Logo Passei Direto
Buscar

Português

UNICSUL
No trecho “os passarinhos estão mais lentos que a rotação da eternidade”, tem-se: a. um superlativo relativo de superioridade. b. um comparativo de igualdade; c. um superlativo analítico de lento; d. um comparativo de superioridade; e. um superlativo absoluto;
User badge image
Marta Frutuoso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar a frase "os passarinhos estão mais lentos que a rotação da eternidade". 1. Superlativo relativo de superioridade: Refere-se a algo que é mais do que outro em um grupo, mas não é o mais em geral. Não se aplica aqui. 2. Comparativo de igualdade: Usado para comparar duas coisas de forma igual, como "tão... quanto". Não é o caso. 3. Superlativo analítico de lento: Isso se refere a uma forma de superlativo que usa palavras adicionais, mas não se encaixa na frase. 4. Comparativo de superioridade: Indica que uma coisa é mais do que outra, como "mais lento que". Isso se aplica à frase. 5. Superlativo absoluto: Refere-se a algo que é o mais em geral, como "lento" sem comparação. Não se aplica aqui. Portanto, a alternativa correta é: d. um comparativo de superioridade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Baseando-se na regularidade e na irregularidade verbal e neste fragmento “Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo”, é correto afirmar que:
a. têm três verbos são irregulares
b. existem dois verbos irregulares
c. computa-se um verbo regular
d. há um verbo irregular
e. têm-se três verbos regulares

O superlativo absoluto sintético dos adjetivos é formado com a participação de sufixos. O mais comum deles é o –íssimo, sendo que, nos adjetivos terminados em vogal, quando se acrescenta o sufixo, esta vogal desaparece. Mas muitos adjetivos possuem formas irregulares para exprimir o superlativo absoluto sintético. Nas sentenças abaixo, apenas em uma delas o adjetivo não está corretamente flexionado:
a. Aquele homem é um sujeito felicíssimo.
b. O cristal é um material frágil, ou melhor, fragilíssimo.
c. Ela sempre foi uma pessoa simpatíssima.
d. Sejamos sempre tolerantíssimos.

Numerais coletivos são aqueles que designam um conjunto determinado de seres. Associe as duas colunas, relacionando o sentido ao respectivo numeral coletivo: (A) período de cinco anos (B) período de cem anos (C) período de seis anos ( ) sexênio ( ) século ( ) lustro
a. B, A, C
b. C, B, A
c. B , C, A
d. A, B , C
e. A , C , B

Em todas as frases há um pronome demonstrativo, exceto em:

a.
Eu não posso fazer esse trabalho

b.
Não esperava encontrar tal pessoa

c.
Todos a acharam simpática

d.
Meus amigos prepararam esta bela surpresa.

Assinale a alternativa que completa corretamente as frases a seguir: — Os gritos chegaram até _____. — Entre você e _____ há uma grande diferença. — Entregou as fotografias para _____ selecioná-las. — Para _____, é difícil estudar à noite. — Deixaram a louça para _____ lavar.
a. mim — mim — eu — mim — eu.
b. eu — mim — eu — eu — eu.
c. eu — eu — mim — mim — eu.
d. mim — eu — eu — eu — mim.
e. mim — mim — eu — eu — mim.

Uma as frases abaixo por meio de um pronome relativo e assinale a alternativa correta: O eclipse encantou multidões. A magia do eclipse afagou a alma. a. O eclipse afagou a alma onde sua magia encantou a todos. b. O eclipse, cuja magia dele afagou a alma, encantou multidões. c. O eclipse, cuja a magia afagou a alma, encantou multidões. d. O eclipse, cuja magia afagou a alma, encantou multidões. e. O eclipse, que a magia afagou a alma, encantou multidões.

Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas da frase: Ao comprar flores pela manhã, ela preferiu: ___________, _________, _________.
a. amor-perfeitos , sempre-vivas, gira-sóis
b. amor-perfeitos, sempre-vivas; gira-sóis
c. amores-perfeitos, sempre-vivas; girassóis
d. amores-perfeitos, sempres-vivas; gira-sóis
e. amores-perfeitos, sempres-viva; girassóis

A alternativa em que a concordância de gênero, em relação aos substantivos destacados, não é feita de acordo com o padrão culto da língua é: a. Na Idade Média era comum que os cabeças de rebeliões fossem decapitados. b. Alguns gramas de queijo a mais seriam suficientes para qualificar a receita. c. Juízes multam os trabalhadores e os testemunhas por mentirem no tribunal. d. As carecas são todas brilhantes. O mesmo não se pode dizer de todos os carecas. e. As sucessivas derrotas do time acabaram abalando o moral dos jogadores.

Na frase: "Apieda-te qualquer sandeu", a palavra sandeu (idiota, imbecil) é um substantivo: a. simples, abstrato e masculino b. comum, concreto e sobrecomum c. comum, simples e masculino d. concreto, simples e comum de dois gêneros. e. simples, abstrato e feminino.

Define-se como substantivo abstrato aquele cuja existência depende de outro ser, como, por exemplo, o destacado em: a. [...] me dá o medo pavor! b. Deus vem vindo [...] c. E, outra coisa: o diabo, é às brutas [...] d. [...] da faquinha só se achava o cabo [...] e. O cabo — por não ser de metal [...]

Uma das funções do artigo é a substantivação, ou seja, quando antecede uma palavra, ele a torna, automaticamente, um substantivo. Em qual alternativa há um artigo que exerce essa função?
a. Bom leitor é aquele que lê as entrelinhas.
b. O homem ficou impressionado com o andar de bailarina daquela mulher.
c. A criança entrava e saia de casa o tempo todo.
d. Ela chegou cantarolando a música que era o tema do filme.
e. A dança é uma das expressões corporais mais divulgadas pelos artistas.

Assinale a alternativa em que UM(A) é empregado apenas como artigo indefinido e não como um numeral:
a. Um único aceno foi o bastante para a mãe se alegrar.
b. Segurando o material com uma das mãos, ela estendeu a outra ao amigo.
c. Um gato equivale em agilidade a muitos cães.
d. Com uma só mão ela não conseguiu se equilibrar.
e. Um homem é o suficiente para erguer aquela caixa.

Assinale a alternativa em que o emprego do artigo definido é facultativo, ou seja, ele pode ser retirado sem alterar o sentido da sentença:
a. A professora trabalhou o ano todo sem férias.
b. Não consegui encontrar o meu caderno.
c. Ela é o retrato da mãe, a Presidente do Grupo.
d. Ele sempre compra alimentos a poucos reais o quilo.
e. Aquele é o treinador sem o qual ela não teria aprendido a nadar.

Mais conteúdos dessa disciplina