Logo Passei Direto
Buscar
Quando se trata da temática saúde da mulher, os programas mais comuns são os de câncer de colo do útero e de mama. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Câncer de mama: os sintomas mais comuns incluem aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Há tumores que são de consistência branda, glososa e bem definida. ( ) Câncer de mama: tem como fatores de risco, dentre outros, primeira gravidez depois dos trinta anos, álcool e sedentarismo, exposição à radiação, nuliparidade, obesidade. ( ) Câncer de colo do útero: tem como fatores de risco, dentre outros, uso prolongado de contraceptivos orais, início precoce da atividade sexual, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). ( ) Câncer de colo do útero: dentre os métodos de prevenção estão relação sexual com diversos parceiros, primeira gravidez depois dos trinta anos e exame Papanicolau (preventivo) a cada três anos. A sequência está correta em A. V, V, V, F. B. V, V, F, F. C. V, F, V, V. D. V, V, V, V.
User badge image
leila christina

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre câncer de mama e câncer de colo do útero: ( ) Câncer de mama: os sintomas mais comuns incluem aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Há tumores que são de consistência branda, glososa e bem definida. É verdadeira (V). O nódulo indolor, duro e irregular é um sintoma comum, mas a afirmação sobre tumores de consistência branda e bem definida pode ser considerada confusa, pois a maioria dos nódulos suspeitos é dura e irregular. Portanto, essa parte pode gerar dúvida, mas a afirmação principal é verdadeira. ( ) Câncer de mama: tem como fatores de risco, dentre outros, primeira gravidez depois dos trinta anos, álcool e sedentarismo, exposição à radiação, nuliparidade, obesidade. É verdadeira (V). Todos esses fatores são reconhecidos como fatores de risco para o câncer de mama. ( ) Câncer de colo do útero: tem como fatores de risco, dentre outros, uso prolongado de contraceptivos orais, início precoce da atividade sexual, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). É verdadeira (V). Esses são fatores de risco bem documentados para o câncer de colo do útero. ( ) Câncer de colo do útero: dentre os métodos de prevenção estão relação sexual com diversos parceiros, primeira gravidez depois dos trinta anos e exame Papanicolau (preventivo) a cada três anos. É falsa (F). A relação sexual com diversos parceiros é um fator de risco, não um método de prevenção. O exame Papanicolau é, de fato, um método de prevenção, mas a primeira gravidez depois dos trinta anos não é um método de prevenção. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, F. A alternativa correta é a) A. V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Programa Nacional de Prevenção do Câncer de Mama e Cérvico-Uterino promove ações para a detecção precoce do câncer de colo do útero. O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolau), que deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero. De acordo com as diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero, são recomendações para a realização do exame Papanicolau:
Qual das alternativas abaixo está correta?
A. Início aos 25 anos, com intervalos de três anos, após dois exames anuais negativos.
B. Início aos 21 anos, com intervalos de três anos, após dois exames anuais negativos.
C. Realização anual para todas as mulheres entre 21 e 64 anos.
D. Realização a cada dois anos para mulheres entre 30 e 64 anos.

No Brasil, o câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Com exceção do câncer de pele, esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. Sobre a estratégia de rastreamento do câncer de colo do útero e de suas lesões precursoras, é importante:
Qual das alternativas abaixo está correta?
A. realizar busca ativa de mulheres dentro da população-alvo e com exame em atraso.
B. oferecer vacinação contra HPV para a população feminina e masculina entre 9 e 24 anos de idade.
C. orientar que o exame de rastreamento citopatológico deve ser realizado entre 15 e 64 anos de idade.
D. recomendar que se deve evitar exames intravaginais nas 72 horas anteriores ao exame citopatológico.

As ações para prevenção do câncer do colo do útero ocorrem por meio de ações de educação em saúde, vacinação de grupos indicados e detecção precoce do câncer e de suas lesões precursoras por meio de seu rastreamento. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico.
De acordo com o Ministério da Saúde, a população alvo e a periodicidade dessas ações são, respectivamente:
A. mulheres entre 25 a 64 anos e a cada 3 anos, após dois exames anuais sem anormalidades.
B. mulheres entre 18 a 70 anos e a cada 2 anos, após dois exames anuais sem anormalidades.
C. mulheres entre 25 a 65 anos e a cada 3 anos, após dois exames anuais sem anormalidades.
D. mulheres entre 15 a 60 anos e a cada 3 anos, após dois exames anuais sem anormalidades.

Entre os serviços oferecidos pelo SUS, estão dois exames fundamentais para o cuidado da saúde da mulher: exame para detecção do câncer de mama e exame preventivo que rastreia o câncer do colo do útero. As medidas de prevenção citadas são respectivamente:
Qual das alternativas abaixo está correta?
A. Exame de toque e Miografia.
B. Mamografia e Papanicolau.
C. Ultrassom em ambos os casos.
D. Miografia e Papanicolau.

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente e podendo invadir estruturas e órgãos próximos ou distantes. De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 13 (2013), assinale a alternativa CORRETA sobre o câncer do colo do útero.
Qual das alternativas abaixo está correta?
A. A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HIV.
B. O rastreamento do câncer do colo do útero deve ser iniciado aos 25 anos, independentemente da atividade sexual, e seguir até os 65 anos.
C. No estágio invasor da doença, os principais sintomas são dor, leucorreia e sangramento vaginal (espontâneo e após o coito ou esforços).
D. O intervalo entre os exames de rastreamento deve ser de dois anos, após três exames negativos, com intervalo anual.

Em relação ao Programa Nacional de Prevenção do Câncer de Mama Cérvico-Uterino, é INCORRETO afirmar que:
Qual das alternativas abaixo está INCORRETA?
A. A técnica de inspeção visual simples com ácido acético é mais sensível e menos específica que a citologia, tendo como vantagens o baixo custo, execução por profissionais não médicos e resultado imediato.
B. O teste de detecção de DNA-HPV oncogênico comprovadamente apresenta maior sensibilidade e menor especificidade do que a citologia e, portanto, sua utilização para o rastreio está sendo proposta nos países desenvolvidos, com triagem citológica dos casos positivos.
C. Controle do câncer do colo do útero não compõe os planos de saúde Estadual e municipal.
D. O objetivo do rastreamento do câncer do colo do útero é reduzir sua incidência e mortalidade.

Para as atividades preventivas do câncer de colo de útero, o enfermeiro recorre aos conhecimentos da história natural desse agravo, que contribui para a identificação de determinantes, manifestações da doença e orientação de condutas. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Qual das alternativas abaixo está correta?
A. O fumo é um determinante direto desse tipo de câncer, agindo com maior intensidade quanto maior for o consumo diário.
B. A infecção pelo HPV é um fator necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.
C. A infecção pelo HPV, um fator indireto, é prevenível por meio da vacinação. Em mulheres já infectadas, não é tratável, mas pode curar espontaneamente.
D. As lesões precursoras do câncer do colo do útero são sempre sintomáticas, tendo como principais sintomas sangramento vaginal, leucorreia e dor pélvica.

Para o controle do câncer do colo do útero, a melhora do acesso aos serviços de saúde e à informação são questões centrais. Em relação a prevenção secundária é CORRETO afirmar:
Qual das alternativas abaixo está correta?
A. A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV. Atualmente há duas vacinas aprovadas e comercialmente disponíveis no Brasil. Ambas são eficazes contra as lesões precursoras do câncer do colo do útero, principalmente se utilizadas antes do contato com o vírus.
B. A prevenção primária é o diagnóstico com (abordagem de indivíduos com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento (aplicação de um teste ou exame em uma população assintomática, aparentemente saudável, com objetivo de identificar lesões precursoras ou sugestivas de câncer e encaminhá-las para investigação e tratamento).
C. A prevenção primária é a realização periódica do exame cito patológico sendo a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero.
D. Nenhuma das alternativas.

Sobre a realização da coleta do exame preventivo do colo de útero, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
Qual a sequência correta?
( ) A coleta do material deve ser realizada na ectocérvice e na endocérvice. Coleta única em lâmina dupla.
( ) Na ectocérvice utiliza-se espátula de madeira (Espátula de Ayre), do lado que apresenta reentrância encaixando a ponta mais longa da espátula no orifício externo do colo, fazendo uma raspagem na mucosa ectocevical em movimento rotativo de 360º em torno de todo o orifício cervical.
( ) Na endocérvice recolhe-se o material introduzindo a escova endocervical fazendo um movimento giratório de 360 graus, percorrendo todo o contorno do orifício cervical.
( ) O esfregaço obtido deve ser fixado após 30 minutos para evitar o dessecamento do material a ser estudado.
A. F – F – V – V.
B. V – V – V – F.
C. F – V – F – F.
D. F – V – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina