“Uma perícia bem-feita é capaz de fazer dos vestígios deixados na cena do crime a única testemunha capaz de expressar a verdade absoluta e, portanto, a justiça que sempre se busca” (Autor desconhecido). Na cena do crime são coletadas diferentes substâncias, materiais, objetos, os quais serão analisados pela perícia para a identificação de DNA, substâncias tóxicas, sangue e até esperma. Em relação aos materiais provenientes da cena do crime, assinale a alternativa correta:
A) Indício é toda informação fornecida ao laboratório de toxicologia no ato do recebimento da amostra.
B) O laudo toxicológico nunca pode ser considerado prova material de um delito.
C) Vestígio é todo material bruto, elemento ou objeto obtido e/ou recolhido na cena do crime para posterior análise.
D) Evidência é todo material que não precisa ser analisado, pois apresenta evidente relação com o crime.
Ed
há 7 meses
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Indício é toda informação fornecida ao laboratório de toxicologia no ato do recebimento da amostra. - Esta definição não está correta, pois indício se refere a uma informação que sugere a existência de um fato, e não apenas à informação fornecida ao laboratório. B) O laudo toxicológico nunca pode ser considerado prova material de um delito. - Esta afirmação é incorreta, pois o laudo toxicológico pode sim ser considerado uma prova material, dependendo do contexto e da análise realizada. C) Vestígio é todo material bruto, elemento ou objeto obtido e/ou recolhido na cena do crime para posterior análise. - Esta definição está correta, pois vestígios são, de fato, os materiais coletados na cena do crime que serão analisados. D) Evidência é todo material que não precisa ser analisado, pois apresenta evidente relação com o crime. - Esta definição é imprecisa, pois evidência pode necessitar de análise para comprovar sua relação com o crime. Portanto, a alternativa correta é: C) Vestígio é todo material bruto, elemento ou objeto obtido e/ou recolhido na cena do crime para posterior análise.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
Ed
ano passado
Analisando as definições apresentadas nas alternativas: A) Indício é toda informação fornecida ao laboratório de toxicologia no ato do recebimento da amostra - Esta definição está incorreta, pois indício não se refere à informação fornecida ao laboratório de toxicologia, mas sim a vestígios que podem auxiliar na investigação. B) O laudo toxicológico nunca pode ser considerado prova material de um delito - Esta afirmação está incorreta, pois o laudo toxicológico pode sim ser considerado uma prova material em um processo criminal, dependendo do contexto e da análise realizada. C) Vestígio é todo material bruto, elemento ou objeto obtido e/ou recolhido na cena do crime para posterior análise - Esta definição está correta. Vestígio se refere aos materiais obtidos na cena do crime que são coletados para análise pericial. D) Evidência é todo material que não precisa ser analisado, pois apresenta evidente relação com o crime - Esta definição está incorreta. Evidência se refere a qualquer material coletado na cena do crime que possa ser útil para a investigação, e não necessariamente é algo óbvio. Portanto, a alternativa correta é: C) Vestígio é todo material bruto, elemento ou objeto obtido e/ou recolhido na cena do crime para posterior análise.