não possui mais condições terapêuticas, e o tratamento paliativo é o único indicado. Ele está mais fragilizado e tem apresentado uma grande confusão de sentimentos, misto de esperanças, com sentimentos de incertezas com relação ao futuro, pois percebe a proximidade da morte e teme os últimos dias.
Com base no caso exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A ) Casos dessa natureza não devem ser de competência do assistente social, devem ser encaminhados apenas para tratamento médico, por se tratar de um atendimento de saúde.
B ) No âmbito dos Cuidados Paliativos, a intervenção dos assistentes sociais desenvolve-se integrada a uma equipe multidisciplinar e pretende atender às necessidades psicossociais que surgem no processo de morrer, visando promover o conforto e a qualidade de vida a todos os envolvidos.
C ) Nos hospitais, os assistentes sociais e psicólogos são requisitados para o desenvolvimento de diversas atividades. Nesse caso, são apenas esses profissionais que devem realizar o atendimento.
D ) Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões do doente, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais é atribuição exclusiva da equipe médica.

Considera-se que o Código de Ética da profissão apresenta ferramentas imprescindíveis para o trabalho do assistente social na saúde, em todas as suas dimensões: na prestação de serviços diretos à população, no planejamento, na assessoria, na gestão e na mobilização e participação social.
Acerca do que é necessário para que um assistente social da rede privada tenha uma atuação competente e crítica na área da saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A ) Elaborar e participar de projetos de educação permanente, buscar assessoria técnica e sistematizar o trabalho desenvolvido, intervindo na prestação de serviços que esteja sob a responsabilidade de outros profissionais, desde que trate de temáticas relacionadas à saúde.
B ) Formular estratégias de intervenção profissional e subsidiar a equipe de saúde quanto às informações sociais dos usuários por meio do registro no prontuário único, resguardadas as informações sigilosas que devem ser registradas em material de uso exclusivo do Serviço Social.
C ) Realizar a montagem de processo e preenchimento de formulários para viabilização de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), medicação de alto custo e fornecimento de equipamentos (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), bem como a dispensação destes.
D ) Participação na elaboração e gerenciamento das políticas públicas e na formulação e implementação de programas assistenciais.

EM RELAÇÃO AO PROCESSO HISTÓRICO REFERENTE A VACINA NO BRASIL NO ANO 1992.
ASSINALE (V) VERDADEIRA E (F) FALSO.
( )Campanha Nacional contra o Sarampo.
( )Implantada a vacina tríplice viral.
( )Implantada a vacina Anti-hepatite B para grupos de risco.
( )Lançado o Plano de Eliminação do Tétano Neonatal.
A ) FVFV.
B ) 1. VVVV.
C ) Nenhuma das alternativas.
D ) 1. FFFF.
E ) 1. VVFF.

A partir de 1953, a saúde se organizou, antes do Departamento Nacional de Saúde (DNS), passando, então, a ser de responsabilidade do Ministério da Saúde.
Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) José de Brito firma-se como ministro da Saúde e reitera o propósito de incorporar ao MS.
B) A assistência médica e o INSS, dentro da proposta de fixar um Plano Nacional de Saúde.
C) A realização da I Conferência Nacional da Saúde (CNS) em 1964.
D) A criação do Departamento Nacional de Endemias Rurais.

Os rumos do contexto histórico brasileiro são alterados com o golpe militar de 1964. Após, com a chegada da década de 1970, foi possível um reordenamento administrativo do Ministério da Saúde.
Sobre as ações de saúde na década de 70, assinale a alternativa INCORRETA:
A O surgimento do INPS gerou um grande aumento do número de beneficiários, exigindo uma melhoria no sistema de assistência médica.
B O Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento – PIASS proporcionou a implantação de postos de atendimento de saúde nos municípios pequenos de todo o país.
C Através da Lei nº6259 de 30/10/1975, foram organizadas as ações de vigilância epidemiológica e o Programa Nacional de Imunização.
D Em 1970 foi criado o Sistema Nacional de Saúde, com a instituição do sistema de assistência a saúde com validade para todo o território nacional.

O surgimento do INPS gerou um grande aumento do número de beneficiários, exigindo uma melhoria no sistema de assistência médica. Nesse momento, o governo militar, ao invés de investir no setor público por meio do Ministério da Saúde, direcionou grandes somas de recursos financeiros para atenção privada à saúde.
Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A ) A saúde passa a não ter mais regulamentações.
B ) O atestado para quem tomou a vacina de varíola é mais necessário.
C ) A saúde passa a ter mais regulamentações isso inclui a Lei nº 6.259/75, que organiza as ações da vigilância epidemiológica, e o programa nacional de imunizações vem se recomendando.
D ) O atestado para quem tomou a vacina de varíola não é mais necessário, pois acreditava-se que as pessoas já não estavam convencidos de sua eficiência para o organismo.

No século XVIII, as notícias das péssimas condições de saúde em terras brasileiras já haviam se espalhado: “os conflitos com os indígenas, as dificuldade materiais da vida na região e sobretudo as múltiplas e frequentes enfermidades eram os principais obstáculos para o estabelecimento dos colonizadores”(BERTOLLI FILHO, 2011, p. 5).
Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O número de médicos com formação era pequeno em relação à população que necessitava de atendimento, além disso, não havia instituições públicas ou políticas governamentais destinadas à saúde. As dificuldades sanitárias e os diversos agentes de cura revelam o baixo alcance da medicina tradicional na vida da população brasileira.
( ) A Inspetoria Sanitária de Portos foi criada para que doenças de outros países não adentrassem no país.
( ) O desenvolvimento inicial de esforços para políticas de saúde estava restrito aos centros rurais.
A ) V – V – F.
B ) V – V – V.
C ) F – V – F.
D ) F – F – F.

A Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde e sobre a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, sendo conhecida como Lei Orgânica do SUS (Sistema Único de Saúde). Acerca dos tópicos contemplados no texto da Lei n° 8.080, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II- O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos, e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
III- O dever do Estado exclui o das pessoas da família, das empresas e da sociedade.
IV- Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros; a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
A ) As sentenças III e IV estão corretas.
B ) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C ) As sentenças II e III estão corretas.
D ) Somente a sentença III está correta.

Nos termos do art. 35 da Lei n° 8.080/90, para o estabelecimento de valores a serem transferidos aos Estados, Distrito Federal e Municípios, será utilizada a combinação de alguns critérios, segundo análise técnica de programas e projetos. Acerca desses critérios, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Perfil demográfico da região.
II- Perfil epidemiológico da população a ser coberta.
III- Características quantitativas e qualitativas da rede de saúde na área.
IV- Desempenho técnico, econômico e educacional no período anterior.
V- Níveis de participação do setor saúde nos orçamentos federais e estaduais.
VI- Previsão do plano quinquenal de investimentos da rede.
VII- Ressarcimento do atendimento a serviços prestados para outras esferas de governo.
A ) Somente a sentença VII está correta.
B ) As sentenças I, II, III, VI e VII estão corretas.
C ) As sentenças V e VI estão corretas.
D ) Somente a sentença I está correta.

Há uma necessidade de compreensão da Previdência Social como parte dos direitos fundamentais sociais. Na Constituição Federal de 1988, a previdência social está incluída no artigo 6º juntamente com os direitos à educação, à saúde, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à proteção à maternidade e à infância e à assistência aos desamparados.
Com relação à política da Previdência Social, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à forma de financiamento:
A A previdência é uma política contributiva.
B A previdência é uma política não contributiva.
C A previdência não é uma política.
D A previdência é uma política parcialmente contributiva.

O movimento da política de saúde e previdência é intrínseco, sendo que a saúde se tornou precursora da política de previdência social. A conquista de direitos trabalhistas e a cobertura em saúde foram as principais conquistas da previdência social.
Acerca do Serviço Social no Sistema Único de Saúde – SUS, assinale a alternativa INCORRETA que identifica as implicações da inserção do SUS enquanto política de Estado:
A ) Assumir a gestão dos serviços jurídicos.
B ) As políticas econômicas e sociais devem estar orientadas para a eliminação ou redução de riscos para a saúde e a integração das políticas de saúde com as demais políticas públicas, sendo fundamental para o desenvolvimento de ações mais efetivas.
C ) A atuação coordenada das três esferas de governo é necessária para a organização político-territorial do SUS.
D ) A responsabilidade pela situação de saúde não é apenas setorial.

A gestão da saúde pública no período da ditadura militar ficou marcada pela retirada da proteção social do Estado. Nesse contexto, inicialmente observaram-se melhorias nos ganhos do país, porém ao final do regime militar a recessão passou a afetar de forma intensa a população brasileira. Sobre as características da política de saúde no período militar, assinale a alternativa CORRETA:
a) Inicia-se um processo de estatização dos espaços de saúde e de ampliação da intervenção estatal.
b) A política de saúde passa a ser de responsabilidade do Estado com a ampliação do atendimento público.
c) Ocorre um processo intenso de descentralização administrativa na oferta dos serviços públicos de saúde.
d) A saúde passa para o modelo de atendimento privado com foco na hospitalização.

O histórico da seguridade social no Brasil apresenta uma ordem de conquistas com relação ao acesso de direitos que advém da condição de empregado. Sobre as novidades trazidas com a Constituição de 1934, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A forma tríplice de custeio entre empregado, empregador e governo.
II- A forma unificada onde apenas o empregado tinha direitos.
III- A invisibilidade da doença e o atendimento primordial oferecido aos empregados.
IV- A forma bipolar de atender a relação governo e empregado.
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina