Logo Passei Direto
Buscar
Entre os excertos de estudiosos da linguagem reproduzidos a seguir, assinale aquele que corrobora os comentários do post.

Numa sociedade estruturada de maneira complexa a linguagem de um dado grupo social reflete-o tão bem como suas outras formas de comportamento. (MATTOSO C MARA JR., Joaquim. História da Linguística. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1975.)
Nunca há um erro no português, haverá sempre um erro numa variedade da língua.” Para Bechara, o erro, pois, não ocorre somente na inobservância à norma padrão, mas na transgressão à norma esperada para a situação de fala ou de escrita específicas. (BECHARA, Evanildo. Ensino de gramática. Opressão? Liberdade? 11. ed. São Paulo: Ática, 2002.)
Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua. (GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1996.)
A linguagem exigida, especialmente nas aulas de língua portuguesa, corresponde a um modelo próprio das classes dominantes e das categorias sociais a elas vinculadas. (CAMACHO, Roberto Gomes. O sistema escolar e o ensino da língua portuguesa. Alfa, São Paulo, 29, p. 1-7, 1985.)
Não existe nenhuma justificativa ética, política, pedagógica ou científica para continuar condenando como erros os usos linguísticos que estão firmados no português brasileiro. (BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Editorial, 2007.)
User badge image
ExpressãoComunicativa

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar qual excerto corrobora os comentários do post, precisamos analisar cada um deles em relação à ideia de que a linguagem reflete a sociedade e suas dinâmicas. 1. MATTOSO C MARA JR.: Fala sobre como a linguagem reflete a estrutura social. Isso está alinhado com a ideia de que a linguagem é um reflexo do comportamento social. 2. BECHARA: Discute a noção de erro na linguagem, focando na norma esperada para situações específicas. Embora relevante, não aborda diretamente a relação entre linguagem e estrutura social. 3. GERALDI: Fala sobre a reflexão sobre a linguagem e a gramática, mas não se conecta diretamente com a estrutura social. 4. CAMACHO: Afirma que a linguagem exigida nas aulas de português reflete um modelo das classes dominantes. Isso está diretamente relacionado à ideia de que a linguagem é influenciada pela estrutura social. 5. BAGNO: Defende a aceitação dos usos linguísticos do português brasileiro, mas não aborda diretamente a relação com a estrutura social. Analisando as opções, a que melhor corrobora a ideia de que a linguagem reflete a sociedade é a d) A linguagem exigida, especialmente nas aulas de língua portuguesa, corresponde a um modelo próprio das classes dominantes e das categorias sociais a elas vinculadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material