Logo Passei Direto
Buscar
O servidor estável que frustrar a licitude de concurso público incorrerá na prática de ato de improbidade administrativo sujeito à pena, dentre outras, de:

A) perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial.
B) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.
C) pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano.
D) perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente.
E) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de quatro anos.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar as consequências da prática de ato de improbidade administrativa por um servidor público que frustra a licitude de um concurso público. A Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) prevê diversas sanções para atos de improbidade, e as opções apresentadas refletem algumas dessas sanções. Vamos analisar as alternativas: A) Perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial. - Esta opção menciona uma suspensão de direitos políticos que é mais severa do que a prevista na lei. B) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos. - Esta sanção é prevista na lei, mas o prazo é longo. C) Pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano. - Esta opção é uma sanção prevista, mas não é a mais completa em relação ao ato de improbidade. D) Perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente. - Esta opção é mais alinhada com as sanções previstas na lei. E) Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de quatro anos. - Esta opção também é válida, mas o prazo é menor. Após analisar as alternativas, a opção que melhor reflete as sanções aplicáveis a um servidor que frustra a licitude de um concurso público, de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, é a A), pois abrange a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos, que são sanções severas e adequadas para a gravidade do ato.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina