Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as Revoluções Liberais do século XVIII, analise as afirmacoes: I.A Magna Carta é o marco da primeira revolução liberal.   II.Merecem destaque: a Independência Norte-americana e a Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia; e a Revolução Francesa com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.  III.Na Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia, de 16 de junho de 1776, foi proclamado o direito à vida, à liberdade e à propriedade. IV.Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em seu preâmbulo, os revolucionários franceses declararam “os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem”. V.A Declaração de 1789, marcada pelo espírito jusnaturalista, articulou também os interesses da emergente burguesia Assinale a alternativa correta:

I, III e V estão corretas.
I, II, III estão corretas.
Correta: II, III, IV e V estão corretas.
I, II, III e V estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A Magna Carta é o marco da primeira revolução liberal. Falso. A Magna Carta, de 1215, é um documento importante na história dos direitos, mas não é considerada uma revolução liberal do século XVIII. II. Merecem destaque: a Independência Norte-americana e a Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia; e a Revolução Francesa com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Verdadeiro. Essas são, de fato, revoluções liberais significativas do século XVIII. III. Na Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia, de 16 de junho de 1776, foi proclamado o direito à vida, à liberdade e à propriedade. Verdadeiro. Essa declaração realmente proclamou esses direitos. IV. Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em seu preâmbulo, os revolucionários franceses declararam “os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem”. Verdadeiro. Essa é uma afirmação correta sobre a Declaração de 1789. V. A Declaração de 1789, marcada pelo espírito jusnaturalista, articulou também os interesses da emergente burguesia. Verdadeiro. A Declaração realmente reflete os interesses da burguesia emergente e é influenciada por ideias jusnaturalistas. Agora, vamos compilar as informações: - I: Falso - II: Verdadeiro - III: Verdadeiro - IV: Verdadeiro - V: Verdadeiro Portanto, as afirmações corretas são II, III, IV e V. A alternativa correta é: Correta: II, III, IV e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultura, 1987 (adaptado). De acordo com o excerto acima, a virtude aristotélica consiste:

Na repetição do ato virtuoso, pois este já se encontra em estado de perfeição. Diante disso, uma vez encontrada a justa medida, que está compreendida no domínio daquilo que não pode ser de outro modo, esta deve ser repetida em todas as circunstâncias.
Na racionalidade com que o agente escolhe os meios para se atingir os fins desejados, ainda que estes não possam ser alcançados, pois, ainda que as escolhas sejam boas (oportunas e medidas), os fins almejados pelo homem virtuoso nem sempre podem ser alcançados.
Na capacidade de alcançar o fim desejado, isto é, uma vida justa e feliz. Por isso, a ética, na concepção de Aristóteles, é um saber produtivo (poiesis), sendo determinado pelo produto de suas ações, o que equivale dizer que o agente e os meios ficam em segundo plano em relação ao fim atingido.
Correta: Na capacidade de se encontrar a justa medida, a partir da ação própria do agente que reconhece a relatividade das circunstâncias particulares de tempo, de lugar, de relação.
No senso de medida universal, ou seja, na boa escolha relativa a nós, que pode ser comparada à proporção aritmética em sua capacidade de escolher os meios com medida, ou se escolher a justa medida – nem o excesso, nem a falta de forma sistemática.

Mais conteúdos dessa disciplina