Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as características das leis, assinale a alternativa correta.

a. As leis são elaboradas pelos órgãos do Estado (estatalidade) e diferenciam-se dos costumes com fonte material do direito, posto que estes são forjados dentro da sociedade, ou seja, fora da órbita normativa do Estado.
b. As leis são abstratas porque, do mesmo modo que os bens incorpóreos, elas não possuem corpo físico.
c. As leis são gerais porque sempre que as pessoas se vinculam a um contrato, todos devem obedecer, independentemente de haver ou não se vinculado ao pacto.
d. As leis podem ou não ser escritas e publicadas, desde que sejam conhecidas por todos os cidadãos.
e. As leis posteriores não podem modificar os direitos já existentes, independentemente de serem constitucionais ou não.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as características das leis: a) As leis são elaboradas pelos órgãos do Estado (estatalidade) e diferenciam-se dos costumes com fonte material do direito, posto que estes são forjados dentro da sociedade, ou seja, fora da órbita normativa do Estado. - Esta afirmação está correta, pois realmente as leis são criadas por órgãos do Estado e se diferenciam dos costumes. b) As leis são abstratas porque, do mesmo modo que os bens incorpóreos, elas não possuem corpo físico. - Embora as leis sejam abstratas, essa definição não é a mais precisa em relação às características das leis. c) As leis são gerais porque sempre que as pessoas se vinculam a um contrato, todos devem obedecer, independentemente de haver ou não se vinculado ao pacto. - Essa afirmação não é correta, pois as leis não se aplicam a contratos de forma tão ampla. d) As leis podem ou não ser escritas e publicadas, desde que sejam conhecidas por todos os cidadãos. - Essa afirmação é incorreta, pois, para serem válidas, as leis precisam ser escritas e publicadas. e) As leis posteriores não podem modificar os direitos já existentes, independentemente de serem constitucionais ou não. - Essa afirmação é falsa, pois leis posteriores podem sim modificar direitos existentes. Portanto, a alternativa correta é: a) As leis são elaboradas pelos órgãos do Estado (estatalidade) e diferenciam-se dos costumes com fonte material do direito, posto que estes são forjados dentro da sociedade, ou seja, fora da órbita normativa do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise o seguinte excerto: “Diário Oficial da União Publicado em: 22/03/2020 | Edição: 55-L | Seção: 1 - Extra | Página: 1 Órgão: Atos do Poder Executivo MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020 Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: [...] Art. 39. Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.” Conforme o artigo 39 da Medida Provisória: A vacatio legis corresponde ao tempo de vacância entre a data de publicação de determinada lei e sua efetiva vigência e, nesse caso, se deu de forma excepcional, vez que a própria lei definiu o início de sua vigência.

a. A vacatio legis é o que determina a obrigatoriedade de cumprimento de determinada lei e, no caso da Medida Provisória em questão, ocorreu a partir de 23/03/2020.
b. A vacatio legis se deu, conforme a regra geral, nos termos da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro – LINDB (Redação dada pela Lei n. 12.376, de 2010).
c. A vacatio legis corresponde ao tempo de vacância entre a data de publicação de determinada lei e sua efetiva vigência e, nesse caso, se deu de forma excepcional, vez que a própria lei definiu o início de sua vigência.
d. A vacatio legis corresponde à restauração de vigência de determinada lei, por ter a lei revogadora perdido a vigência e, no caso da Medida Provisória em questão, a restauração ocorreu a partir de 23/03/2020.
e. A vacatio legis corresponde à utilização da analogia, dos costumes e dos princípios gerais de direito em caso de omissão da lei, já que a Medida Provisória em questão não foi clara no tocante à data de entrada em vigor.

No tocante ao conteúdo da Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
A Constituição determina que todas as pessoas, a partir dos 18 anos, devem ser votadas para a representação do que se chama de pluralismo político.
A Constituição reconhece a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos índios, com o que reconhece a existência de minorias nacionais e institui normas de proteção de sua singularidade étnica, especialmente de suas línguas, costumes e usos.
A Constituição estatui que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais.
A Constituição determina que a família tem o grave dever, juntamente com a sociedade e o Estado, de assegurar com absoluta prioridade, os direitos fundamentais da criança e do adolescente.
A Constituição define ecologicamente equilibrado como direito de todos e lhe dá a natureza de bem de uso comum do povo.
a) A Constituição determina que todas as pessoas, a partir dos 18 anos, devem ser votadas para a representação do que se chama de pluralismo político.
b) A Constituição reconhece a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos índios, com o que reconhece a existência de minorias nacionais e institui normas de proteção de sua singularidade étnica, especialmente de suas línguas, costumes e usos.
c) A Constituição estatui que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais.
d) A Constituição determina que a família tem o grave dever, juntamente com a sociedade e o Estado, de assegurar com absoluta prioridade, os direitos fundamentais da criança e do adolescente.
e) A Constituição define ecologicamente equilibrado como direito de todos e lhe dá a natureza de bem de uso comum do povo.

Mais conteúdos dessa disciplina