O aprendizado da leitura é um grande desafio dentro do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que todos os seres humanos estão programados biologicamente para falar, porém, não estão programados para ler e escrever. A alfabetização pode ser um processo lento e complexo, cada criança tem seu ritmo, tem o seu jeito próprio e específico de aprender, com isso, cabe ao professor (a) encontrar a maneira mais adequada para facilitar o ensino de leitura. Quando surge a dificuldade de leitura, é o psicopedagogo que irá dar suporte para o aluno, utilizando suas estratégias e técnicas para que o aluno supere a dificuldade de aprendizagem, sendo também necessários outros profissionais da educação.
CANUTO, K. C. B. A leitura e seus métodos de ensino. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicopedagogia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Diante do que foi exposto, considere a situação a seguir.
Diana, pedagoga em uma escola estadual, tem notado que seus alunos têm apresentado bastante dificuldade no desenvolvimento da habilidade leitora. Nesse sentido, marcou uma reunião com sua supervisora, Fabiana, que também é pedagoga e especialista na área, para abordar metodologias para o trabalho com a leitura.
Sobre os aspectos que podem ser abordados na reunião, julgue os itens a seguir.
I. Fabiana deve esclarecer que escolher a metodologia mais adequada é uma tarefa árdua e exige do profissional bastante estudo e observação, sendo necessário que a professora reflita bastante sobre quais as dificuldades de seus alunos para poder escolher como deve trabalhar, sob o risco de não proporcionar um processo de ensino-aprendizagem eficaz.
II. Fabiana pode orientar o uso do método fônico, ou seja, o estímulo do aprendizado da leitura através da relação entre letras e sons, pois, nesse método, o aluno tem seu tempo de aprendizagem respeitado, o que faz com que ele atribua maior significado aos conteúdos propostos.
III. A supervisora pode propor o método sociolinguístico, o qual define um trajeto de aprendizado através do desenvolvimento da consciência social, silábica e alfabética, reinventando-se a alfabetização com base em aspectos linguísticos e sociológicos.
É correto o que se afirma em
A)
I, II e III.
B)
II, apenas.
C)
I, apenas.
D)
I e III, apenas.
E)
II e III, apenas.
Ed
ano passado
Vamos analisar cada um dos itens: I. Fabiana deve esclarecer que escolher a metodologia mais adequada é uma tarefa árdua e exige do profissional bastante estudo e observação, sendo necessário que a professora reflita bastante sobre quais as dificuldades de seus alunos para poder escolher como deve trabalhar, sob o risco de não proporcionar um processo de ensino-aprendizagem eficaz. Verdadeiro. A escolha da metodologia realmente requer reflexão e análise das dificuldades dos alunos. II. Fabiana pode orientar o uso do método fônico, ou seja, o estímulo do aprendizado da leitura através da relação entre letras e sons, pois, nesse método, o aluno tem seu tempo de aprendizagem respeitado, o que faz com que ele atribua maior significado aos conteúdos propostos. Verdadeiro. O método fônico é uma abordagem válida e respeita o ritmo de aprendizagem do aluno. III. A supervisora pode propor o método sociolinguístico, o qual define um trajeto de aprendizado através do desenvolvimento da consciência social, silábica e alfabética, reinventando-se a alfabetização com base em aspectos linguísticos e sociológicos. Verdadeiro. O método sociolinguístico realmente considera aspectos sociais e linguísticos no processo de alfabetização. Todos os itens estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: A) I, II e III.