Logo Passei Direto
Buscar
Diferentemente de Anita Malfatti, Lasar Segal e Oswaldo Goeldi – que teriam aplicado à temática brasileira tratamento moderno de extração européia –, Tarsila teria criado uma linguagem pictórica caracterizada na época como o “jeito brasileiro de pintar moderno”. Podemos citar, como obras de Tarsila do Amaral, EXCETO:

a) Abaporu, 1928
b) Operários, 1933
c) O Mestiço, 1934
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar quais obras são realmente de Tarsila do Amaral e qual delas não pertence a ela. Analisando as opções: a) Abaporu, 1928 - Esta é uma obra famosa de Tarsila do Amaral e é considerada uma das mais importantes do modernismo brasileiro. b) Operários, 1933 - Esta obra é de Tarsila do Amaral, que retrata a vida dos trabalhadores e é uma das suas obras mais conhecidas. c) O Mestiço, 1934 - Esta obra não é de Tarsila do Amaral, mas sim de outro artista, o que a torna a opção correta para a pergunta. Portanto, a resposta correta é: c) O Mestiço, 1934.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções apresentadas: a) Abaporu, 1928 - Esta obra é uma das mais famosas de Tarsila do Amaral, representando o "jeito brasileiro de pintar moderno". b) Operários, 1933 - Esta obra não é de Tarsila do Amaral, mas sim de Anita Malfatti, portanto, não se encaixa na descrição dada. c) O Mestiço, 1934 - Esta obra também não é de Tarsila do Amaral, mas sim de Lasar Segal, não fazendo parte do estilo característico da artista. Portanto, a obra que não é de Tarsila do Amaral, conforme a descrição dada, é a opção: b) Operários, 1933.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que contém as afirmativas verdadeiras.
I. A tinta acrílica é um material de secagem rápida.
II. As tintas acrílicas podem ser usadas sem solventes tóxicos e podem ser limpas facilmente com apenas sabão e água.
III. Apesar de ser um meio a base de água, uma vez seca, a tinta acrílica é resistente a água.
IV. Pode ser aplicada em diversos tipos de superfície. Como o acrílico é um polímero plástico, você pode pintar em qualquer superfície, desde que não contenha cera ou óleo.

Sobre a arte contemporânea, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas

I. A Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, por isso é denominada de arte do pós-guerra.

II. A Arte Contemporânea perdurou até o final da Segunda Guerra Mundial, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras.

III. Do latim, o vocábulo “contemporanĕu” corresponde a união dos termos “com” (junto) e “tempus” (tempo), ou seja, significa que ou quem do mesmo tempo ou época. Utilizamos essa palavra como adjetivo para indicar o tempo presente, atual.

a) Somente I e II estão corretas
b) Somente II e III estão corretas
c) Somente I e III estão corretas

Na escultura romana, o retrato ocupa lugar de destaque como o gênero predominante, levando os estudos sobre a arte romana a classificar a escultura romana em duas grandes categorias.

II – Na produção de retratos, destacam-se o busto e a cabeça avulsa como as formas mais recorrentes.

III – A explicação para a grande preferência pelo busto e pela cabeça tem por base as razões econômicas, ou seja, a estátua de corpo inteiro custava muito mais barato.

Resposta Marcada :
Somente I e II

Nasceu na Romênia e teve uma trajetória de formação bem particular. Trabalhou como aprendiz de carpinteiro, época em que passou a dominar o talhe da madeira, e estudou escultura em Bucareste antes de ir para Paris fixar residência e investir na carreira de escultor.

O texto acima refere-se a:

As artes visuais, além de suas formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e das transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance). Logo, podemos afirmar que todas estas modalidades das artes visuais, permitem:

ao aluno expressar-se e comunicar-se de diferentes formas no processo de construção do conhecimento.

Pensando nas diretrizes curriculares da BNCC, nas práticas pedagógicas que se alinham com os pressupostos contemplados no documento, é correto dizer que os professores:
Devem propor um planejamento, mas sempre abrindo espaço à liberdade, pois deve contemplar o aluno como protagonista do aprendizado de artes e sujeito das experiências estéticas, buscando expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.

Mais conteúdos dessa disciplina