Logo Passei Direto
Buscar
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Parte devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de:

a) inclusão de crianças no Ensino Fundamental privado.
b) inclusão plena.
c) inclusão de crianças na Educação Infantil.
d) inclusão de jovens no Ensino Profissionalizante.
e) inclusão de jovens no Ensino Médio.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência enfatiza a importância da educação inclusiva em todos os níveis, visando garantir que todas as pessoas, independentemente de suas deficiências, tenham acesso a um sistema educacional que promova seu desenvolvimento. Analisando as alternativas: a) Inclusão de crianças no Ensino Fundamental privado - Foca apenas em um nível específico e em uma modalidade de ensino. b) Inclusão plena - Refere-se à inclusão total e efetiva de todas as pessoas com deficiência em todos os contextos educacionais. c) Inclusão de crianças na Educação Infantil - Limita-se a um nível específico de ensino. d) Inclusão de jovens no Ensino Profissionalizante - Foca em um grupo etário e em uma modalidade específica. e) Inclusão de jovens no Ensino Médio - Também limita-se a um nível específico. A alternativa que melhor reflete a meta da Convenção, que é garantir a inclusão em todos os níveis e contextos, é: b) inclusão plena.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE- 2017). A educação, fundada na transdisciplinaridade e apoiada na multidimensionalidade humana, vai além do racionalismo clássico e reconhece a importância das emoções e dos sentimentos, a voz da intuição dialogando com a razão e com a emoção subjacente, recuperando a polissemia dos símbolos, as diferentes linguagens e possibilidades de expressão do ser humano. Enfim, reconhece a subjetividade humana não como uma realidade coisificante, mas como um processo vivo do indivíduo/sujeito concreto. Considerando as implicações da educação transdisciplinar na organização do trabalho pedagógico, assinale a opção correta.

a) O pensamento formulado a partir da transdisciplinaridade implica a atitude de abertura para a troca de diferentes saberes e conhecimentos, sendo necessário que o planejamento do trabalho pedagógico contemple, simultaneamente, diálogos entre os conteúdos das disciplinas na perspectiva transversal.
b) Na educação fundada na transdisciplinaridade, valorizam-se as diferentes áreas de conhecimento, considerando a criticidade, criatividade, auto-organização ecológica daquilo que surge de dentro para fora dos sujeitos aprendentes, ultrapassando as fronteiras do conhecimento.
c) Arte, História e Geografia, componentes curriculares que deram início ao pensamento transdisciplinar, têm em comum a articulação de seus conteúdos, que se autoalimentam de modo polissêmico e simbólico no plano didático, o que exige a contextualização das produções humanas, dos tempos e dos espaços, e que impede a fragmentação do conhecimento dessas áreas.
d) A transdisciplinaridade implica a formação do pensamento racionalizado sobre diferentes áreas de conhecimento, associada à avaliação pedagógica dos resultados, que despreza a visão segmentada e disciplinar do ser humano, considerado sujeito antropoético, ou seja, não se avaliam conteúdos, mas vivências manifestas em atitudes relacionais antropológicas e éticas.
e) A organização do trabalho pedagógico sob a perspectiva transdisciplinar implica a formação do ser humano em suas múltiplas dimensões, promovendo o desenvolvimento integral do ser que pensa, fala, deseja e age, em vivências que favorecem o autoconhecimento, e tornando o pensamento aberto a tudo que transcenda a fragmentação do conhecimento e do ser.

Mais conteúdos dessa disciplina