Logo Passei Direto
Buscar
Dentre as práticas integrativas e complementares em saúde, a fitoterapia é uma das mais conhecidas e mais amplamente utilizadas nos serviços públicos no Brasil e no mundo. Os profissionais de saúde têm apresentado interesse crescente nessa área, buscando capacitação e conhecimento, com o objetivo de realizar uma adequada prescrição e uso de plantas medicinais e fitoterápicos em seus atendimentos. Embora as plantas medicinais sejam utilizadas pela população desde tempos imemoriais, o uso inadequado é frequente, devido à falta de conhecimento sólido em relação a dosagens, posologia, modo de preparo, contraindicações e reações adversas. Atualmente, além de matéria-prima para fármacos semissintéticos, as plantas medicinais são utilizadas in natura (como em chás de plantas medicinais), em preparações galênicas simples (extratos fluidos e tinturas) e em formulações farmacêuticas com maior valor agregado, como os fitoterápicos. Nesse contexto, analise a situação a seguir. Maria trabalha em uma Unidade Básica de Saúde de seu município e tem interesse em trazer mais informações aos profissionais de saúde e à população que faz uso de plantas medicinais. Maria está elaborando uma cartilha de orientação a respeito do assunto e submeteu o material para revisão de um colega especialista na área. Neste sentido, considerando as afirmacoes presentes no material de Maria, julgue os itens a seguir. I. Maria destacou que, embora as plantas medicinais sejam uma alternativa barata e acessível aos medicamentos alopáticos, não são isentas de efeitos adversos. II. Maria destacou que muitas plantas medicinais podem interagir na ação de medicamentos, diminuindo seus efeitos ou, ainda, causando efeitos tóxicos em função dessa interação. III. Maria destacou que a automedicação, na área de plantas medicinais e fitoterápicos, não oferece risco, tendo em vista o baixo potencial de intoxicações desses produtos. IV. Maria elaborou uma lista com as principais plantas medicinais utilizadas na sua região, forma de preparo, indicação, dosagens e riscos para auxiliar a população. É correto o que se afirma em E) I, II e IV, apenas.

User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Maria destacou que, embora as plantas medicinais sejam uma alternativa barata e acessível aos medicamentos alopáticos, não são isentas de efeitos adversos. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois as plantas medicinais podem sim ter efeitos adversos. II. Maria destacou que muitas plantas medicinais podem interagir na ação de medicamentos, diminuindo seus efeitos ou, ainda, causando efeitos tóxicos em função dessa interação. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois interações entre plantas medicinais e medicamentos são bem documentadas. III. Maria destacou que a automedicação, na área de plantas medicinais e fitoterápicos, não oferece risco, tendo em vista o baixo potencial de intoxicações desses produtos. Falso, essa afirmação é incorreta, pois a automedicação com plantas medicinais pode sim oferecer riscos, incluindo intoxicações. IV. Maria elaborou uma lista com as principais plantas medicinais utilizadas na sua região, forma de preparo, indicação, dosagens e riscos para auxiliar a população. Verdadeiro, essa afirmação é plausível e condizente com a prática de orientação sobre o uso seguro de plantas medicinais. Com base na análise, as afirmações corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: E) I, II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A amigdalina, conhecida como laetrila, é um composto cianogênico aromatizado. Ela é um glicosídeo que pertence à família Rosaceae. Também denominada vitamina B17, é facilmente isolada de castanhas, semente de damasco, amêndoas, cerejas, pêssegos e ameixas. Esse composto possui atividades antipirética, antitussígeno, anticâncer e efeito refrescante, sendo muito utilizado para tratar inúmeras infecções, como asma, náusea, lepra, bronquite e vitiligo. Os efeitos farmacológicos da amigdalina, ainda, compreendem: antiaterogênica, reduzir fibrose renal, prevenir fibrose pulmonar, evitar hipóxia em injúria pulmonar, regular a imunidade, atuar como antitumoral e anti-inflamatório. O efeito antitumoral da amigdalina é regulado pelas substâncias carcinogênicas que são decompostas no corpo e destroem as células tumorais, bloqueando os nutrientes das células cancerígenas, prevenindo o crescimento das células tumorais e reduzindo o desenvolvimento do câncer de próstata. Nesse contexto, leia a situação a seguir. Otto é um farmacêutico que trabalha no setor de pesquisa de uma indústria de fitoterápicos e está estudando o metabolismo secundário das plantas, para melhor desempenhar suas atividades técnicas. Nesta semana, Otto está buscando informações sobre os heterosídeos cianogenéticos e suas propriedades farmacológicas. Considerando as informações apresentadas e o estudo de Otto, julgue as afirmações a seguir. I. Para Otto, a amigdalina por si só não é tóxica, mas produz o cianeto de hidrogênio (HCN) por meio de ação enzimática. II. Otto observou que a amigdalina pode melhorar a resposta imunológica através da proliferação de linfócitos T no sangue. III. Segundo Otto, a amigdalina é um heterosídeo cianogenético amplamente utilizado como antitumoral nas Américas, apresentando-se atóxica. IV. Conforme seus estudos, Otto acredita que a amigdalina induz a hiperglicemia e pode representar alto risco de toxicidade para diabéticos. Está correto apenas o que se afirma em C) I e II.

Grande parte da população que faz uso de plantas medicinais desconhece os possíveis efeitos tóxicos decorrentes do seu uso, assim como a forma correta de preparo e as indicações e contraindicações de cada planta. Por serem produtos de origem natural, há uma crença de que as plantas medicinais e os fitoterápicos não podem causar qualquer prejuízo à saúde do usuário, crença esta que não tem embasamento científico. Percebe-se o crescente interesse na fitoterapia como prática complementar em saúde. As plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos representam hoje uma alternativa ao uso de medicamentos sintéticos para uma população cada vez mais preocupada com a saúde e o bem-estar, sendo que a aplicação clínica da fitoterapia tem sido também incentivada por órgãos federais. De todo modo, é importante conhecer doses, modo de utilização, contraindicações e reações adversas das plantas medicinais, a fim de garantir a saúde do paciente e alcançar o benefício terapêutico dessas plantas. Nesse contexto, analise a situação a seguir. Carlos trabalha na Unidade Básica de Saúde de seu bairro e recebeu um paciente do sexo masculino, 62 anos, com sangramento nasal e fezes escurecidas. Ao realizar a anamnese de Carlos, ele relatou que foi utilizado um anticoagulante oral para 'afinar o sangue' e que, nas últimas semanas, estava com problemas no estômago e tomou o chá de boldo todos os dias. Carlos identificou uma possível interação entre o uso do chá de boldo com o medicamento anticoagulante e sugeriu a suspensão do chá, além do encaminhamento para avaliação clínica multidisciplinar. Nesse sentido, considerando a conduta clínica de Carlos, julgue os itens a seguir. I. Carlos teve uma atitude assertiva, pois a boldina, principal alcaloide presente nas folhas e cascas do boldo, causa inibição da agregação plaquetária. II. Carlos agiu corretamente ao suspender o uso do chá, pois pacientes que usam anticoagulantes não devem ingerir, simultaneamente, formulações contendo boldo, devido ao risco de sangramento. III. Carlos agiu corretamente, mas deveria ter suspendido ainda o uso do anticoagulante para garantir a segurança do paciente. É correto o que se afirma em B I e II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina