Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Fernandes (apud CONZATTI, 2014), precisamos conviver com a tríade: acesso, informação e conhecimento, pois são recursos presentes na atual sociedade competitiva e conectada. Contudo, entre a informação e o conhecimento há o que chamamos de contextos e habilidades, que podem transformar ou não a informação em conhecimento. Isso dependerá de diferentes fatores intrínsecos no aluno ou no contexto educativo. Assinale a alternativa CORRETA que descreve a função da escola na era da informação e do conhecimento:

A Democratizar o acesso ao saber, tornando este exclusivo do espaço educativo.
B Promover informações suficientes para nivelar o grau de conhecimento dos alunos.
C Dar sentido às aprendizagens, relacionando-as entre os saberes escolares e as práticas sociais.
D Garantir que as informações contidas na proposta curricular estejam alinhadas nas avaliações, contribuindo para não repetência escolar.
User badge image
PublicoGestor

ano passado

User badge image
PublicoGestor

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à função da escola na era da informação e do conhecimento: A) Democratizar o acesso ao saber, tornando este exclusivo do espaço educativo. - Esta opção é contraditória, pois a democratização implica em tornar o saber acessível a todos, não apenas em um espaço exclusivo. B) Promover informações suficientes para nivelar o grau de conhecimento dos alunos. - Embora a promoção de informações seja importante, essa opção não aborda a transformação da informação em conhecimento. C) Dar sentido às aprendizagens, relacionando-as entre os saberes escolares e as práticas sociais. - Esta alternativa destaca a importância de contextualizar o aprendizado, o que é fundamental na era da informação e do conhecimento. D) Garantir que as informações contidas na proposta curricular estejam alinhadas nas avaliações, contribuindo para não repetência escolar. - Embora importante, essa opção foca mais na estrutura curricular e na avaliação do que na função mais ampla da escola. A alternativa que melhor descreve a função da escola na era da informação e do conhecimento, enfatizando a relação entre saberes e práticas sociais, é: C) Dar sentido às aprendizagens, relacionando-as entre os saberes escolares e as práticas sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A socialização secundária parte de todo e qualquer processo que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países para os quais visita ou emigra etc.). Sobre as características referentes à socialização secundária, analise as sentenças a seguir: I- Nos pontos experimentados nas socializações primárias e secundárias, as diferenças são imperceptíveis. II- A formação da identidade começa a se desenvolver no indivíduo a partir da socialização secundária. III- A socialização real do ser humano depende de quem o insere no contexto social. IV- Os processos de socialização não deixam de fazer parte da vida do indivíduo, mesmo que ele já esteja na vida adulta, pois os sistemas de aprendizado e as socializações são ininterruptas. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Na reflexão atual sobre a educação, é possível reconhecer a existência das procuras individuais e coletivas, que assim orienta o indivíduo, preparando-o para o exercício do diálogo democrático para as mudanças sociais. Com relação à educação não formal, analise as sentenças a seguir: I- É preciso desenvolver a capacidade do sujeito para compreender o outro em sua cultura. II- O dever de buscar compreender os conteúdos é exclusivo de quem precisa. III- Quebrar paradigmas desenvolvendo os conteúdos é um dever do professor orientador de alunos da esfera não formal. IV- Os preconceitos não podem ser tirados na educação não formal, porque não contemplam as atividades desta proposta. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A respeito da pedagogia diferenciada, analise as sentenças a seguir: I- Diferenciar é ensinar de modo que cada aluno esteja sempre diante de situações didáticas propícias para aprender. II- A diferenciação parte da renúncia do professor em prol de si mesmo. III- A diferenciação é um conceito presente em muitas áreas, não só na educação. IV- Diferenciar é um ato isolado e não deve ser feito com qualquer tipo de aluno. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Sobre as três principais áreas de atuação do professor com destaque para o seu relacionamento com os alunos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Relações interpessoais. II- Estrutura de aprendizado. III- Autonomia. ( ) Aponta para os conteúdos que serão desenvolvidos no contexto escolar, quanto à qualidade e à quantidade, com relação às expectativas dos alunos. ( ) Infere sobre o diálogo do professor com os alunos, demonstrando interesse nas falas e considerações realizadas. ( ) Enfatiza a liberdade no processo de aprendizado, sendo que o professor se destaca enquanto motivador no trabalho educativo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A II - I - III.
B I - II - III.
C II - III - I.
D III - I - II.