Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Uniasselvi
Plantas daninhas são, provavelmente, a classe de pragas mais presente na história da agricultura. Elas são responsáveis por enormes perdas na produtividade dos cultivos humanos. As espécies daninhas causam perda na qualidade dos produtos e reduzem o valor de mercado. Assinale a alternativa CORRETA com relação à definição de plantas daninhas: A ) É uma planta que se desenvolve onde é desejada, não causa mais danos que benefícios e nem causa danos a outras plantas de interesse. Ocupa espaço destinado a outras atividades e domina todas as artes de sobrevivência, exceto a de crescer em fileiras. B ) É uma planta que se desenvolve onde não é desejada, ou seja, indesejável e, ainda, ocupa espaço destinado a outras atividades e não domina as artes de sobrevivência, exceto a de crescer em fileiras. C ) É uma planta que se desenvolve onde é desejada, causando menos danos que benefícios, que não causa danos a outras plantas de interesse, que está no lugar certo e é desejável. D ) É uma planta que se desenvolve onde não é desejada, causando mais danos que benefícios, principalmente as plantas de interesse. É uma planta fora de lugar, indesejável, que ocupa espaço destinado a outras atividades e que domina todas as artes de sobrevivência.
User badge image
Fabiane Camargo

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a definição correta de plantas daninhas: A) É uma planta que se desenvolve onde é desejada, não causa mais danos que benefícios e nem causa danos a outras plantas de interesse. Ocupa espaço destinado a outras atividades e domina todas as artes de sobrevivência, exceto a de crescer em fileiras. - Esta definição não é correta, pois plantas daninhas, por definição, são indesejadas. B) É uma planta que se desenvolve onde não é desejada, ou seja, indesejável e, ainda, ocupa espaço destinado a outras atividades e não domina as artes de sobrevivência, exceto a de crescer em fileiras. - Embora mencione que é indesejável, a parte sobre não dominar as artes de sobrevivência não se aplica às plantas daninhas. C) É uma planta que se desenvolve onde é desejada, causando menos danos que benefícios, que não causa danos a outras plantas de interesse, que está no lugar certo e é desejável. - Esta definição é incorreta, pois plantas daninhas são, por definição, indesejadas. D) É uma planta que se desenvolve onde não é desejada, causando mais danos que benefícios, principalmente as plantas de interesse. É uma planta fora de lugar, indesejável, que ocupa espaço destinado a outras atividades e que domina todas as artes de sobrevivência. - Esta definição está correta, pois descreve as plantas daninhas como indesejadas e que causam danos. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à luz, ocorre a competição direta, chamada de sombreamento, realizada pelas folhas das plantas. Esse tipo de competição é mais intenso quando o solo é fértil e com umidade adequada, levando a grandes taxas de crescimento com plantas possuindo maior área foliar. Tanto a quantidade quanto a qualidade da luz são aspectos importantes na competição. Com base na competição por luz, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Plantas com grande área foliar possuem vantagem competitiva contra aquelas com pequenas áreas foliares. Plantas daninhas necessariamente não têm mais folhas ou folhas maiores, mas têm a habilidade de posicioná-las para melhor interceptação de luz. PORQUE
II- Essa habilidade está relacionada com o arranjo foliar e a inclinação da folha. Plantas com folhas dispostas horizontalmente são mais competitivas que aquelas dispostas mais ou menos verticalmente em relação ao solo. Plantas altas ou eretas tem vantagens competitivas para luz que plantas pequenas e prostradas.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A presença de mecanismos de dormência possibilita às sementes de plantas daninhas a permanência no solo durante meses e até anos. Isso faz com que ocorre reinfestação dessas espécies mesmo que não ocorra reintrodução de sementes após algum mecanismo de controle no local. Com base nos fatores que influenciam a dormência, analise as sentenças a seguir: I- A presença ou entrada de água é imprescindível para iniciar o processo metabólico embrionário e culminar no início do processo germinativo, dessa forma o processo de embebição (deixar as sementes mergulhadas na água) é desnecessário para a germinação da semente. II- As sementes possuem temperaturas mínimas e máximas para a germinação que varia em função da espécie analisada e da temperatura ótima para germinação. As sementes podem entrar em dormência enquanto a temperatura não atinge a faixa adequada durante certo período de tempo. III- Os fatores que influenciam para que as sementes entrem em dormência são a temperatura, a água e a luz, sendo que luz é representada pelo fotoperíodo que compreende a duração do dia, ou seja, o período luminoso do dia ou quantas horas de luz compõem o dia. IV- Espécies daninhas anuais possuem requisitos luminosos para germinação, que depende do período luminoso e a qualidade da luz. Assim a dormência pode ocorrer com um pouco de sombreamento nas espécies daninhas que necessitam de fotoperíodo adequado ou em outras espécies pela presença de luz, necessitando de sombreamento para iniciarem a germinação. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Os principais nutrientes que afetam o crescimento vegetal são nitrogênio, fósforo e potássio. A necessidade desses elementos varia entre as espécies cultivadas e entre as espécies daninhas, mas as plantas daninhas absorvem os nutrientes do solo mais rápido e acumulam em seus tecidos em quantidades relativamente grandes.
Com base na competição por nutrientes, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Em um cultivo infestado de plantas daninhas, acreditava-se que colocar mais fertilizante no solo diminuiria a competição pelos nutrientes, mas isso está incorreto. PORQUE II- As plantas daninhas em solos fertilizados, em geral, acabam crescendo mais rápido que a planta cultivada, causando aumento de a área foliar e competição por luz. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.

Saber o ciclo de vida de uma planta daninha é fundamental para elaboração do plano de manejo dessa espécie na área cultivada. Assim as plantas anuais de verão são as que germinam na primavera, crescem e florescem no verão e completam o ciclo de vida no outono, com duração que varia de 40 a 160 dias.
Com base na classificação de acordo com o ciclo de vida, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Plantas anuais. II- Plantas bianuais. III- Plantas perenes. ( ) São espécies que demoram mais de um ano e menos de dois para completarem o ciclo de vida. São plantas que podem ser facilmente manejadas, desde que se interrompa a produção de sementes. ( ) São as plantas que completam seu ciclo de vida em menos de um ano ou em uma estação e crescimento. Geralmente, são caracterizadas por uma grande produção de sementes, crescimento rápido e de fácil manejo comparado com as perenes. Podem ser de verão ou inverno em função da época de germinação. ( ) São divididas em simples se propagam principalmente pela reprodução sexuada que consiste na produção de sementes. Já as complexas são espécies que também se reproduzem de ambas as formas, mas possuem mecanismos de reprodução assexuada bem definidos, incluindo estolões, rizomas, tubérculos e bulbos, possuem maior dificuldade de controle, se reproduzem amplamente e são facilmente dispersas pelo ser humano. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III.
B II - I - III.
C III - II - I.
D I - III - II.

Com a domesticação das plantas para produção de alimentos, ocorreu uma adaptação dessas espécies vegetais aos novos ambientes e novas práticas de cultivo. Esse manejo e mudança da estrutura do ambiente nativo fez com que as espécies silvestres evoluíssem e se adaptassem aos sistemas de cultivo, tornando sua sobrevivência mais eficiente e aumentando a produtividade. Com base nas causas das adaptações evolutivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Aumento da seleção de sementes, que se tornam inaptas em crescer fora do solo arado e preparado e dependem de semeadura.
( ) Uso extensivo de herbicidas, que levou ao desenvolvimento de mecanismos de resistência.
( ) Redução das monoculturas, que selecionaram conjuntamente plantas daninhas especializadas.
( ) Colheita combinada da cultura e das espécies daninhas, levando a modificações que permitiram a espécie daninha ser colhida em conjunto à lavoura.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - V.

As plantas daninhas desenvolveram características reprodutivas que as permitiram sobreviver em ambientes inóspitos, tornando-as agressivas e competitivas quando invadem áreas cultivadas. Com base na reprodução sexuada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Condições de estresse podem acelerar o florescimento das espécies daninhas. O banco de sementes de plantas daninhas é um grande problema nos solos cultivados. ( ) As sementes possuem diferentes níveis de dormência e de longevidade, impossibilitando o extermínio completo de todas elas sem o controle contínuo. ( ) A reprodução sexuada, geralmente apresentam uma pequena quantidade de sementes, com raros mecanismos de dispersão e com uma pequena longevidade no solo. ( ) Essas sementes podem ficar armazenadas no solo por anos sem perder a viabilidade, como o Chenopodium album e espécies de Convolvulus spp. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - V.

A germinação de sementes e o sucesso estabelecimento da muda requerem mecanismos que previnam que esta ocorra antes da melhor época ou seja, durante períodos em que condições de crescimento e sobrevivência sejam favoráveis. Isso é comum em regiões próximas aos trópicos, onde o maior fluxo de emergência de plântulas ocorre logo após o início da estação úmida.
Com base no tipo de dormência, analise as sentenças a seguir: I- Dormência química ocorre inibição causada pela presença de compostos químicos que podem estar presentes nos frutos, no endosperma e no tegumento da semente, sendo que para ocorrer a germinação esses compostos precisam ser removidos, geralmente através da lixiviação. II- Dormência fisiológica quando o embrião se encontra imaturo e ainda não atingiu o desenvolvimento completo, sendo que para a semente germinar, o embrião precisa completar seu desenvolvimento. III- Dormência morfológica é a mais comum em regiões temperadas, na qual o embrião possui algum mecanismo que inibe a emissão da radícula. IV- Dormência Física ocorre inibição de alguns dos fatores que induzem a germinação ou da protusão da radícula. O tegumento pode ser espessado ou o próprio fruto é impregnado de substâncias hidrofóbicas, como cutina, suberina e lignina, que inibem a entrada de água, impedindo o processo de embebição e início da germinação. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A ação deste inibidor inicia com manchas verde escuras nas folhas, de aparência umidificada, seguido da necrose dos tecidos foliares. Essa aparência umidificada ou encharcada é devido à quebra das membranas celulares, levando ao extravasamento do conteúdo intracelular.
Com relação a este inibidor, assinale a alternativa CORRETA:
A Inibidor de mitose celular.
B Protox (síntese de clorofila).
C ACCase (ácidos graxos).
D 2,4-D (plantas daninhas).

Mais conteúdos dessa disciplina