Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Colégio Objetivo
Diante deste cenário, assinale a afirmativa correta. A Sociedade Empresária ABC Ltda. adquiriu no exterior um lote de dez mil unidades de um determinado perfume francês. Antes da chegada das mercadorias ao porto, foi publicado no Diário Oficial da União, em 20/04/2023, um decreto editado pelo Poder Executivo Federal majorando imediatamente a alíquota do Imposto sobre a Importação de perfumes de 20% para 30%, prevendo expressamente sua vigência e produção de efeitos a partir da data de sua publicação. Em 30/04/2023, as mercadorias finalmente chegam ao porto no Brasil, devendo agora a empresa realizar o desembaraço aduaneiro. Preocupada com possível prejuízo decorrente do aumento inesperado do custo da mercadoria devido à elevação do imposto de importação, a sociedade empresária procura você, como advogado(a), indagando sobre a validade daquele decreto.

A) A elevação desta alíquota por decreto violou o princípio da legalidade tributária.
B) O prazo previsto para produção de efeitos da elevação de alíquota violou o princípio da anterioridade tributária nonagesimal.
C) Embora tal imposto seja classificado como extrafiscal, deve obediência ao princípio da anterioridade tributária anual.
D) A majoração dessa alíquota e a sua produção de efeitos imediata são válidas.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando os princípios tributários relevantes, especialmente a legalidade e a anterioridade tributária. A) A elevação desta alíquota por decreto violou o princípio da legalidade tributária. - O princípio da legalidade tributária estabelece que a criação ou majoração de tributos deve ser feita por lei, e não por decreto. Portanto, essa afirmativa é correta. B) O prazo previsto para produção de efeitos da elevação de alíquota violou o princípio da anterioridade tributária nonagesimal. - O princípio da anterioridade nonagesimal estabelece que a majoração de tributos deve respeitar um prazo de 90 dias entre a publicação da norma e sua vigência. Como o decreto foi publicado em 20/04/2023 e a mercadoria chegou em 30/04/2023, a majoração não respeitou esse prazo. Portanto, essa afirmativa também é correta. C) Embora tal imposto seja classificado como extrafiscal, deve obediência ao princípio da anterioridade tributária anual. - O imposto sobre importação é considerado um tributo fiscal e não extrafiscal nesse contexto. Além disso, a anterioridade anual não se aplica aqui, pois a questão é sobre a anterioridade nonagesimal. Portanto, essa afirmativa é incorreta. D) A majoração dessa alíquota e a sua produção de efeitos imediata são válidas. - Como já discutido, a majoração não respeitou o princípio da anterioridade nonagesimal, tornando essa afirmativa incorreta. Diante da análise, a alternativa correta é: A) A elevação desta alíquota por decreto violou o princípio da legalidade tributária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O diretor da unidade prisional de segurança máxima ABC expede uma portaria vedando, no âmbito da referida entidade de internação coletiva, quaisquer práticas de cunho religioso direcionadas aos presos, apresentando, como motivo para tal ato, a necessidade de a Administração Pública ser laica. A partir da situação hipotética narrada, assinale a afirmativa correta.

A) A motivação do ato administrativo encontra-se equivocada, uma vez que o preâmbulo da Constituição da República de 1988 faz expressa menção à “proteção de Deus”, também assegurando aos entes federados ampla liberdade para estabelecer e subvencionar os cultos religiosos e igrejas.
B) O ato expedido pelo diretor encontra plena correspondência com a ordem constitucional brasileira, a qual veda, aos entes federados, estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los ou firmar qualquer espécie de colaboração de interesse público.
C) A Constituição da República de 1988 dispõe que, nos termos da lei, é assegurada assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva, de modo que a portaria expedida pelo diretor viola um direito fundamental dos internos.
D) Inexiste incompatibilidade entre a portaria e a Constituição da República de 1988, uma vez que a liberdade religiosa apenas se apresenta no ensino confessional, ministrado, em caráter facultativo, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino, não sendo tal direito extensível aos presos.

Mais conteúdos dessa disciplina