Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Considere que tenha ocorrido acidente com trem de passageiros em linha operada por uma concessionaria privada, resultando em ferimentos graves em alguns ocupantes. A concessionaria negou-se a indenizar os passageiros pelos danos sofridos no aci- dente, afirmando que não houve comprovação de culpa de seus agentes e que a responsabilizagio deveria recair sobre o Poder Concedente. Diante de tal cenario,

(A) trata-se de hipotese de responsabilidade subjetiva, que recai sobre o poder concedente ou, subsidiariamente, sobre a concessionaria e seus agentes, condicionada a comprovação do nexo de causalidade e da culpabilidade de cada qual.
(B) a concessionaria, dada sua natureza de pessoa juridica de direito privado, responde pelos danos nos termos da legislação civil, inexistindo, por outro lado, responsabilidade extracontratual do poder publico quando delega a prestação dos servicos.
(C) está correto o entendimento da concessionaria, eis que apenas o titular do servigo, pessoa juridica de direito publico, responde objetivamente pelos danos decorrentes da prestação direta ou por terceiros, e a concessionaria somente sera responsavel em caso de comprovagao de culpa.
(D) a concessionaria possui responsabilidade objetiva, que independe de comprovagao de culpa, demandando comprovagao de nexo de causalidade e auséncia de excludentes de responsabilizagdo, respondendo o Poder Concedente apenas em carater subsidiario.
(E) tanto o poder concedente como a concessionaria poderão ser responsabilizados pelos danos, sempre em carater solidario, se não houver comprovagao de caso fortuito, forga maior ou culpa exclusiva de terceiros.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a responsabilidade civil em casos de acidentes envolvendo concessionárias de serviços públicos. (A) Trata-se de hipótese de responsabilidade subjetiva, que recai sobre o poder concedente ou, subsidiariamente, sobre a concessionária e seus agentes, condicionada a comprovação do nexo de causalidade e da culpabilidade de cada qual. Análise: A responsabilidade subjetiva exige a comprovação de culpa, o que não se aplica ao caso de concessionárias que, em regra, têm responsabilidade objetiva. (B) A concessionária, dada sua natureza de pessoa jurídica de direito privado, responde pelos danos nos termos da legislação civil, inexistindo, por outro lado, responsabilidade extracontratual do poder público quando delega a prestação dos serviços. Análise: Embora a concessionária responda civilmente, a afirmação sobre a inexistência de responsabilidade do poder público não é totalmente correta, pois pode haver responsabilidade solidária. (C) Está correto o entendimento da concessionária, eis que apenas o titular do serviço, pessoa jurídica de direito público, responde objetivamente pelos danos decorrentes da prestação direta ou por terceiros, e a concessionária somente será responsável em caso de comprovação de culpa. Análise: Isso não está correto, pois a concessionária também pode ter responsabilidade objetiva. (D) A concessionária possui responsabilidade objetiva, que independe de comprovação de culpa, demandando comprovação de nexo de causalidade e ausência de excludentes de responsabilidade, respondendo o Poder Concedente apenas em caráter subsidiário. Análise: Esta alternativa está correta, pois a responsabilidade da concessionária é objetiva, e o poder concedente responde subsidiariamente. (E) Tanto o poder concedente como a concessionária poderão ser responsabilizados pelos danos, sempre em caráter solidário, se não houver comprovação de caso fortuito, força maior ou culpa exclusiva de terceiros. Análise: Embora a responsabilidade solidária possa ocorrer, a questão da responsabilidade objetiva da concessionária é mais precisa na alternativa (D). Portanto, a alternativa correta é: (D) a concessionária possui responsabilidade objetiva, que independe de comprovação de culpa, demandando comprovação de nexo de causalidade e ausência de excludentes de responsabilidade, respondendo o Poder Concedente apenas em caráter subsidiário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina