Leia o excerto a seguir:
“Se um objeto se move em linha reta, podemos descrever seu movimento informando quão longe e com que rapidez ele se move, e se ele se move para a esquerda ou para a direita da origem. Mas, quando observamos o movimento de um objeto que se move em duas ou três dimensões, necessitamos de mais que apenas sinais de mais e de menos para indicar a orientação e aí entram os vetores”.
A respeito das grandezas vetoriais, imagine que um esquiador viaja 1,00 km para o norte e depois 2,00 km para o leste por um campo de neve horizontal. Indique a alternativa correta que apresenta corretamente a que distância ele se encontra em relação ao ponto de partida.
Ed
há 12 meses
Para determinar a distância que o esquiador se encontra em relação ao ponto de partida, podemos usar o teorema de Pitágoras, já que ele se move em duas direções perpendiculares (norte e leste). 1. O esquiador viaja 1,00 km para o norte e 2,00 km para o leste. 2. Podemos considerar isso como um triângulo retângulo, onde: - Um cateto é 1,00 km (norte). - O outro cateto é 2,00 km (leste). A fórmula do teorema de Pitágoras é: \[ d = \sqrt{(cateto_1^2 + cateto_2^2)} \] Substituindo os valores: \[ d = \sqrt{(1,00^2 + 2,00^2)} \] \[ d = \sqrt{(1 + 4)} \] \[ d = \sqrt{5} \] \[ d \approx 2,24 \text{ km} \] Portanto, a alternativa correta que apresenta a distância em relação ao ponto de partida é: d = 2,2 km.