Buscar

Qual a diferença entre mito e filosofia?

Distinção entre mito e filosofia.

💡 10 Respostas

User badge image

Augusto dos Anjos

Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, àverdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.

18
Dislike0
User badge image

Jônatas Oliveira

Com uma definição bem simplificada, o mito está mais relacionado em intepretar os histórias e acontecimentos históricos. Já a filosofia, procura por intermédio de argumentos explicar esses acontecimentos numa visão mais racional e lógica.

9
Dislike0
User badge image

VALDELUCIA de alvarenga Caldas

Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa ( origem dos astros, da terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, etc). A explicação mítica é contrária à explicação filosófica.

A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica. As viagens marítimas desmitificou o mito, pois, os gregos descobriram que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs, e heróis eram, na verdade, habitados por outros seres humanos e que os mares não eram habitados por monstros nem seres fabulosos. Foi uma das condições históricas para o surgimento da Filosofia.

8
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image