Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a opção que contém o enunciado pertencente à gramática da língua falada a. "Aonde você mora?" b. "Você fez o que eu lhe falei?" c. "Amanhã farei o serviço que você me pediu para fazer". d. "O que faço, se a máquina retiver o cartão do Banco?"
User badge image
Gleucir Leite

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar qual enunciado pertence à gramática da língua falada, precisamos considerar a naturalidade e a informalidade da linguagem utilizada. Analisando as opções: a) "Aonde você mora?" - Embora seja uma pergunta comum, o uso de "aonde" pode ser considerado mais formal e, em contextos falados, muitas vezes se usa "onde". b) "Você fez o que eu lhe falei?" - Esta frase é gramaticalmente correta e pode ser usada na fala, mas é um pouco mais formal. c) "Amanhã farei o serviço que você me pediu para fazer." - Esta frase é mais formal e estruturada, típica da escrita. d) "O que faço, se a máquina retiver o cartão do Banco?" - Esta frase é mais coloquial e reflete uma situação comum que pode ser discutida na fala. Dentre as opções, a que mais se aproxima da gramática da língua falada, por sua naturalidade e informalidade, é: d) "O que faço, se a máquina retiver o cartão do Banco?"

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Por meio da descrição linguística, o professor, na sala de aula, poderia trabalhar a metalinguagem, explicitando, entre outras situações do texto a seguir,
a ) a concordância nominal e verbal como ocorrências encontradas nos versos 2, 3 e 4.
b ) apenas a concordância verbal como ocorrências encontradas nos versos 2 e 4.
c ) apenas a diferença entre a língua falada e a escrita, no nível fonológico.
d ) todas as ocorrências linguísticas encontradas no nível lexical.

Como lugar de apropriação sistemática do saber linguístico, a escola deve
A ) criar condições de aprendizagem que possibilitem ao aluno apropriar-se da língua em suas várias modalidades, tornando-se assim um poliglota dentro de sua própria língua.
B ) possibilitar a aprendizagem apenas da língua considerada culta e padrão, através de atividades que contribuam para que o aluno possa tornar-se um exímio escritor.
C ) favorecer a aprendizagem da língua escrita baseada apenas na língua falada pelo aluno, para estabelecer interações com o mundo que o cerca.
D ) permitir que o professor apenas aplique metodologias e trabalhe conteúdos programáticos sobre o saber linguístico de forma diversificada e intensiva.

Sobre a teoria gramatical desenvolvida no espaço da sala de aula, podemos afirmar que
A ) proporciona o desenvolvimento eficaz da competência linguística do falante.
B ) não possibilita a ampliação da competência gramatical do falante.
C ) não atende de forma satisfatória aos fatos da língua em uso.
D ) baseia-se em todas as variedades da língua, especialmente, a norma-padrão.

Considerando a multidimensionalidade do conhecimento linguístico, é correto afirmar que no ensino da língua
a ) o professor deve considerar apenas a dimensão da língua enquanto sistema e código. b ) só deve ser considerada a dimensão da língua como realidade exterior ao falante. c ) o professor deve considerar tanto a dimensão representativa quanto a dimensão comunicativa da língua. d ) só deve ser considerada a dimensão comunicativa da língua nas situações reais de interação.

São características de um ensino de língua voltado para a prática da análise linguística:
a ) ênfase nos usos da língua como objetos de ensino, metodologia transmissiva, baseada na exposição dedutiva.
b ) ênfase nos conteúdos gramaticais como objetos de ensino, metodologia transmissiva, baseada na exposição dedutiva.
c ) ênfase nos conteúdos gramaticais como objetos de ensino, metodologia reflexiva, preferência por questões abertas e atividades de pesquisa.
d ) ênfase nos usos da língua como objetos de ensino, metodologia reflexiva, preferência por questões abertas e atividades de pesquisa.

Sobre a prática do professor de língua portuguesa, podemos afirmar que
a ) sempre se baseou na gramática da língua em uso, com o aluno experienciando atividades voltadas para sua realidade linguística. b ) sempre esteve voltada para um ensino mecânico e sem significado dos conteúdos gramaticais aplicados em sala de aula. c ) sempre buscou valorizar as ocorrências linguísticas da escrita literária e da fala popular. d ) sempre esteve voltada para a língua usada tanto pelos escritores de renome, quanto pelos falantes das classes sociais menos favorecidas.

Mais conteúdos dessa disciplina