Logo Passei Direto
Buscar
Em uma economia globalizada, a menor demanda chinesa por minério de ferro é capaz de provocar

a) o colapso do modo de produção capitalista.
b) a queda da rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas: a) O colapso do modo de produção capitalista - Essa é uma afirmação muito extrema e improvável. A economia capitalista é resiliente e se adapta a mudanças na demanda. b) A queda da rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras - Essa alternativa faz sentido, pois uma menor demanda por minério de ferro da China pode levar a uma redução nos preços e, consequentemente, na rentabilidade das empresas que dependem dessa exportação. Portanto, a alternativa correta é: b) a queda da rentabilidade de empresas mineradoras brasileiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. (Pucrs Medicina 2023) A intensificação do processo de globalização integrou as economias mundiais, de modo que o fortalecimento de relações internacionais de cooperação e de parcerias tornou-se uma estratégia geopolítica importante. Associe as etapas de integração econômica internacional à sua respectiva característica. Etapas de integração econômica internacional: 1. Zona de Preferência Tarifária 2. Zona de Livre Comércio (ZLC) 3. União Aduaneira 4. Mercado Comum 5. União Econômica Monetária Características das etapas de integração econômica: ( ) adota uma Tarifa Externa Comum (TEC). Nessa fase do processo de integração, um conjunto de países aplica uma tarifa para suas importações provenientes de países não pertencentes ao grupo, qualquer que seja o produto, e, por fim, prevê a livre circulação de bens entre si com tarifa zero. ( ) requer a circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas, além da livre circulação de mercadorias. ( ) estabelece que as tarifas incidentes sobre o comércio entre os países membros do grupo sejam inferiores às tarifas cobradas de países não membros. ( ) ocorre quando existe uma moeda comum e uma política monetária com metas unificadas e reguladas por um Banco Central comunitário. ( ) consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre os países que constituem a zona. A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é a) 4 – 3 – 1 – 5 – 2 b) 3 – 4 – 1 – 5 – 2 c) 2 – 1 – 3 – 4 – 5 d) 1 – 2 – 3 – 4 – 5

a) 4 – 3 – 1 – 5 – 2
b) 3 – 4 – 1 – 5 – 2
c) 2 – 1 – 3 – 4 – 5
d) 1 – 2 – 3 – 4 – 5

4. (Espcex (Aman) 2022) A União Europeia (UE) resulta de um longo processo de integração que possui mais de meio século, apesar de ter adotado a denominação atual apenas no início da década de 1990. Ainda hoje, o bloco enfrenta desafios de toda ordem. Sobre o tema, considere as seguintes afirmacoes: I. A UE reluta em resolver os problemas econômicos em conjunto e, assim, enfrenta o dilema entre continuar com a unificação (com a possível inclusão de novos membros) ou reforçar as suas economias nacionais. II. A Turquia integra uma pequena lista de candidatos que podem ingressar no bloco e expandir ainda mais as fronteiras da UE. Em função do papel que exerce na contenção de fluxos migratórios, o governo turco conta com a simpatia da maioria dos dirigentes europeus. III. Nas últimas décadas, um dos desafios políticos e sociais enfrentados pelos países que compõem o bloco diz respeito à pressão de migrantes, vindos de países menos desenvolvidos, principalmente da África e da Ásia, ampliando a concorrência por empregos. IV. Desde o início dos anos 1990, a adesão ao bloco tem sido condicionada ao ingresso na OTAN; condição essa que permite, hoje, excluindo-se o caso da Suíça, todos os integrantes da UE fazerem parte da aliança militar. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima. a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV.

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

6. (Fgv 2022) Apesar das mudanças observadas na distribuição do poder mundial nos últimos anos, a posição da América Latina continua periférica. A integração dos países da América Latina, seu crescimento tecnológico e a melhoria na distribuição de renda constituem o caminho necessário e inevitável para o fortalecimento regional, inclusive como estratégia geopolítica para sua integração ao espaço mundial. Sobre as condições que dificultaram a integração dos países latino-americanos, assinale a afirmação incorreta. a) Os países latino-americanos, embora com condições diferenciadas, possuem uma dinâmica econômica e tecnológica limitada, se comparados aos países asiáticos. b) Os países latino-americanos, além de sua fragilidade científica e tecnológica, mostram frágil integração econômica, má distribuição da renda e restrição da demanda. c) Os países latino-americanos, além da fraca complementaridade produtiva, enfrentam um grande obstáculo para sua integração devido à deficiência do sistema de transportes. d) Os países latino-americanos, embora integrados no MERCOSUL, têm negociado acordos bilaterais, o que vem restringindo o desenvolvimento econômico e tecnológico. e) Os países latino-americanos, cuja industrialização se fez com forte presença de empresas estrangeiras, não internalizaram a pesquisa e a inovação, o que limitou a capacidade de geração tecnológica.

a) Os países latino-americanos, embora com condições diferenciadas, possuem uma dinâmica econômica e tecnológica limitada, se comparados aos países asiáticos.
b) Os países latino-americanos, além de sua fragilidade científica e tecnológica, mostram frágil integração econômica, má distribuição da renda e restrição da demanda.
c) Os países latino-americanos, além da fraca complementaridade produtiva, enfrentam um grande obstáculo para sua integração devido à deficiência do sistema de transportes.
d) Os países latino-americanos, embora integrados no MERCOSUL, têm negociado acordos bilaterais, o que vem restringindo o desenvolvimento econômico e tecnológico.
e) Os países latino-americanos, cuja industrialização se fez com forte presença de empresas estrangeiras, não internalizaram a pesquisa e a inovação, o que limitou a capacidade de geração tecnológica.

Mais conteúdos dessa disciplina