Logo Passei Direto
Buscar
Os conteúdos de ensino devem enfocar os conceitos, os procedimentos didáticos e a formação de atitudes através de uma abordagem:

a.Contextualizada, conteudista e problematizadora
b.Conteudista, interdisciplinar e problematizadora.
c.contextualizada, interdisciplinar e conteudista.
d.Contextualizada, interdisciplinar e multidisciplinar.
e.Contextualizada, interdisciplinar e problematizadora.
User badge image
Perguntas sobre Metodologia Científica

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções em relação à abordagem que deve ser utilizada nos conteúdos de ensino. A abordagem ideal deve considerar a contextualização, a interdisciplinaridade e a problematização, pois isso ajuda a formar uma compreensão mais ampla e crítica dos conteúdos. Vamos analisar as alternativas: a) Contextualizada, conteudista e problematizadora - A abordagem conteudista não é a mais recomendada, pois foca apenas no conteúdo. b) Conteudista, interdisciplinar e problematizadora - Novamente, a abordagem conteudista não é a ideal. c) Contextualizada, interdisciplinar e conteudista - A presença da abordagem conteudista não é adequada. d) Contextualizada, interdisciplinar e multidisciplinar - Esta opção é boa, mas não menciona a problematização. e) Contextualizada, interdisciplinar e problematizadora - Esta é a opção que melhor abrange os conceitos, procedimentos e atitudes. Portanto, a alternativa correta é: e) Contextualizada, interdisciplinar e problematizadora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do conhecimento Sistemático e Assistemático, podemos afirmar que:

a.O conhecimento sistemático é adquirido ao acaso e sua construção não segue um procedimento de rigor técnico. É construído na medida em que as coisas e os fatos se apresentam.
b.O conhecimento assistemático é adquirido no método experimental e sua construção segue um procedimento de rigor técnico.
c.O conhecimento assistemático apresenta sua base na reflexão, e busca ser a melhor tentativa de solução para os problemas.
d.O conhecimento sistemático apresenta sua base na experimentação, e busca ser a melhor tentativa de solução para os acontecimentos.
e.O conhecimento sistemático apresenta sua base na reflexão, e busca ser a melhor tentativa de solução para os problemas.

O currículo pressupõe um processo dividido em três momentos principais, como:

a.Elaboração, implementação e avaliação.
b.Problematização, implementação e avaliação.
c.Elaboração, organização e avaliação.
d.Elaboração, referencial e avaliação.
e.Elaboração, implementação e organização.

“Munford e Lima (2007) destacam que o ensino por investigação pode tornar o ensino mais interativo e dialógico, e que a partir dessas atividades os alunos poderão ser capazes de aceitar as explicações científicas para além dos discursos autoritários, prescritivos e dogmáticos. São vários os fatores que as atividades investigativas devem favorecer ao aluno”. Para uma melhor compreensão desses fatores, analise as afirmativas abaixo: I. Favorecer ambiente propício ao trabalho competitivo mais do que o trabalho cooperativo. II. Favorecer a manifestação de diversas opiniões. III. Favorecer uma visão de ciências como uma interpretação do mundo e não como um conjunto de respostas prontas e definidas. IV. Favorecer situações de contrastes e de conflitos de ideias. Assinale a alternativa correta:

a.Apenas II, III e IV estão corretas.
b.Nenhuma das alternativas está correta.
c.Apenas I e IV estão corretas.
d.Apenas I e II estão corretas.
e.Apenas III e IV estão corretas.

A consolidação de uma profunda ressignificação do processo de ensinar e aprender, ao prescrever o paradigma curricular, em que os conteúdos de ensino deixam de ter importância em si mesma, e são entendidos como meio para produzir aprendizagem dos estudantes, foi possível a partir:

a.Da promulgação da Lei 9.394/96.
b.Da promulgação dos PCNs.
c.Da promulgação das DCEs.
d.Da promulgação da Lei 4.024/61.
e.Da promulgação da BNCC.

Podemos entender por currículo uma conexão entre:

a.Conteúdo e a Comunidade externa às instituições de educação.
b.Administração Escolar e Cultura.
c.Gestão escolar, Cultura e a Comunidade externa às instituições de educação.
d.Cultura e a Comunidade externa às instituições de educação.
e.Conteúdo e Cultura.

Mais conteúdos dessa disciplina