Questão 1/64 - Oportunidade de Ampliação da Formação → Leia o texto a seguir:
Em uma escola, localizada em uma área urbana com diversidade socioeconômica, atendem-se estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A proposta pedagógica dessa escola promove uma educação inclusiva, crítica e reflexiva. Porém, a professora de história da turma do 6º ano percebeu que muitos estudantes apresentam dificuldades de leitura e interpretação de textos, o que afeta o desempenho em diversas disciplinas. Além disso, a falta de motivação e o baixo envolvimento dos discentes nas atividades são comuns.
Fonte: Autoria UNINTER.
Considerando que a escola aborda em seu Projeto Político-Pedagógico os fundamentos teórico-metodológicos baseados na concepção histórico-crítica e que sua metodologia de ensino considera os principios das metodologias ativas, quais estratégias a professora utilizará para promover a formação de leitores críticos e reflexivos?
OA Implementar projetos interdisciplinares, em que os estudantes pesquisam e articulam temas relevantes à sua realidade e apresentam suas considerações, reconhecendo
seu papel na sociedade.
OB Adotar aulas expositivas em que a professora apresenta o conteúdo e os estudantes realizam leitura silenciosa a fim de refletir sobre o tema trabalhado, ampliando a vocabulário por meio de pesquisas em dicionário.
OC Utilizar exercícios frequentes, continuos e que favoreçam a memorização de palavras e textos de gênero informativo, considerando a compreensão critica do conteúdo e das palavras estudadas.
OD Realizar provas e testes frequentes como principal método de avaliação, valorizando a quantidade de conteúdo, palavras e frases escritas e compreendidas pelos estudantes.
OE Priorizar a correção gramatical e ortográfica, considerando a interpretação ou a análise crítica do conteúdo, a relação entre texto e contexto social, como resultado ao longo do processo de aprendizagem dos estudantes.
Ed
há 11 meses
Para promover a formação de leitores críticos e reflexivos, a professora deve adotar estratégias que incentivem a participação ativa dos alunos e a conexão com a realidade deles. Vamos analisar as alternativas: A) Implementar projetos interdisciplinares, em que os estudantes pesquisam e articulam temas relevantes à sua realidade e apresentam suas considerações, reconhecendo seu papel na sociedade. Análise: Esta opção promove a pesquisa e a articulação de temas relevantes, o que é fundamental para a formação crítica. B) Adotar aulas expositivas em que a professora apresenta o conteúdo e os estudantes realizam leitura silenciosa a fim de refletir sobre o tema trabalhado, ampliando o vocabulário por meio de pesquisas em dicionário. Análise: Embora tenha um aspecto de reflexão, a abordagem é mais tradicional e não necessariamente ativa. C) Utilizar exercícios frequentes, contínuos e que favoreçam a memorização de palavras e textos de gênero informativo, considerando a compreensão crítica do conteúdo e das palavras estudadas. Análise: Foca mais na memorização do que na reflexão crítica. D) Realizar provas e testes frequentes como principal método de avaliação, valorizando a quantidade de conteúdo, palavras e frases escritas e compreendidas pelos estudantes. Análise: Essa abordagem é mais tradicional e não promove a reflexão crítica. E) Priorizar a correção gramatical e ortográfica, considerando a interpretação ou a análise crítica do conteúdo, a relação entre texto e contexto social, como resultado ao longo do processo de aprendizagem dos estudantes. Análise: Embora a correção seja importante, priorizar isso pode desviar o foco da análise crítica e da interpretação. A alternativa que melhor se alinha com a proposta pedagógica de promover uma educação inclusiva, crítica e reflexiva, utilizando metodologias ativas, é a A) Implementar projetos interdisciplinares, em que os estudantes pesquisam e articulam temas relevantes à sua realidade e apresentam suas considerações, reconhecendo seu papel na sociedade.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade