Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os inversores de frequência, assinale a alternativa INCORRETA: Não são instrumentos de medição. Não podemos utilizá-los para partidas e controle de velocidade de motores de indução trifásicos. São inadequados para eliminação de harmônicos na rede. Não são instrumentos de proteção. São inadequados para corrigirem fator de potência.
User badge image
Laura Clara Perim

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A alternativa INCORRETA sobre os inversores de frequência é: "São inadequados para eliminação de harmônicos na rede." Na verdade, muitos inversores de frequência possuem recursos para minimizar harmônicos, embora não sejam totalmente eficazes na eliminação deles. As outras afirmações estão corretas em relação às limitações dos inversores de frequência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentre as aplicações de um conversor de potência como um retificador controlado temos: I. Transmissão DC em alta tensão. II. Controle de velocidade de motor DC a partir de uma fonte AC. III. Controle de velocidade para ferramentas elétricas portáteis. Podemos considerar verdadeiras:
I-(F); II-(F); III-(F)
I-(F); II-(V); III-(V)
I-(V); II-(V); III-(F)
I-(V); II-(V); III -(V)
I- (F); II-(V); III-(F)

Em uma aplicação, caso não seja possível a instalação de um chopper e de um banco de resistência, qual o tipo de inversor deve ser utilizado?
Inversor escalar – com manutenção constate de V/f
Inversor vetorial – com desacoplamento das correntes de torque e magnetização
Inversor com retificador de entrada controlado e ponte regenerativa
Inversor PWM – largura de pulso

Os conversores de frequência PWM são atualmente os equipamentos mais empregados na alimentação de motores de indução de baixa tensão para variação de velocidade. O processo de obtenção da tensão e frequência desejadas com a utilização desse equipamento passa pelos três estágios respectivamente denominados:
inversão; alisamento; filtro
retificação; filtro; inversão
filtro; retificação; regulação
retificação; regulação; alisamento
filtro; repotenciação; retificação

As máquinas têxteis de grande porte utilizam para seu funcionamento motores elétricos trifásicos. Esses motores elétricos funcionam com corrente elétrica:
Resistiva
Pulsante
Alternada
Retificada
Contínua

Determinada máquina elétrica realiza o seguinte processo de conversão eletromecânica de energia: o rotor, que é acionado por uma potência mecânica, possui, em seu interior, um enrolamento de campo energizado com corrente contínua; com o movimento mecânico do rotor energizado, os enrolamentos trifásicos do estator, devido à lei de Farady, passam a apresentar tensão induzida; esses enrolamentos alojados no estator correspondem à armadura da máquina. Nesse caso, o dispositivo que realiza o processo descrito é um:
Motor síncrono.
Motor de corrente contínua.
Motor de indução.
Gerador de corrente contínua.
Gerador síncrono.

A figura ao lado mostra a configuração básica de um circuito chopper step-down (buck). Esse circuito se caracteriza pela tensão média de saída (V0) ser menor que a tensão de entrada (Vi). Enquanto a chave S (podendo ser chaveada por qualquer dispositivo de chaveamento operando em PWM) estiver fechada, o diodo ficará polarizado reversamente e o indutor armazenando energia em forma de campo magnético. Nesta situação, tem-se que:
V0 = 0,5Vi
V0 = Vi
V0 = 2,5Vi
V0 < Vi
V0 > Vi

A eletrônica de potência é muito utilizada nos dias de hoje no acionamento de motores elétricos. Equipamentos como os inversores de frequência e Soft-starters já fazem parte do cotidiano industrial no Brasil. Estes equipamentos utilizam transistores (IGBTs) e Tiristores para o acionamento dos motores elétricos de indução. Os mais utilizados são os Tiristores que são dispositivos semicondutores utilizados para o controle eletrônico de potência. Vários componentes fazem parte da família dos Tiristores, tais como: o SCR (Silicon Controlled Rectifier), o DIAC e o Triac. Avalie as afirmacoes a respeito do disparo e bloqueio dos Tiristores a seguir e marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) Para que um SCR conduza é preciso satisfazer duas condições: O SCR deve estar polarizado diretamente e deve ser aplicada uma corrente no gatilho (IG).
( ) Um TRIAC ligado em um circuito de corrente alternada permite o controle de tensão sobre a carga em ambos os semiciclos da senóide.
( ) O SCR pode disparar de forma indesejada se a tensão de polarização direta (VAK) atingir um valor limite máximo chamado de VBO (tensão de breakover).
( ) O circuito chamado de Snubber (resistor em série com capacitor) deve ser ligado em paralelo com o SCR para evitar o disparo por aumento de temperatura.
( ) O DIAC é um dispositivo semicondutor geralmente utilizado para controlar o disparo de outro Tiristor.
F, F, F, V, F
V, V, V, V, V
V, F, F, F, F
V, V, F, F, F
V, V, V, F, V

Mais conteúdos dessa disciplina