Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Paciente de 50 anos, sexo feminino, com histórico familiar de câncer de cólon. Procura atendimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) com quadro de dor abdominal nos últimos 2 meses com alteração do hábito intestinal, refere fezes mais afiladas com esforço evacuatório. O médico da ESF realiza pesquisa de sangue oculto nas fezes com resultado positivo. Ao ser encaminhado para o ambulatório de coloproctologia qual exame o médico deverá solicitar?

A) Ultrassonografia de abdome.
B) Exame de fezes de alta sensibilidade.
C) Tomografia de abdome.
D) Colonoscopia.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Diante do quadro apresentado, a paciente tem fatores de risco para câncer de cólon, como a idade e o histórico familiar, além de sintomas sugestivos, como dor abdominal e alteração do hábito intestinal. O resultado positivo para sangue oculto nas fezes também é um indicativo importante. Analisando as opções: A) Ultrassonografia de abdome - Não é o exame mais indicado para avaliação do cólon. B) Exame de fezes de alta sensibilidade - Já foi realizado, e o resultado foi positivo. C) Tomografia de abdome - Pode ser útil, mas não é o exame padrão para investigação direta do cólon. D) Colonoscopia - É o exame padrão-ouro para avaliação do cólon, permitindo visualização direta e biópsia, se necessário. Portanto, o exame que o médico deverá solicitar é: D) Colonoscopia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma universitária de 22 anos procurou atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) pela primeira vez devido a problemas na empresa onde realiza estágio. Contou que nas últimas 3 semanas já teve 4 faltas, tem pavor de pensar em estar lá, sente o coração acelerado no caminho do trabalho e tem acordado muitas vezes à noite com pesadelos sobre o trabalho. Nessa semana teve duas crises intensas de choro fácil, sente suor frio nas mãos na maior parte dos lugares e situações de contato pessoal. Este último sintoma está presente desde os 15 anos, mas piorou muito agora. Sobre os dados acima e o plano terapêutico mais adequado é possível afirmar que:

A) Trata-se de uma síndrome depressiva clássica, a fluoxetina e a paroxetina são agonistas da recaptação de serotonina que estariam bem indicados e o tratamento adjunto com psicoterapia pode diminuir a chance de agravamento do caso.
B) Trata-se de uma síndrome depressiva, os sintomas autonômicos presentes exigem um diagnóstico diferencial com doenças tireoidianas e a quetiapina é uma boa opção para corrigir o sono interrompido.
C) Trata-se de uma síndrome ansiosa, o citalopram e a venlafaxina são boas opções terapêuticas. Há indicação para psicoterapia e um benzodiazepínico pode ser usado nos momentos de crise intensa.
D) Trata-se de uma síndrome ansiosa, os benzodiazepínicos por agirem como ansiolíticos são boas opções em monoterapia. Não há dados que alertem uma evolução provável para depressão, assim, o seguimento deve ser feito na rede básica de saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina