Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao Ensino Superior no Brasil na modalidade a distância, assinale a alternativa INCORRETA:

a. Outro importante passo para a disseminação da educação superior a distância no Brasil foi a criação da Universidade Aberta do Brasil, em 1995, que é um consórcio de 70 instituições públicas de ensino superior que tem por objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos a distância.
b. O credenciamento por parte do Governo Federal ocorreu apenas entre 1999 e 2002, ao contrário de outros países, como a Inglaterra (Open University), a Espanha (com a criação da UNED), o Canadá (com a Télé Université du Quebéc).
c. Dentre os fatores que podem explicar essa demora do Brasil em implantar cursos superiores, na modalidade a distância, ressalta-se a visão elitista que sempre esteve associada à Educação Superior.
d. Dentre os fatores que contribuíram para o desenvolvimento da Educação Superior no Brasil, na modalidade a distância, foi a criação, no Ministério da Educação, da Secretaria de Educação a Distância, em 1996, que na época estava mais voltada para a formação dos professores para o uso das tecnologias como o Programa TV Escola e o Programa de Informática Educativa – PROINFO.
e. A educação a distância em instituições de ensino superior é uma prática recente no Brasil, iniciando-se em 1997, quando foram ofertados os primeiros cursos de pós-graduação.
User badge image
Desafios para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a INCORRETA: a) A criação da Universidade Aberta do Brasil em 1995 é um fato verdadeiro e importante para a educação a distância no Brasil. b) O credenciamento do Governo Federal realmente ocorreu entre 1999 e 2002, e a comparação com outros países é válida. Portanto, essa alternativa é correta. c) A visão elitista associada à Educação Superior é um fator que pode explicar a demora na implantação de cursos a distância, então essa alternativa é verdadeira. d) A criação da Secretaria de Educação a Distância em 1996 é um fato verdadeiro e contribuiu para o desenvolvimento da educação a distância. e) A afirmação de que a educação a distância em instituições de ensino superior é uma prática recente no Brasil, iniciando-se em 1997, é INCORRETA, pois já havia iniciativas antes disso, como a própria Universidade Aberta do Brasil. Portanto, a alternativa INCORRETA é: e. A educação a distância em instituições de ensino superior é uma prática recente no Brasil, iniciando-se em 1997, quando foram ofertados os primeiros cursos de pós-graduação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir dos anos 1990 a educação à distância começa a ser concebida num contexto mais amplo dos Projetos Pedagógicos Nacionais ganhando mais espaço no cenário educacional, sendo os primeiros grandes projetos relacionados com a televisão, como por exemplo: Um Salto para o Futuro e Faça e Refaça, entre outros. Em 1996, pela primeira vez, a EAD é incluída na legislação educacional, com a nova LDB reconhecendo a educação a distância como uma modalidade de educação no artigo 80 da referida lei. De acordo com Mundim (2006), a evolução da EaD pode ser agrupada em quatro gerações. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as quatro gerações descritas por Mundin:

a. Primeira geração (1840 -1870): Cursos por correspondência; Segunda geração (1870 – 1930): Telecursos/Teleducação com uso de recursos radiofônicos e televisivos, fitas de vídeo e material impresso; Terceira geração (1930 – 1970): Cassetes de vídeo, televisão (via satélite); Quarta geração (> 1970): Iniciada com computadores multimídia, interatividade, “e-Learning” (educação eletrônica), M-learning (de mobile learning, ou aprendizagem móvel que utiliza dispositivos móveis, tais como celulares, i-pods, laptos, rádio, tv, telefone, fax, entre outros e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
b. Primeira geração (1840 -1970): Cursos por correspondência; Segunda geração (1970 – 1980): Telecursos/Teleducação com uso de recursos radiofônicos e televisivos, fitas de vídeo e material impresso; Terceira geração (1980 – 1990): Cassetes de vídeo, televisão (via satélite); Quarta geração (> 1990): Iniciada com computadores multimídia, interatividade, “e-Learning” (educação eletrônica), M-learning (de mobile learning, ou aprendizagem móvel que utiliza dispositivos móveis, tais como celulares, i-pods, laptos, rádio, tv, telefone, fax, entre outros e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
c. Primeira geração (1840 -1970): Cursos por correspondência; Segunda geração (1970 – 1980): Advento da Internet, uso de computadores; Terceira geração (1980 – 1990): Cassetes de vídeo, televisão (via satélite); Quarta geração (> 1990): Iniciada com computadores multimídia, interatividade, “e-Learning” (educação eletrônica), M-learning (de mobile learning, ou aprendizagem móvel que utiliza dispositivos móveis, tais como celulares, i-pods, laptos, rádio, tv, telefone, fax, entre outros e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
d. Primeira geração (1940 -1970): Cursos por correspondência; Segunda geração (1970 – 1980): Cassetes de vídeo, televisão (via satélite); Terceira geração (1980 – 1990): Telecursos/Teleducação com uso de recursos radiofônicos e televisivos, fitas de vídeo e material impresso; Quarta geração (> 1990): Iniciada com computadores multimídia, interatividade, “e-Learning” (educação eletrônica), M-learning (de mobile learning, ou aprendizagem móvel que utiliza dispositivos móveis, tais como celulares, i-pods, laptos, rádio, tv, telefone, fax, entre outros e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

Em relação à Formação dos Professores para o uso das novas tecnologias, assinale a alternativa INCORRETA.

a. O PROFORMAÇÃO (Programa de Formação de Professores) inicia suas atividades em 1995, passando a operar em caráter definitivo em março de 1996. Por meio desta iniciativa as escolas de ensino fundamental com mais de 100 alunos passaram a receber um kit tecnológico, integrado por televisor, vídeo cassete e antena parabólica, o que lhes possibilita receber ou gravar programas educativos elaborados pelo Ministério da Educação. Tais produções têm por finalidade enriquecer o processo de aprendizagem, promover a capacitação continuada de docentes e gestores, bem como aprimorar atividades de recuperação e aceleração escolar e outras estabelecidas pelo projeto pedagógico de cada escola.
b. Em muitas unidades da federação, os programas de formação em geral e as novas tecnologias são uma realidade ainda distante de professores que vivem em locais distantes dos grandes centros urbanos. Por outro lado, a distância geral entre indivíduos inseridos num mundo informatizado e os que nunca tiveram acesso ao computador ou à internet, também se manifesta entre professores e alunos, gerando novos desafios para a escola e para a educação.
c. Para um significativo número de jovens a comunicação em rede e o mundo virtual é uma realidade, o mesmo não ocorre com os professores. Esta situação tem ocasionado dificuldades de comunicação entre docentes e discentes, repercutindo sobre o desinteresse dos jovens por uma escola que já não tem o que lhes dizer. Uma vez que a escola que não utiliza as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas acaba gerando o desinteresse e provocando afastamento entre professores e alunos.
d. O que se costuma chamar de “novas tecnologias” tem início com a política pública federal que, a partir de 1995, promove iniciativas na área de formação de professores e informatização de escolas, através de programas como: TV ESCOLA, PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) e PROFORMAÇÃO (Programa de Formação de Professores), desenvolvidos pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do MEC, criada em 1996.
e. O PROINFO, lançado em 2007, foi concebido com o intuito de introduzir a informática nas escolas públicas. Seus objetivos são: democratizar o acesso à telemática, educar para o exercício da cidadania no mundo contemporâneo e permitir a educadores e alunos da escola pública o uso das modernas tecnologias de informática e telecomunicações.

Mais conteúdos dessa disciplina