Logo Passei Direto
Buscar
Ao longo da história, diversos momentos delinearam as políticas de saúde e a organização do sistema de saúde brasileiro, apresentando marcos importantes, demonstrando que a saúde, como uma política pública, está permeada por uma série de desafios.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Em 1979 foi criado o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS), sendo o primeiro programa de medicina simplificada na esfera federal, que tinha como meta levar assistência e educação em saúde aos trabalhadores rurais, que até então não eram contemplados com essas ações.
II- O Programa Saúde da Família (PSF), iniciado em 1994, reestruturou e reorganizou o sistema público de saúde, sendo que em 2006 passou a ser denominado de Estratégia Saúde da Família (ESF), estando centrada na família e na comunidade e fundamentada na abordagem coletiva, multi e interprofissional.
III- Durante a República Velha, o avanço das políticas de saúde era determinado pelo capitalismo vigente, pois a preocupação do governo era com os grupos sociais de regiões socioeconômicas de destaque, considerando as questões de saúde somente quando as epidemias comprometiam a saúde do trabalhador.
IV- Os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família (NAISF) foram criados em 1998, sendo que em 2005 surgem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), passando a ser Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), extintos em 2019.
Assinale a alternativa CORRETA:

A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Em 1979 foi criado o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS), sendo o primeiro programa de medicina simplificada na esfera federal, que tinha como meta levar assistência e educação em saúde aos trabalhadores rurais, que até então não eram contemplados com essas ações. Verdadeira, essa informação está correta. II- O Programa Saúde da Família (PSF), iniciado em 1994, reestruturou e reorganizou o sistema público de saúde, sendo que em 2006 passou a ser denominado de Estratégia Saúde da Família (ESF), estando centrada na família e na comunidade e fundamentada na abordagem coletiva, multi e interprofissional. Verdadeira, essa informação também está correta. III- Durante a República Velha, o avanço das políticas de saúde era determinado pelo capitalismo vigente, pois a preocupação do governo era com os grupos sociais de regiões socioeconômicas de destaque, considerando as questões de saúde somente quando as epidemias comprometiam a saúde do trabalhador. Verdadeira, essa afirmação é correta, pois reflete a realidade das políticas de saúde na época. IV- Os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família (NAISF) foram criados em 1998, sendo que em 2005 surgem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), passando a ser Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), extintos em 2019. Falsa, a informação sobre a extinção dos NASF-AB em 2019 não está correta, pois eles continuam a existir, embora tenham passado por mudanças. Agora, vamos às alternativas: A) As sentenças I e IV estão corretas. (Falsa, IV é falsa) B) As sentenças II, III e IV estão corretas. (Falsa, IV é falsa) C) As sentenças I e IV estão corretas. (Falsa, IV é falsa) D) As sentenças II e III estão corretas. (Verdadeira, II e III são verdadeiras) Portanto, a alternativa correta é: D) As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Em 1979 foi criado o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS), sendo o primeiro programa de medicina simplificada na esfera federal, que tinha como meta levar assistência e educação em saúde aos trabalhadores rurais, que até então não eram contemplados com essas ações. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II- O Programa Saúde da Família (PSF), iniciado em 1994, reestruturou e reorganizou o sistema público de saúde, sendo que em 2006 passou a ser denominado de Estratégia Saúde da Família (ESF), estando centrada na família e na comunidade e fundamentada na abordagem coletiva, multi e interprofissional. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. III- Durante a República Velha, o avanço das políticas de saúde era determinado pelo capitalismo vigente, pois a preocupação do governo era com os grupos sociais de regiões socioeconômicas de destaque, considerando as questões de saúde somente quando as epidemias comprometiam a saúde do trabalhador. Falso, essa afirmativa está incorreta, pois durante a República Velha a saúde pública no Brasil era marcada por ações pontuais e não abrangentes, não havendo um foco tão específico no capitalismo vigente. IV- Os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família (NAISF) foram criados em 1998, sendo que em 2005 surgem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), passando a ser Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), extintos em 2019. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Portanto, as sentenças corretas são I, II e IV. A alternativa que contém todas as sentenças corretas é: B) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Relatório 30 anos de SUS. Que SUS para 2030? (OPAS, 2018) informa que não há dúvidas quanto à necessidade de realizar mudanças no SUS, que reformas são fundamentais para que se possa preservar a universalidade, a integralidade e a ausência de barreiras financeiras, mas que as proposições devem ter consistência, sem provocar retrocessos nos direitos alcançados, a fim de superar os desafios existentes.
I- O SUS apresenta inúmeros problemas: subfinanciamento; precária administração; escassez de profissionais de saúde; falta de vontade política; pouca participação popular; carência tecnológica; equipamentos e infraestrutura física precários, dentre outros.
II- Existem forças poderosas que atuam sobre o setor saúde, direcionadas a restringir os direitos adquiridos e a atender interesses clientelistas de mercado, obstaculizando o fortalecimento do SUS e contrariando os princípios constitucionais.
III- Para enfrentar os desafios e garantir a sustentabilidade das políticas de saúde e do SUS é necessário estabelecer um diálogo entre o Estado e a sociedade civil para que o desmantelamento do maior sistema público de saúde não se concretize.
IV- Para qualificar o SUS e garantir sua permanência, o único caminho, indiscutivelmente, é uma Atenção Básica forte, eficiente e resolutiva, sendo a estratégia mais viável por seu custo-efetividade e por atender a camada pauperizada da sociedade.
A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa III está correta.
C) Somente a afirmativa I está correta.
D) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

De acordo com Figueiredo e Porto Júnior (2017, p.30), “historicamente, as políticas de saúde no Brasil aparecem subordinadas aos interesses políticos e econômicos, sempre que uma nova forma de poder surge determinando um novo modelo a ser seguido [...], sendo que a sociedade fica à revelia dos modelos de saúde criados com o passar dos tempos [...]”.
I- A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola foi ratificada pela Lei Federal de 1904, gerando a Revolta da Vacina, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, que ficou estigmatizada, enfatizando a violência e omitindo as condições precárias que a população vivia.
II- O sucessor de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, reverteu alguns tópicos negativo da atuação fiscalizatória sanitária, introduzindo um modelo educativo em saúde para a população e a higiene industrial, dando uma nova roupagem para o modelo campanhista.
III- Oswaldo Cruz adotou algumas medidas inusitadas para controlar as epidemias, dentre elas, a campanha contra a peste bubônica, que consistia na compra de ratos, criando uma nova ocupação laboral, o comprador de ratos.
IV- No período colonial do Brasil, o sistema de atendimento à saúde estava baseado em conhecimentos tradicionais, sendo que com a chegada da Família Real, em 1810, foi introduzida a ação da Polícia Médica para vigiar e controlar o surgimento de epidemias.
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças III e IV estão corretas.

Desde a época Colonial até a criação do Sistema Único de Saúde, as políticas públicas em saúde passaram por um processo evolutivo, atreladas a diversos fatores de cunho cultural, social, econômico e político.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Junta Central de Saúde Pública, considerada o embrião do Ministério da Saúde, foi criada em 1850, com o objetivo de coordenar as atividades de polícia sanitária e de vacinação, bem como fiscalizar o exercício da medicina e atuar no combate à febre amarela.
( ) O Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP) foi criado em 1930, remodelou os serviços sanitários e tinha como desígnio prestar serviços de saúde pública a todos que não desfrutavam dos serviços previdenciário e dos ofertados pelas caixas de aposentadorias.
( ) Por cerca de 389 anos, durante o período Colonial e Imperial, não houve políticas públicas de saúde estruturadas, assim como não existiam centros de atendimento à população, sendo que os escassos serviços de saúde estavam voltados para a profilaxia das doenças epidêmicas.
( ) Durante o período do Autoritarismo (1945 a 1964), também denominado de Ditadura Militar, as políticas de saúde favoreciam o setor privado por meio de compra de serviços médicos, apoio aos investimentos e concessão de empréstimos, sendo que essas ações ocasionaram a falência do INPS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V – V – V – V.
B) F – V – F – V.
C) V – F – V – F.
D) V – V – V – F.

O Capítulo 1 do material didático traz a evolução histórica das políticas de saúde no Brasil antes do SUS, proporcionando o conhecimento de forma mais detalhada sobre as primeiras iniciativas para as suas implantações.
Com base no contexto, analise as sentenças a seguir:
I- No período de redemocratização houve a criação do Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU), em 1949, fato importante e arrojado para a assistência à saúde, devido à iniciativa de prover atendimento domiciliar à população por meio do setor público.
II- Criado em 1942, a partir de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano, via Fundação Rockefeller, o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) se expandiu nas regiões rurais brasileiras, construindo redes de unidades de saúde locais, com ênfase nos serviços preventivos e curativos.
III- O Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERu) foi criado em 1956, pelo Ministério da Saúde, e estava direcionado exclusivamente para as endemias nas áreas rurais, com foco na cura da população do campo, que padecia com as diversas doenças existentes.
IV- O governo, durante os anos de 1964 a 1985 implantou reformas institucionais que afetaram a assistência à saúde da população de forma significativa, restringindo-se às campanhas de saúde de pouca eficácia, sendo que as ações de saúde foram afetadas pela repressão política.
Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Conforme a Resolução nº 588, de 12 de julho de 2018, em seu Art. 2º, "a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) é uma política pública de Estado e função essencial do SUS, tendo caráter universal, transversal e orientador do modelo de atenção nos territórios [...]" (BRASIL, 2018, p. 2). Com base na PNVS, analise as sentenças a seguir:
I- Em seu art. 7º estão definidos os princípios que devem orientar as ações inerentes a essa política, os quais são importantes para o desempenho do profissional e das respectivas equipes de trabalho e em seu Art. 8º estão elencadas as diretrizes, sendo que dentre elas está a inserção das ações de vigilância em saúde em toda a Rede de Atenção à Saúde.
II- A PNVS, que tem caráter transversal, é um fato inédito, pois é a primeira vez na história que se tem uma política pública de Vigilância em Saúde voltada para a promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos, sendo que visa também a redução da morbidade e mortalidade.
III- O processo de elaboração da PNVS iniciou em 2014, sendo realizados diversos debates estaduais, que contaram com a participação da sociedade civil e de gestores da área da saúde, resultando em uma política que incide sobre todos os níveis de atenção à saúde, abrangendo serviços específicos de saúde.
IV- A PNVS envolve a articulação de saberes, processos e práticas relativos às vigilâncias epidemiológica, sanitária, saúde ambiental e saúde do trabalhador, está alinhada com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, mas tem muitos desafios para que seja efetivamente implementada.
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina