Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Uma página da Web consiste em um cabeçalho e um corpo entre as tags (comandos de formatação/marcação) e , embora a maioria dos navegadores não reclame se essas tags não estiverem presentes.” Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003. p. 671. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, analise as marcações e associe-as com suas respectivas funções: 1)
    2)
    3)

    4) 5) ( ) Cria um cabeçalho do nível 1. ( ) Define uma lista ordenada. ( ) Cria uma citação longa. ( ) Define um campo de entrada de dados. ( ) Cria uma linha da tabela. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    RESPOSTA: 3, 1, 2, 5, 4.

User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as marcações e suas respectivas funções: 1)

    - Define uma lista ordenada. 2)
    - Cria uma citação longa. 3)

    - Cria um cabeçalho do nível 1. 4) - Cria uma linha da tabela. 5) - Define um campo de entrada de dados. Agora, vamos associar as funções: - ( ) Cria um cabeçalho do nível 1. → 3 (h1) - ( ) Define uma lista ordenada. → 1 (ol) - ( ) Cria uma citação longa. → 2 (blockquote) - ( ) Define um campo de entrada de dados. → 5 (input) - ( ) Cria uma linha da tabela. → 4 (tr) A sequência correta é: 3, 1, 2, 5, 4. Portanto, a resposta correta é: 3, 1, 2, 5, 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "Atualmente, as páginas da Web são escritas em uma linguagem denominada HTML (HyperText Markup Language). A HTML permite que os usuários produzam páginas da Web que incluem texto, gráficos e ponteiros para outras páginas da Web." Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003. p. 670.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, pode-se afirmar que essa linguagem é fundamental para a navegação Web, porque:
1. permite a formatação dos documentos por meio de marcações e possibilita a escrita de conteúdo sob a forma de hipertexto, que pode ser alterado em editores de texto.
2. realiza a geração de novas páginas no servidor por meio de seus comandos, que são semelhantes aos da linguagem C++.
3. realiza o controle de quais empresas podem fornecer um navegador Web, que faz o cadastro (registro) de páginas junto a mecanismos de buscas.
4. faz um controle rígido das informações e comandos sem se preocupar com o texto, que é anexado nos servidores.
5. faz a importação de documentos textuais e de outras mídias, transformando-os em arquivos executáveis binários nos navegadores.

Leia o trecho a seguir: "CSS é a linguagem para descrever a apresentação de páginas da Web, incluindo cores, layout e fontes. Permite adaptar a apresentação a diferentes tipos de dispositivos, como telas grandes, telas pequenas ou impressoras." Fonte: W3C. Documentação/referência oficial da linguagem CSS. 2019. Disponível em . Acesso em 12 set. 2019.
Considerando esse trecho e o conteúdo estudado, é possível afirmar que a linguagem CSS:
1. é independente da linguagem HTML e pode ser utilizada com qualquer linguagem de marcação baseada em XML.
2. funciona formatando bem as informações gráficas presentes nos documentos, permitindo a criação de classes com marcações parecidas com as do HTML.
3. evoluiu muito desde seu lançamento, mas ainda apresenta lentidão para detectar e efetuar transformações de design por dispositivos.
4. também tem a opção de manter uma estrutura de navegação separada do HTML, com uma tabela de links incorporada, facilitando o desenvolvimento.
5. pode ser considerada metaforicamente como o esqueleto para os documentos HTML.

A responsividade é um atributo de qualidade das interfaces das aplicações que permite que elas funcionem bem nos mais diversos dispositivos clientes por meio da adaptação do conteúdo. O design responsivo auxilia os desenvolvedores, evitando que eles tenham que criar múltiplas versões do hipertexto para cada variação de tela ou de resoluções do mercado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmacoes a seguir sobre Designs Responsivos e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A resolução da tela do cliente impacta diretamente no modo de composição da tela.
II. ( ) O número de colunas por linha é alterado, porém as imagens ficam fixas, sem redimensionamento para não prejudicar sua legibilidade.
III. ( ) Nesse tipo de design, elementos que o compõem podem ser simplificados de modo programático, com sua adaptação para telas menores, como o caso do menu Hamburguer.
IV. ( ) Como as larguras das telas medidas em pixels no arquivo de estilos do tipo CSS variam entre dispositivos, o conteúdo independe de uma largura referencial a uma janela.
1. V, F, V, V.
2. F, F, V, V.
3. F, V, V, V.
4. V, F, V, F.
5. V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "A vantagem de uma linguagem de marcação sobre outra sem marcação explícita é a maior facilidade para criar um navegador destinado à linguagem de marcação: o navegador só precisa entender os comandos de marcação. TeX e troff são outros exemplos muito conhecidos de linguagens de marcação." Fonte: TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003. p. 670.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a linguagem HTML, analise as marcações e associe-as com suas respectivas funções:
1)

    2)
    3)
    4)

  • 5)

    ( ) Cria uma divisão horizontal.
    ( ) Cria uma célula da tabela.
    ( ) Cria uma lista desordenada.
    ( ) Define uma seção no documento.
    ( ) Define um item da uma lista.

Leia o trecho a seguir: “Os designs flexíveis não fazem suposições sobre a largura da janela do navegador e se adaptam bem aos dispositivos que têm modos retrato e paisagem. Mas nenhum design, fixo ou fluido, é dimensionado perfeitamente além do contexto para o qual foi originalmente planejado.” Fonte: MARCOTTE, E. Responsive Web Design. 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2019.
Considerando as informações presentes nesse trecho e sobre os melhores modos de desenvolvimento de design para a Web, pode-se afirmar que os designs flexíveis:
1. são feitos com o alto poder da programação Javascript que fica dentro do documento feito em HTML, ajustando as larguras em tempo real.
2. são feitos a partir de diferentes arquivos de estilos, em que o navegador envia informações sobre o cliente ao servidor e recebe a folha de estilos específica para o dispositivo.
3. fazem parte do conceito de interatividade plena, em que os navegadores utilizam de recursos de inteligência artificial para dimensionarem a página, sem necessidade de trabalho extra do desenvolvedor.
4. apesar de serem soluções interessantes, ainda são pouco utilizadas pela dificuldade de implementação, sem tecnologias que dão suporte a esse desenvolvimento.
5. fazem parte do conceito de responsividade em que os elementos da interface reagem de modo programático às necessidades dos usuários e seus dispositivos.

Leia o trecho a seguir: "Utilizar o conceito de Mobile First, que significa dispositivo móvel primeiro, faz com que você se prepare para o crescimento explosivo e as novas oportunidades emergentes nos celulares atualmente; force o foco e a priorização de seus produtos, adotando as restrições inerentes ao design móvel e que novas experiências sejam oferecidas ao desenvolvimento de novos recursos nativos para dispositivos móveis e modos de uso". Fonte: WROBLEWSKI L. 2011. Mobile First. New York: Editora A book apart. p. 1. (Tradução nossa.)
Considerando as informações desse trecho e sobre as melhores maneiras de desenvolvimento para a Web com foco na técnica “dispositivos móveis primeiro”, pode-se afirmar que:
1. apesar de a ideia ser interessante, grandes empresas de Web do mundo estão reticentes para iniciar de fato a utilização desse conceito, visto que reduzir os elementos na tela causa muitos espaços em branco, deixando ruim o design.
2. o uso desse conceito traz problemas na manutenção das interfaces responsivas, já que é difícil realizar um design que se adapte a todos os tamanhos de telas, sendo necessário criar vários arquivos de estilos.
3. o hipertexto foi idealizado no amplo espaço disponível na tela de um computador e agora é necessário fazer adaptações manuais na tecnologia HTML para que seus elementos funcionem em telas menores.
4. tem-se nesse conceito uma oportunidade para avaliar o que usuário realmente necessita, priorizando o minimalismo no conteúdo e na navegação, com usabilidade e acessibilidade.
5. esse conceito facilita o desenvolvimento por eliminar a preocupação com a ordem dos elementos, já que o navegador quebra automaticamente as colunas na ordem sequencial.

Mais conteúdos dessa disciplina