Logo Passei Direto
Buscar
Tem-se um gerador de f.e.m.E=12V e resistência interna r = 2,0 Ω. Determine:
a) a ddp em seus terminais para que a corrente que o atravessa, tenha intensidade i = 2,0A;
b) a intensidade da corrente i para que a ddp no gerador seja U = 10V

User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para determinar a diferença de potencial (ddp) nos terminais do gerador para que a corrente que o atravessa tenha intensidade de 2,0A, podemos utilizar a Lei de Ohm e a Lei de Kirchhoff. a) Para determinar a ddp nos terminais do gerador, podemos usar a fórmula da Lei de Ohm: U = E - (r * i), onde: - U é a ddp nos terminais do gerador; - E é a f.e.m. do gerador, que é 12V; - r é a resistência interna do gerador, que é 2,0 Ω; - i é a corrente que o atravessa, que é 2,0A. Substituindo os valores na fórmula, temos: U = 12V - (2,0 Ω * 2,0A) U = 12V - 4V U = 8V Portanto, a ddp nos terminais do gerador para que a corrente que o atravessa tenha intensidade de 2,0A é de 8V. Para determinar a intensidade da corrente para que a ddp no gerador seja de 10V, podemos reorganizar a fórmula da Lei de Ohm para encontrar a corrente: U = E - (r * i) i = (E - U) / r Substituindo os valores na fórmula, temos: i = (12V - 10V) / 2,0 Ω i = 2,0V / 2,0 Ω i = 1,0A Portanto, a intensidade da corrente para que a ddp no gerador seja de 10V é de 1,0A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Comumente denomina-se gerador qualquer aparelho no qual a energia química, mecânica ou de outra natureza é transformada em energia elétrica. A curva característica é o gráfico que relaciona a intensidade de corrente i no gerador com a diferença de potencial (ddp) U entre seus terminais. Considerando que o gráfico a seguir representa a curva característica de um gerador hipotético, qual a intensidade da corrente de curto-circuito desse gerador?
Qual a intensidade da corrente de curto-circuito desse gerador?
a) 0,15 A.
b) 1,5 A.
c) 15 A.
d) 30 A.
e) 32 A.

O gerador elétrico é um dispositivo que fornece energia às cargas elétricas elementares, para que essas se mantenham circulando. Considerando-se um gerador elétrico que possui fem ε = 40,0V e resistência interna r = 5,0 Ω, é correto afirmar que
É correto afirmar que:
a) a intensidade da corrente elétrica de curto circuito é igual a 10,0A.
b) a leitura de um voltímetro ideal ligado entre os terminais do gerador é igual a 35,0V.
c) a tensão nos seus terminais, quando atravessado por uma corrente elétrica de intensidade i = 2,0A, é U = 20,0V.
d) a intensidade da corrente elétrica que o atravessa é de 5,6A, quando a tensão em seus terminais é de 12,0V.
e) ele apresenta um rendimento de 45%, quando atravessado por uma corrente elétrica de intensidade i = 3,0A.

Quando os terminais de uma pilha elétrica são ligados por um fio de resistência desprezível, passa por ele uma corrente de 20ª. Medindo a ddp entre os terminais da pilha, quando ela está em circuito aberto, obtém-se 1,0V.
Determine f.e.m. E e a resistência interna r da pilha.

Observe o circuito abaixo. Quando a chave seletora (ch) está posicionada em x, o amperímetro (A) registra 1,5 A. Quando mudamos a chave seletora para a posição y, o amperímetro passa a registra 1,2 A.
Determine a força eletromotriz (E) na bateria.
a) 3V
b) 6V
c) 12V
d) 18V
e) 24V

Um determinado gerador, que possui fem 2,0 V e resistência interna 0,5 Ω, está associado em série a uma pequena lâmpada de resistência 2 Ω.
Determine a tensão elétrica existente entre os terminais do gerador.
a) 1,5
b) 1,2
c) 1,6
d) 1,8
e) 2,0

Qual será a resistência interna para um gerador que possui fem igual a 50 V e rendimento de 60 % quando percorrido por uma corrente de 2,5 A?
Qual será a resistência interna?
a) 8 Ω
b) 4 Ω
c) 2 Ω
d) 16 Ω
e) 20 Ω

Cinco geradores, cada um de f.e.m. igual a 4,5V e corrente de curto-circuito igual a 0,5A, são associados em paralelo. A f.e.m.e a resistência interna do gerador equivalente têm valores respectivamente iguais a:
a) 4,5V e 9,0W
b) 22,5V e 9,0W
c) 4,5V e 1,8W
d) 0,9V e 9,0W
e) 0,9V e 1,8W

Três baterias idênticas são ligadas em paralelo, como na figura a seguir. A forca eletromotriz de cada bateria é E, com resistência interna igual a r. A bateria equivalente dessa associação tem força eletromotriz e resistência interna, respectivamente iguais a:
a) 3E e r
b) E e r/3
c) E/3 e r
d) E/3 e r/3
e) 3E e r/3

Mais conteúdos dessa disciplina