Logo Passei Direto
Buscar

Materiais de Construção

Colégio Objetivo
As indústrias siderúrgicas geram diversos subprodutos, porém a quantidade mais significativa é a de escória de alto-forno. O setor de construção civil consome parte deste resíduo na indústria cimenteira e também é usada como adição na produção de concretos. Com base no processo de formação e propriedades da escória de alto-forno, analise as sentenças a seguir:

I- São resíduos gerados na produção de ferro-gusa, se formam através da fusão das impurezas do minériode ferro com adições de fundentes (calcário e dolomita) e cinzas de coque.
II- Os óxidos contidos nos minerais de ferro são reduzidos nas unidades industriais, dentro dos altos-fornos, durante o processo de fabricação do ferro-gusa.
III- O resfriamento das escórias pode ocorrer de duas formas: esfriada ao ar ou cristalizada e resfriada com água ou granulada. Esta é usada na fabricação de cimento.
IV- A escória fundida é uma massa insolúvel com menor densidade que o ferro gusa, por isso sobrenada no ferro sendo levada por canais, até o lugar, onde será submetida ao resfriamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente a sentença I está correta.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- São resíduos gerados na produção de ferro-gusa, se formam através da fusão das impurezas do minério de ferro com adições de fundentes (calcário e dolomita) e cinzas de coque. Verdadeiro, essa descrição está correta sobre a formação da escória. II- Os óxidos contidos nos minerais de ferro são reduzidos nas unidades industriais, dentro dos altos-fornos, durante o processo de fabricação do ferro-gusa. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois os óxidos são reduzidos para produzir ferro. III- O resfriamento das escórias pode ocorrer de duas formas: esfriada ao ar ou cristalizada e resfriada com água ou granulada. Esta é usada na fabricação de cimento. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois descreve os métodos de resfriamento da escória e sua utilização na fabricação de cimento. IV- A escória fundida é uma massa insolúvel com menor densidade que o ferro gusa, por isso sobrenada no ferro sendo levada por canais, até o lugar, onde será submetida ao resfriamento. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois a escória realmente tem menor densidade que o ferro gusa e flutua sobre ele. Como todas as sentenças I, II, III e IV estão corretas, a alternativa correta é: d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina