Logo Passei Direto
Buscar
O método de Floortime, que traduzido significa “tempo de chão”, é uma técnica integrante de uma metodologia ampliada chamada Developmental, Individual Difference, Relationship-based Model. Sobre a fundamentação do método, assinale a alternativa CORRETA:
A) Identificar os comportamentos relacionados e condicioná-los com base na interação escolar.
B) A aplicação de atividades fixas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades específicas.
C) Segregar a criança dos demais, haja vista que as crianças apresentam dificuldades em brincar.
D) Seguir as vontades emocionais da criança com TEA, desafiando-a na ampliação de suas competências sociais, comunicativas, intelectuais e emocionais.
User badge image
Suelen Vieira Susuzinha

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

O método de Floortime é uma abordagem que se concentra em seguir as vontades emocionais da criança, promovendo interações que ajudem a desenvolver suas competências sociais, comunicativas, intelectuais e emocionais. Essa técnica é especialmente utilizada com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e enfatiza a importância do relacionamento e da individualidade. Analisando as alternativas: A) Identificar os comportamentos relacionados e condicioná-los com base na interação escolar. - Não é o foco principal do Floortime. B) A aplicação de atividades fixas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades específicas. - O Floortime não se baseia em atividades fixas, mas sim em interações espontâneas. C) Segregar a criança dos demais, haja vista que as crianças apresentam dificuldades em brincar. - O método não promove a segregação, mas sim a inclusão e a interação. D) Seguir as vontades emocionais da criança com TEA, desafiando-a na ampliação de suas competências sociais, comunicativas, intelectuais e emocionais. - Esta é a descrição correta do método Floortime. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O início do estudo do autismo diferenciou os quadros clínicos, resultando em uma série de tipagens, entre eles os sintomas mais direcionados a uma grande capacidade de rendimento educacional, ou seja, vinculados à facilidade para assimilar, decorar e aprender em detrimento das habilidades sociais.
Sobre as principais ramificações do autismo e o conceito abordado, assinale a alternativa CORRETA:
A Transtorno de Rett.
B Transtorno Invasivo Do Desenvolvimento – Sem Outra Especificação (PDD-NOS).
C Autismo Clássico.
D Síndrome de Asperger.

Dentre os sintomas característicos do TEA, há o interesse e concentração fixados em coisas, comportamentos ou assuntos específicos. Tais fixações, também chamadas de hiperfoco, geram uma espécie de obsessão, ao mesmo tempo que, ao voltarem-se a questões de seu interesse, deixam os portadores do TEA menos ansiosos.
Sobre o hiperfoco, analise as afirmativas a seguir:
I- O hiperfoco pode comprometer o relacionamento interpessoal do aluno na escola, bem como restringir a exploração por objetos e coisas novas.
II- O hiperfoco pode ser entendido apenas como um sintoma negativo do TEA, não trazendo benefícios ao processo de aprendizagem.
III- Tal fixação pode ser utilizada para estabelecer um vínculo com a criança e, aos poucos, oferecer novas possibilidades, modelando hábitos que instigam a curiosidade.
IV- Pode ser utilizado de forma positiva, através de técnicas de aquisição de habilidades, fomentando o processo de aprendizagem.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa IV está correta.
D Somente a afirmativa I está correta.

O livro didático é um dos principais recursos pedagógicos utilizados no processo de aprendizagem, subsidiando o trabalho pedagógico dos professores. Na educação pública brasileira, o acesso ao material é garantido através do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.
De acordo com as funções do livro didático, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Auxilia na criação de condições propícias para aquisição de saberes sociais.
( ) Facilita, consolida e aprofunda os conhecimentos.
( ) Cria autonomia na aprendizagem, tornando a figura do professor dispensável.
( ) Propicia a autonomia dos alunos, uma vez que auxiliam no desenvolvimento de habilidades.
A F – F – V – V.
B V – F – V – V.
C V – V – F – V.
D V – V – V – V.

Dentre os sintomas ou comorbidades presentes nos alunos da educação especial e TEA, podem sugerir a utilização de hardware adaptativo. Entre esses dispositivos, podemos encontrar diversas peças auxiliares da integração das TICs para a educação, sobretudo a educação especial.
Sobre os dispositivos adaptados voltados à educação especial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mouse adaptado.
II- Teclado expandido.
III- Teclado com colmeia.
IV- Notebook com acionador de pressão.
( ) Possui letras ampliadas, alguns com cores distintas entre os tipos de botões, facilitando a compreensão de função.
( ) Base de acrílico com buracos apenas em cima das teclas correspondentes, facilitando o manuseio por alunos com locomoção motora comprometida.
( ) Permite acesso à prancha pelo aluno com paralisia cerebral.
( ) Para alunos com restrições motoras, podem ser adaptados com comandos por voz, movimentos da boca e botões direcionais.

No método de Floortime, o treinamento dos responsáveis pela criança é imprescindível, a criança promove a interação e o facilitador segue tais caminhos, estabelecendo forte comunicação, ainda que, não oral.
Sobre a aplicação do método Floortime, assinale a alternativa CORRETA:
A O terapeuta ou docente não deve seguir as vontades emocionais da criança com TEA, pois pode prejudicar suas competências sociais, comunicativas, intelectuais e emocionais.
B Aposta na brincadeira e na interação mediada, sobretudo, pela própria criança com TEA, como recurso terapêutico facilitador de um desenvolvimento gradual.
C A aplicação de tal metodologia requer um treinamento específico, uma vez que as intervenções não podem ocorrer de forma lúdica, através de música e jogos, por exemplo.
D Tal metodologia não apresenta eficácia comprovada, uma vez que crianças com TEA não sabem brincar de maneira adequada.

O termo autismo fora criado na década de 1910, definido como parte dos sintomas presentes na esquizofrenia, caracterizando como autismo a fuga da realidade exterior, focando num mundo interior.
Sobre o criador do termo autismo, considerando o conceito supracitado, assinale a alternativa CORRETA:
A Leo Kanner.
B Eugen Bleuler.
C Johann Hans Friedrich Karl Asperger.
D Eric Schopler.

Em 1972, o método TEACCH, criado pelo psicólogo Eric Schopler, foi aprovado como uma política pública dos Estados Unidos que criou uma organização de saúde e, sobretudo, educativa que promove serviços e forma profissionais habilitados para atendimento e pesquisa (MARQUES; MELLO, 2005).
Sobre a sigla TEACCH, que dá nome ao método desenvolvido por Schopler, assinale a alternativa CORRETA:
A Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Comunicação Hiperativa.
B Treatment and Education of Autistic and Related Communication-handicapped Children.
C Teacher and the Education for Autistic Children.
D Treatment and Education of Autistic and Relation of Communication with Children.

O atual modelo escolar se propõe a acolher todos os tipos de aluno, numa perspectiva de inclusão. As adaptações nos currículos e nos ambientes escolares, em maior escala, abrem não somente as portas da unidade escolar, mas, sobretudo, as portas da sociedade como um todo.
Sobre o papel do professor na integração do aluno com TEA, assinale a alternativa CORRETA:
A A relação do aluno com TEA e o professor não influencia a percepção própria do aluno, sua aprendizagem e inclusão social.
B É preciso observar o aluno com TEA além de suas deficiências e especificidades, tendo um olhar mais holístico, integrativo e humano quanto à personalidade do aluno.
C O professor é responsável por diagnosticar e definir a melhor metodologia a ser aplicada ao aluno com TEA dentro da unidade escolar.
D Cabe ao professor, a elaboração do atendimento à criança com TEA, considerando as bases curriculares, sem considerar o próprio desenvolvimento da criança.

As mudanças curriculares devem ser entendidas como modificações do planejamento, dos objetivos, das atividades e das formas de avaliação, com o intuito de promover a inclusão do aluno especial no ambiente regular. Tais mudanças devem ocorrer no caráter pedagógico ou de acessibilidade do conteúdo e nunca sobre o conteúdo em si, mantendo o sistema de aprendizagem linear a nível nacional.
Sobre o exposto, fora criado um documento normatizador, em caráter de lei, para as propostas curriculares das instituições de ensino no Brasil, nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
B Ministério da Educação – MEC.
C Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC.
D Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.

Mais conteúdos dessa disciplina