Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

MULTIVIX
Em países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental: Escolha uma opção: a. pressão demográfica no campo b. substituição de mão de obra pela mecanização c. baixa produtividade agrícola d. dificuldade de aquisição de terras
User badge image
nathaliapris

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para analisar as causas da migração campo-cidade em países industrializados, vamos considerar cada alternativa: a) Pressão demográfica no campo - Embora a pressão demográfica possa ser um fator, não é a causa fundamental em países industrializados, onde a mecanização e a modernização têm um papel mais significativo. b) Substituição de mão de obra pela mecanização - Esta é uma causa muito relevante, pois a mecanização reduz a necessidade de trabalhadores no campo, levando muitos a migrar para as cidades em busca de emprego. c) Baixa produtividade agrícola - A baixa produtividade pode contribuir, mas não é a causa fundamental, já que a mecanização e a modernização geralmente aumentam a produtividade. d) Dificuldade de aquisição de terras - Isso pode ser um fator, mas não é a principal causa da migração em países industrializados. Diante dessa análise, a alternativa correta é: b) substituição de mão de obra pela mecanização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ONU (Organizações das Nações Unidas) vem alertando sobre os altos riscos de seca no mundo todo. São problemas que afetam várias regiões no mundo. No Brasil, as regiões brasileiras que mais sofrem com a desertificação são:
Escolha uma opção:
a. Centro-Oeste e Norte
b. Nordeste e Sul
c. Nordeste e Sudeste
d. Sudeste e Sul

O sistema de produção agrícola intensivo é sofisticado e moderno. Utilizam-se sementes selecionadas, adubos químicos e fertilizantes. Há grande aplicação de técnicas que resulta em altos índices de produtividade em pequenas áreas cultivadas. O objetivo é a alta produtividade para atender a demandas do mercado interno e externo.
Abaixo, todas as alternativas são características do sistema intensivo de produção, exceto:
a. custo elevado com mão de obra não qualificada
b. seleção de sementes
c. rotação de cultivos
d. produção por hectare

Agricultura orgânica, agricultura biológica, agricultura biodinâmica são expressões frequentemente usadas para designar sistemas sustentáveis de agricultura que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, tais como certos fertilizantes e agrotóxicos sintéticos.
Mas nem tudo são vantagens, abaixo estão algumas desvantagens da agricultura orgânica, exceto:
a. preços elevados de alguns produtos
b. falta de formação dos agricultores
c. maior qualidade nutritiva dos alimentos e qualidade ambiental
d. rede de distribuição e comercialização pouco desenvolvida

A formação de várias cidades funcionais, mais conhecidas como “cidades do agronegócio” são facilmente identificadas devido ao fato do processo de urbanização estar atrelado a expansão das fronteiras agrícolas e ser mais acelerado em relação a maioria dos municípios brasileiros.
Sobre a expansão da fronteira agrícola moderna e o surgimento das “cidades do agronegócio”, assinale a alternativa correta.
a. A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Sistema Nacional de Crédito Rural.
b. A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio ocorreram após investimentos dos Estados Unidos, na década de 1950, em território brasileiro para produção destinada à exportação.
c. A expansão da fronteira agrícola moderna e a criação das cidades do agronegócio ocorreram a partir de 1970, com a incorporação das terras do cerrado, impulsionada por políticas públicas voltadas à ocupação de terras e ao desenvolvimento local.
d. As cidades do agronegócio estão localizadas predominantemente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados onde ocorreu a expansão da fronteira agrícola moderna a partir da década de 1960.

A água é um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta, sem ela, seria impossível a sobrevivência dos seres vivos.
Com relação a água, assinale a alternativa correta.
a. Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
b. O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
c. A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica, assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
d. A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, além dos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.

A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 75% de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água.
Assinale a alternativa correta. As técnicas de irrigação utilizadas na agricultura brasileira, produziram impactos socioambientais como:
a. redução do custo de produção
b. compactação do material do solo.
c. agravamento da poluição hídrica.
d. redirecionamento dos cursos fluviais.

O crescimento acelerado de determinados centros urbanos em decorrência do desenvolvimento tecnológico a partir dos anos 1950 e 1960, produziram espaços urbanos cada vez mais divididos, caracterizados pelas desigualdades e segregação espacial, sub emprego e sub moradia, violência urbana e graves problemas ambientais.
Sobre os problemas ambientais vividos pelos centros urbanos, é correto afirmar que:
a. a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
b. os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.
c. os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
d. a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

Sobre a técnica agrícola conhecida como rotação de culturas, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
Assinale a alternativa correta:
I. ( ) Para que se alcance o objetivo da rotação de culturas, é necessário que se faça a alternância de vegetais com necessidades nutricionais distintas.
II. ( ) As espécies de vegetais devem apresentar suscetibilidade às mesmas pragas, visto que o uso de herbicidas e inseticidas nessa prática agrícola é imprescindível.
III. ( ) O propósito da rotação de culturas não está relacionado a fins comerciais, mas sim à recuperação do solo.
IV. ( ) A rotação de culturas promove a preservação física e bioquímica do solo, melhorando também a reposição de matéria orgânica.
a. V,V,F,F
b. V,F,F,V
c. F,V,F,F
d. F,V,F,V

À medida que crescem as cidades e as populações, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas, como no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária.
Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.
a. Na pecuária, no fornecimento para os animais.
b. No uso doméstico, pelas atividades cotidianas, como as de limpeza e lazer.
c. Na indústria, principalmente nos parques industriais, para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.
d. Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.

Mais conteúdos dessa disciplina