Logo Passei Direto
Buscar
1. (Acadepol – 2007 – MG) Podemos entender por mutação constitucional:

a) que ela consiste na interpretação constitucional evolutiva;
b) que ela pressupõe alguma modificação significativa no texto formal da Constituição;
c) que pode ser mais limitada (emenda) ou mais extensa (revisão);
d) que ela depende, necessariamente, da identificação de um caso de repristinação constitucional.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas sobre mutação constitucional: a) que ela consiste na interpretação constitucional evolutiva - Esta opção está correta, pois a mutação constitucional se refere à mudança no sentido e alcance das normas constitucionais sem alteração do texto. b) que ela pressupõe alguma modificação significativa no texto formal da Constituição - Esta opção está incorreta, pois a mutação não envolve alteração do texto, mas sim a interpretação. c) que pode ser mais limitada (emenda) ou mais extensa (revisão) - Esta opção também está incorreta, pois emenda e revisão são formas de alteração do texto, enquanto a mutação não altera o texto. d) que ela depende, necessariamente, da identificação de um caso de repristinação constitucional - Esta opção é incorreta, pois a mutação não depende de repristinação. Portanto, a alternativa correta é: a) que ela consiste na interpretação constitucional evolutiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. (Proc. – Leg. – Cam./SP – 2007) Leia o seguinte texto: “[A Constituição] não é uma escritura imobiliária que determina precisamente os limites de seu objeto; ao contrário, é um documento que anuncia os princípios fundamentais fazendo uso de valores e deixando para as pessoas encarregadas de interpretá-la e aplicá-la um espaço amplo para o exercício de julgamentos normativos” (Laurence Tribe; Michael Dorf. Hermenêutica constitucional, 2007). Assinale a alternativa que corresponde à correta interpretação do texto.

a) O texto se refere à interpretação constitucional, consagrando o princípio da unidade constitucional, demonstrando que os dispositivos constitucionais são parte de um sistema maior e formam um todo lógico e teleológico, impedindo que haja interpretação isolada de dispositivos.
b) Trata-se de texto que se refere à importância da interpretação constitucional, já que os textos das constituições apresentam uma ampla margem interpretativa, pois as constituições possuem em seu texto termos polissêmicos, fundados em valores e princípios, necessitando, portanto, da atividade interpretativa.
c) Mais do que tratar de princípios de interpretação dos dispositivos constitucionais em si, o texto trata do princípio da supremacia constitucional, pelo qual os atos normativos estatais infraconstitucionais devem estar sempre em conformidade com as previsões constitucionais, sob pena de inconstitucionalidade.
d) O texto enuncia o princípio da máxima efetividade, princípio da eficiência ou ainda da interpretação efetiva, o qual impõe ao intérprete constitucional que busque, ainda que nos limites do texto, sem alterá-lo, a interpretação que maior eficácia dê ao dispositivo, já que a Constituição não possui termos ou locuções inúteis.
e) É clara a alusão no texto ao princípio da interpretação conforme a Constituição. Este princípio interpretativo, normalmente inserido no âmbito de atuação das Cortes Constitucionais, define a possibilidade e o âmbito de aplicação das normas, na medida em que estas sejam ou não compatíveis com o texto constitucional, pautando-se pela aplicação dos dispositivos infraconstitucionais sempre que seja possível a compatibilização destes com a Constituição Federal.

Mais conteúdos dessa disciplina