Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Dado esse contexto, assinale a alternativa que relaciona corretamente a Constituição e suas inovações, avanços e retrocessos no campo das relações de trabalho.

A. Constituição de 1934: instituição da Justiça do Trabalho; reconhecimento dos sindicatos; jornada diária de oito horas; reconhecimento das convenções coletivas; indenização por dispensa imotivada.
B. Constituição de 1937: remuneração do trabalho noturno superior à do diurno; proibição da greve; garantia de permanência no emprego (caso de mudança de proprietário da empresa); férias anuais; assistência aos desempregados.
C. Constituição de 1946: salário-maternidade; participação obrigatória e direta do empregado nos lucros da empresa; assistência aos desempregados; garantia do direito de greve.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação às inovações, avanços e retrocessos no campo das relações de trabalho conforme as constituições mencionadas: A. Constituição de 1934: Esta constituição realmente instituiu a Justiça do Trabalho, reconheceu os sindicatos, estabeleceu a jornada diária de oito horas e reconheceu as convenções coletivas. No entanto, a indenização por dispensa imotivada não era uma previsão dessa constituição. B. Constituição de 1937: Esta constituição trouxe a proibição da greve e garantias de permanência no emprego em caso de mudança de proprietário, além de algumas outras garantias, mas não é conhecida por avanços significativos nas relações de trabalho. C. Constituição de 1946: Esta constituição trouxe avanços como o salário-maternidade, a participação nos lucros e a garantia do direito de greve, além de assistência aos desempregados. Analisando as informações, a alternativa que melhor relaciona a Constituição e suas inovações, avanços e retrocessos no campo das relações de trabalho é a C, pois apresenta avanços significativos e reconhecidos nas relações de trabalho. Portanto, a resposta correta é: C. Constituição de 1946: salário-maternidade; participação obrigatória e direta do empregado nos lucros da empresa; assistência aos desempregados; garantia do direito de greve.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as situações a seguir e assinale a alternativa correta: Caso 1: Convenção OIT 188, de 30 de maio de 2007, referente ao trabalho na pesca, e teve como objetivo assegurar que os pescadores tenham condições decentes de trabalho a bordo de embarcações de pesca com relação a exigências mínimas para trabalho a bordo; condições de serviço; acomodação e alimentação; proteção à segurança e saúde ocupacionais; assistência médica e seguridade social. Não foi ratificada pelo Brasil. Caso 2: decisão da 1ª Turma Julgadora do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), no RO-0000094-38.2013.5.18.0010: “embora a terça-feira de carnaval não conste no rol de feriados nacionais insertos nas Leis n. 9.093/95 e 10.607/02, e não haja lei municipal em Goiânia/GO instituindo tal feriado, é fato público e notório que a folga nesse dia é prática observada em todo país, sendo aceito como feriado [...]”.

A. O Caso 1 trata de uma Convenção Internacional não ratificada pelo Brasil e considerada uma fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho. O Caso 2 trata de um “uso ou costume”, uma fonte formal autônoma do Direito do Trabalho.
B. O Caso 1 trata de uma Convenção Internacional não ratificada pelo Brasil e considerada uma fonte formal autônoma do Direito do Trabalho. O Caso 2 trata de uma “analogia”, uma fonte material do Direito do Trabalho.
C. O Caso 1 trata de uma Convenção Internacional não ratificada pelo Brasil e considerada uma fonte material do Direito do Trabalho. O Caso 2 trata de um “uso ou costume”, uma fonte material do Direito do Trabalho.
D. O Caso 1 trata de uma Convenção Internacional não ratificada pelo Brasil e considerada uma fonte material do Direito do Trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina