Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa incorreta quanto às glândulas endócrinas e aos seus hormônios.

A) Glândulas suprarrenais – adrenalina, glândula paratireoide – hormônio paratormônio
B) Hipófise – hormônio luteinizante, glândula paratireoide – hormônio paratormônio
C) Tireoide – hormônio do crescimento, hipófise – hormônio calcitonina
D) Glândulas suprarrenais – adrenalina, hipófise – hormônio do crescimento
E) Tireoide – tiroxina e tri-iodotironina, glândula paratireoide – hormônio paratormônio
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa para identificar a incorreta: A) Glândulas suprarrenais – adrenalina, glândula paratireoide – hormônio paratormônio. Correta. As glândulas suprarrenais produzem adrenalina e a paratireoide produz paratormônio. B) Hipófise – hormônio luteinizante, glândula paratireoide – hormônio paratormônio. Correta. A hipófise produz o hormônio luteinizante e a paratireoide produz paratormônio. C) Tireoide – hormônio do crescimento, hipófise – hormônio calcitonina. Incorreta. A tireoide produz tiroxina e tri-iodotironina, enquanto a calcitonina é produzida pela tireoide, não pela hipófise. D) Glândulas suprarrenais – adrenalina, hipófise – hormônio do crescimento. Correta. As suprarrenais produzem adrenalina e a hipófise produz o hormônio do crescimento. E) Tireoide – tiroxina e tri-iodotironina, glândula paratireoide – hormônio paratormônio. Correta. A tireoide produz tiroxina e tri-iodotironina, e a paratireoide produz paratormônio. Portanto, a alternativa incorreta é: C) Tireoide – hormônio do crescimento, hipófise – hormônio calcitonina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

01. (Mackenzie-SP) Observe a tabela a seguir: Glândula Hormônio Ação Medula da adrenal B Aumento da frequência cardíaca C Hormônio de crescimento (GH) Estimula proliferação celular Pâncreas D Aumento da glicemia sanguínea. Os espaços A, B, C e D serão preenchidos correta e respectivamente por

A) aumento do metabolismo basal; adrenalina; adenoipófise; glucagon.
B) diminuição da glicemia sanguínea; noradrenalina; hipotálamo; insulina.
C) aumento da produção de calor; cortisol; neuroipófise; glucagon.
D) controle do metabolismo de cálcio; aldosterona; adenoipófise; insulina.
E) diminuição da atividade metabólica; adrenalina; hipotálamo; glucagon.

02. (Mackenzie-SP) O controle da glicemia sanguínea (concentração de glicose no sangue) é feito com a participação de dois hormônios: insulina e glucagon. Assinale a alternativa correta sobre esses hormônios.

A) O glucagon age no fígado, favorecendo a conversão de glicose em glicogênio.
B) A ação da insulina tem como resultado a diminuição da glicemia sanguínea.
C) O diabetes melito tipo I é causado pela deficiência de insulina, e o tipo II é provocado pela deficiência do glucagon.
D) A insulina é produzida no pâncreas, e o glucagon é produzido nas suprarrenais.
E) O glucagon é produzido em grande quantidade após uma refeição.

04. (CMMG–2021) A ocitocina é conhecida hoje como hormônio do amor. Esse hormônio atua nas contrações do parto, na amamentação, nas relações sociais. É correto afirmar que esse hormônio é, respectivamente, produzido e armazenado no(na)

A) timo; timo.
B) pineal, adenoipófise.
C) pituitária; adenoipófise.
D) hipotálamo; neuroipófise.

01. (UERJ) Um dos fatores determinantes da perda de cálcio dos ossos é o envelhecimento, sobretudo em mulheres. O esquema a seguir representa a regulação do cálcio no sangue humano, realizada pelas glândulas X e Y, responsáveis diretas pela produção dos hormônios A e B, respectivamente. A glândula X produz o hormônio A. Se o nível de cálcio ficar alto demais. Nível de homeostase de cálcio no sangue. Nível de cálcio no sangue cai. Nível de cálcio no sangue aumenta. A glândula Y produz o hormônio B. Esse processo de perda de cálcio resulta, principalmente, da atuação intensa do hormônio e da glândula indicados em:

A) Calcitonina – Tireoide
B) Adrenalina – Suprarrenal
C) Somatotrófico – Hipófise
D) Paratormônio – Paratireoide

02. (UEL-PR) Há dois tipos de diabetes: o tipo I, que surge em jovens e se caracteriza pela menor produção de insulina, e o tipo II, que aparece na idade adulta, em que os níveis de insulina estão normais, mas os receptores tornam-se resistentes à insulina. Nos últimos anos, tem aumentado o número de adolescentes obesos que desenvolvem diabetes tipo II. Sobre diabetes, insulina e controle da glicemia (nível de glicose no sangue), é correto afirmar:

A) Em condições normais, a insulina é liberada pelo pâncreas para controlar o nível elevado de glicose sanguínea.

Uma das justificativas utilizadas para melhor explicar de que forma a obesidade interfere no desenvolvimento do diabetes melitus tipo 2 no organismo é que

A) o acúmulo, no tecido adiposo, dos carboidratos ingeridos em uma dieta hipercalórica provoca o aumento da taxa glicêmica sanguínea.
B) o excesso de lipídios na corrente sanguínea inibe a liberação do hormônio vasopressina pela neuro-hipófise, aumentando o volume urinário característico do diabetes mellitus.
C) o aumento do percentual de tecido adiposo no corpo altera a sensibilidade dos receptores de insulina presentes nas membranas celulares, o que produz consequente aumento da taxa glicêmica sanguínea.
D) a paralização das vias metabólicas de ácidos graxos estocados no músculo de indivíduos obesos obstrui os canais de difusão simples para a entrada de glicose em ambiente intracelular.
E) a sobrecarga lipídica nas células das glândulas suprarrenais diminui, progressivamente, a sua capacidade de produção e liberação dos hormônios hipoglicemiantes como a insulina.

Mais conteúdos dessa disciplina