Logo Passei Direto
Buscar

Literatura

EM Jardim Felicidade
Quanto ao romance brasileiro na segunda fase do Modernismo, podemos afirmar, exceto: A ) Marques Rebelo, autor carioca, embora se demonstre um herdeiro da primeira fase do Modernismo, tem os seus trabalhos guiados, muitas vezes, por temas e estilos que podem se inserir na mesma linha de escritores como Machado de Assis e Lima Barreto. B ) Na segunda fase do Modernismo existe uma preocupação com a exploração de novas formas narrativas, destacando-se nesse âmbito o romance regionalista de Guimarães Rosa e o psicológico de Clarice Lispector. C ) Rachel de Queiroz e José Lins do Rego são importantes nomes da prosa moderna dos anos 1930 e os sertanejos da região Nordeste são a base contextual e temática de suas escrituras. D ) Dentre as características do modernismo de 1930 podemos destacar a busca por temas nacionais ligados ao interior, o interesse pela vida cotidiana de tipos regionais e a aproximação com uma linguagem mais brasileira. E ) A obra de Graciliano Ramos é caracterizada pela utilização de vocabulário seco, linguagem concisa, enxuta, pela frase curta e pela contida adjetivação.
User badge image
Elizete Rodrigues

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta, precisamos identificar a alternativa que não se alinha com as características do romance brasileiro na segunda fase do Modernismo. Vamos analisar cada alternativa: A) Marques Rebelo, autor carioca, embora se demonstre um herdeiro da primeira fase do Modernismo, tem os seus trabalhos guiados, muitas vezes, por temas e estilos que podem se inserir na mesma linha de escritores como Machado de Assis e Lima Barreto. - Esta afirmação é verdadeira, pois Marques Rebelo realmente dialoga com esses autores. B) Na segunda fase do Modernismo existe uma preocupação com a exploração de novas formas narrativas, destacando-se nesse âmbito o romance regionalista de Guimarães Rosa e o psicológico de Clarice Lispector. - Esta afirmação é verdadeira, pois a segunda fase realmente explora novas formas narrativas. C) Rachel de Queiroz e José Lins do Rego são importantes nomes da prosa moderna dos anos 1930 e os sertanejos da região Nordeste são a base contextual e temática de suas escrituras. - Esta afirmação é verdadeira, pois ambos autores têm forte ligação com o contexto nordestino. D) Dentre as características do modernismo de 1930 podemos destacar a busca por temas nacionais ligados ao interior, o interesse pela vida cotidiana de tipos regionais e a aproximação com uma linguagem mais brasileira. - Esta afirmação é verdadeira e reflete bem as características do período. E) A obra de Graciliano Ramos é caracterizada pela utilização de vocabulário seco, linguagem concisa, enxuta, pela frase curta e pela contida adjetivação. - Esta afirmação é verdadeira e descreve corretamente o estilo de Graciliano Ramos. Como todas as alternativas A, B, C, D e E são verdadeiras, a pergunta pede a opção que não se alinha, ou seja, a que é falsa. No entanto, como todas são verdadeiras, a questão parece estar mal formulada. Portanto, a resposta correta é que não há uma alternativa "exceto" que seja falsa, pois todas são verdadeiras. Você pode precisar revisar a questão ou verificar se há um erro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Relacionando Realismo e Naturalismo, é possível afirmar que estão corretas as afirmativas:
I.A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Auguste Comte e o evolucionismo formam o contexto sócio-político-econômico-filosóficocientífico em que se desenvolveu a estética realista.
II.O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e na subjetividade.
III.Os maiores representantes da estética realista/naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompeia.
IV.Poderíamos citar como característica da estética realista: o individualismo, a linguagem detalhista e a visão onírica da sociedade.
A ) Somente II e IV.
B ) Somente I e III.
C ) Somente III e IV.
D ) Somente I e II.
E ) I, II, III e IV.

Sobre a difusão do Barroco no Brasil é correto afirmar que:
I.O Barroco foi incorporado pela ordem de Inácio de Loyola para combater os movimentos de Reforma já iniciados em Portugal.
II.Em sua época de difusão, havia a concentração dos meios de comunicação nas mãos das ordens religiosas.
III.As novas ideias foram bem aceitas pelos jesuítas, sem sofrer alterações.
IV.O Barroco é um estilo artístico-literário jesuítico próprio, sem influências externas.
V.Um dos maiores nomes desse período, no Brasil, é Gregório de Matos.
a ) I, II e V.
b ) II, IV e V.
c ) I, III e V.
d ) I, II e III.
e ) I, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina