Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa em que a pontuação está em conformidade com a norma-padrão.

a) A geração atual, é protagonista e testemunha de rápidas transformações demográficas, tecnológicas e no mercado de trabalho.
b) Queremos saber como atualmente, as transformações afetam as relações sociais e familiares ou o equilíbrio entre o trabalho e o lazer.
c) A família, ante a pergunta sobre o que dá “muito” sentido e satisfação à vida, aparece consistentemente em primeiro.
d) Esses são indícios embora não de todo conclusivos, de que a vida atual, comporta alguma tendência a um maior isolamento.
e) Depois da família estar ao ar livre, ou estar com amigos e animais de estimação, é o que dá mais satisfação, às pessoas.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa em relação à norma-padrão de pontuação: a) "A geração atual, é protagonista e testemunha de rápidas transformações demográficas, tecnológicas e no mercado de trabalho." - A vírgula antes de "é" está incorreta, pois não é necessário separar o sujeito do predicado. b) "Queremos saber como atualmente, as transformações afetam as relações sociais e familiares ou o equilíbrio entre o trabalho e o lazer." - A vírgula antes de "as transformações" está incorreta. O advérbio "atualmente" não exige vírgula. c) "A família, ante a pergunta sobre o que dá “muito” sentido e satisfação à vida, aparece consistentemente em primeiro." - A vírgula após "família" está correta, mas a frase pode ser considerada um pouco confusa. d) "Esses são indícios embora não de todo conclusivos, de que a vida atual, comporta alguma tendência a um maior isolamento." - A vírgula antes de "embora" está incorreta, e a vírgula após "atual" também não é necessária. e) "Depois da família estar ao ar livre, ou estar com amigos e animais de estimação, é o que dá mais satisfação, às pessoas." - A vírgula antes de "ou" não é necessária, e a vírgula antes de "às pessoas" está incorreta. Após essa análise, a alternativa que está em conformidade com a norma-padrão é a c), pois, apesar de algumas questões de clareza, a pontuação está mais adequada em comparação com as demais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ponto e vírgula ( ; )
a) Utilizamos ponto e vírgula para separar os itens de uma sequência de outros itens: Antes de iniciar a escrita de um texto, o autor deve fazer-se as seguintes perguntas: I- O que dizer; II- A quem dizer; III- Como dizer; IV- Por que dizer; V- Quais objetivos pretendo alcançar com este texto?
b) Utilizamos ponto e vírgula para separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas nas quais já se tenha utilizado a vírgula: “O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca; os lábios grossos, o inferior um tanto tenso.” (O Visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay)
c) Utilizamos o travessão para iniciar a fala de um personagem no discurso direto: A mãe perguntou ao filho: — Já lavou o rosto e escovou os dentes?
d) Utilizamos o travessão para indicar mudança do interlocutor nos diálogos: — Filho, você já fez a sua lição de casa? — Não se preocupe, mãe, já está tudo pronto.
e) As aspas são utilizadas com as seguintes finalidades: a) Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares: A aula do professor foi “irada”. Ele me pediu um “feedback” da resposta do cliente. b) Indicar uma citação direta: “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. (O prazer de viajar - Eça de Queirós)
1. Assinale a alternativa em que a pontuação está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
2. No trecho “Não me importava: ela era minha e estava lá” (6º parágrafo), os dois-pontos foram empregados para introduzir, em relação à informação que os antecede, a) uma síntese. b) uma explicação. c) uma ressalva. d) uma correção. e) uma citação.
3. A pontuação está empregada corretamente na alternativa:
4. A pontuação está de acordo com a norma-padrão em:
5. Assinale a alternativa escrita de acordo com a norma-padrão de pontuação.
6. Assinale a alternativa em que a pontuação e o emprego de pronomes estão em conformidade com a norma-padrão.
7. Assinale a alternativa em que a pontuação, a colocação pronominal e a concordância verbal atendem à norma-padrão.
8. De acordo com a norma-padrão de pontuação e concordância, está corretamente redigida a frase:

Mais conteúdos dessa disciplina