Logo Passei Direto
Buscar
Em 1989, Fernando Collor de Mello, candidato à presidência da República pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), foi eleito no segundo turno por defender __________ e prometer atacar a “ineficiência do Estado”, posicionando-se contra a corrupção e atacando os “marajás” e “privilegiados” do serviço público. Entre as principais iniciativas de seu governo, pode-se citar __________ de estatais e __________ de preços e salários. Essas medidas econômicas foram orientações provenientes de um encontro de técnicos do FMI, do BID, do Bando Mundial e de economistas latino-americanos, ocorrido em novembro de 1989, que elaboraram indicações conhecidas como __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.

a) o liberalismo econômico – o fortalecimento – o congelamento – Foro de São Paulo
b) o nacional-estatismo – a encampação – o aumento – Consenso de Washington
c) o nacional-estatismo – o fortalecimento – a indexação – Consenso de Porto Alegre
d) o desenvolvimentismo – a privatização – o aumento – Foro de São Paulo
e) o liberalismo econômico – a privatização – o congelamento – Consenso de Washington
User badge image
Estudo Através de Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto histórico e as políticas adotadas por Fernando Collor de Mello em seu governo. a) o liberalismo econômico – o fortalecimento – o congelamento – Foro de São Paulo - O liberalismo econômico é correto, mas "fortalecimento" e "congelamento" não se encaixam bem nas políticas de Collor. b) o nacional-estatismo – a encampação – o aumento – Consenso de Washington - O nacional-estatismo não é a abordagem de Collor, que era mais liberal. Além disso, "aumento" não se relaciona com suas políticas. c) o nacional-estatismo – o fortalecimento – a indexação – Consenso de Porto Alegre - Novamente, o nacional-estatismo não se aplica. As outras opções também não se encaixam. d) o desenvolvimentismo – a privatização – o aumento – Foro de São Paulo - O desenvolvimentismo não é a abordagem de Collor, e "aumento" não se relaciona com suas políticas. e) o liberalismo econômico – a privatização – o congelamento – Consenso de Washington - O liberalismo econômico é correto, "privatização" se encaixa nas políticas de Collor, e "congelamento" se refere ao controle de preços e salários. O Consenso de Washington é um termo que se refere às diretrizes econômicas que influenciaram as políticas de Collor. Portanto, a alternativa correta que preenche as lacunas de forma coerente é: e) o liberalismo econômico – a privatização – o congelamento – Consenso de Washington.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a OMC e o comércio internacional é correto afirmar que: 01) As trocas comerciais são realizadas de duas maneiras no mercado mundial: sob forma de relações multilaterais ou bilaterais e por meio da regionalização criada por blocos econômicos para evitar que as barreiras impostas pelas fronteiras nacionais limitem o fluxo de mercadorias, de capitais, de serviços e até mesmo de mão de obra. 02) O Brasil está comprometido com a defesa dos princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial. Em 2003, em Cancun, durante uma reunião da OMC, um grupo de países emergentes, entre eles o Brasil, pressionou os países ricos, impedindo-os de impor regras comerciais prejudiciais aos países pobres. Esse grupo de países ficou conhecido como G20. 04) A agricultura tem sido ponto de concentração das tensões na OMC. A produção e a comercialização de produtos agropecuários são controladas por companhias transnacionais que procuram influenciar a criação de leis que as beneficiem. Dessa forma, regras comerciais injustas entre países pobres e ricos têm sido questionadas desde muito tempo. 08) A partir da década de 1990, a industrialização japonesa, a consolidação da União Europeia (UE) e a emergência dos NICs (países de industrialização recente) promoveram o enfraquecimento da liderança norte-americana no comércio internacional, fato que culminou com a criação da OMC, iniciando-se aí a primeira rodada de negociações, denominada Rodada do Milênio. 16) A OMC supervisiona os acordos comerciais e, em caso de disputas entre países signatários, pode autorizar a imposição de sanções econômicas, como a retaliação comercial. Atualmente, são reguladas, também, as atividades de serviços (transportes, turismo, bancos, seguros e telecomunicações) e de ideias (consultorias, livros e patentes).

Mais conteúdos dessa disciplina